Como faz para evitar lembrar de uma depressão passada?

Feita por >silva · 23 mai 2024 Depressão

Mesmo depois de muitos anos, depois de ter "melhorado" superado muitas coisas e ter vivido muitas coisas também, sempre me vem na lembrança a menininha quebrada que já fui, o pesadelo que era viver e aí me bate uma agonia, uma tristeza, um questionamento se fato estou curada ou estou escondendo essas dor podem ter tirado a depressão de mim mas nunca me tiraram da depressão de fato.

A melhor resposta 27 MAI 2024

Bom dia!

Momentos bons e ruins fazem parte de nossa vida e consequentemente permanecem em nossa memória. Há algo de nostálgico às vezes, inclusive em fases mais obscuras.

Gostaria de poder ajudá-lo(a)

Atenciosamente,
Brenda Neri

Brenda Neri Psicólogo em Conselheiro Lafaiete

30 respostas

26 MAI 2024

Se voce diz "podem ter tirado a depressão de mim, mas nunca tiraram de fato" voce está terceirizando a resolução de ti mesma.
Você precisa se curar. Não são os outros que tiram... a aprendizagem é tua. Se voce não quer se curar, ninguém conseguirá mover uma palha. Você está vivendo um passado que não volta mais... se se refere como "uma menininha quebrada" talvez seja que hoje ainda está quebrada, ou se faz de vítima e espera que as pessoas te passam panos questes.
A vida te deu a liberdade e o poder de escolha. E cada escolha gera seus resultados. Portanto tudo depende do que voce escolhe.
Você é responsável pela tua vida, pela tua realidade. Você está num meio. Se não gosta deste meio, muda, ouse e não espere nada de outras pessoas. Confie unicamente em si mesma.
Se for necessário, faça terapia para resolver.
Abraços

6353 respostas

24 MAI 2024

Olá Silva! Obrigado por escrever. Não se deve ter como prioridade não lembrar. O que se deve fazer é lembrar, relembrar, só que mais madura, com mais ferramentas decorrentes do amadurecimento ,da experiência de vida, dos aprendizados. Quanto mais temos clareza dos detalhes, das riquezas de nossas experiências de vida, mais fortes nos tornaremos para continuar a construção da melhora da nossa vida.
Vamos conversar profundamente?
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.