Como faço para ser mais expressivo?

Feita por >Alex · 20 dez 2016 Timidez

eu realmente não sei como faço para ser mais expressivo, mesmo tentando sorrir/rir mais, eu não vejo graça em piadas ou coisas bobas que td mundo ri normalmente, quando estou triste, não consigo chorar e nem expressar e falar sobre isso , e quando estou irritado eu nem sinto vontade de gritar, o que faço para resolver isso ?

A melhor resposta 21 DEZ 2016

Alex , Bom Dia! Você identifica os seus sentimentos, raiva, tristeza e outros, porém, não consegue expressar o que sente. Sugere que você seja do tipo introspectivo. De acordo com Jung somos extrovertidos ou introvertidos sendo essa a maneira como nos relacionamos com o meio externo em diferentes situações mas sempre associado ao objeto externo...uma piada, uma pessoa, uma situação. Podemos ser mais introvertidos e ou mais extrovertidos como comportamento dominante , porém, somos as duas coisas em diferentes situações e momentos em que vivemos.
No momento em que mantemos o contato com o objeto ou situaçaõ, sentimos e identificamos o sentimento a pessoa extrovertida se expressa espontaneamente em direção ao acontecimento ou a pessoa e o introvertido se expressa internamente, é necessário mais contato, vinculo de afetividade e confiança para o introvertido se expressar. Observe em qual contexto você se expressa melhor, social, profissional, familiar e em qual você se reserva mais. Atenciosamente, Márcia Heloisa.

Marcia Toledo Psicologia Jurídica Psicólogo em Lins

21 respostas

29 DEZ 2016

Olá Alex, conforme seu relato, um o primeiro passo é compreender a real causa da dificuldade em expressar suas emoções, nas diversas circunstâncias de sua vida. Pois há uma diversidade de hipóteses, devendo observar se sempre foi assim, se ocorreu a partir de algum episódio de sua vida, etc. Quando indaga como fazer "resolver isso", há um desejo de mudança no sentido de expressá-las. Um profissional especializado pode ser um facilitador desde processo

Consultório Ana Karen Psicólogo em João Pessoa

4 respostas

27 DEZ 2016

Bom dia Alex!

Primeiramente, há quanto tempo você consegue perceber isso em você ? De fato, você consegue perceber as emoções dos outros e as suas, consegue identifica-las. Precisaria saber quando se percebeu isso e se aconteceu algum fator desencadeante para que possa ser trabalhado junt a você.

Precisando, estou as ordens!

Ativa Instituto Psicólogo em Salvador

7 respostas

21 DEZ 2016

Bom dia, Alex.
Pelo que deu pra entender, o problema não é sentir as emoções, pois você consegue identificá-las muito bem. A questão é expressá-las.
Primeiramente, pode ser uma questão de educação emocional, ou seja, a forma como você foi educado a lidar com elas. Há pessoas que passam a vida reprimindo seus sentimentos, enquanto outras crescem sem problemas com manifestá-las abertamente.
Outra opção seria, e eu já descarto, um quadro depressivo leve, que dificultaria que você entrasse em contato com o que sente. Descarto pois, como disse acima, você é capaz de identificá-las, então consegue senti-las.
A educação emocional pode ser treinada, bastando encontrar um bom profissional.

Estou à disposição para o que precisar.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

21 DEZ 2016

Alex, Bom dia!!

Aparentemente parece que você foi reprimido em algum momento da sua vida, busque ajuda psicológica para você entender o que aconteceu.

Elizandra Nascimento Pereira Psicólogo em Belo Horizonte

16 respostas

20 DEZ 2016

Olá Alex,

Pelo que relatou a questão parece não ser exatamente uma falta de expressão ou não, parece que falta-lhe algo, falta um sentido nas coisas que é como se não estivesse vendo e sentindo isso.
Corrija-me se eu estiver errada, mas buscando compreender brevemente sua queixa, vou colocar alguns pontos.
Primeiro que pessoas diferentes gostam e desgostam de coisas diferentes, riem de coisas diferentes, fazem atividades diferentes; existe um mal estar em nós quando não nos vemos enquadrando no que a maioria acaba rindo, gostando, etc. Mas ao longo de nossa vida vamos nos adaptando a não nos enquadrar em certos pontos que a maioria vai de encontro, isso não é algo negativo, lidar com prazer e frustrações faz parte de nossa vida desde o nascimento.
É preciso que num momento de sofrimento consigamos perceber o que estamos sentindo, se isso não for possível, uma psicóloga capacitada pode contribuir e lhe ajudar; mas pensar no fato de que o que lhe incomoda mais talvez seja um mal estar com essa impropriedade de vida momentânea, como se estivesse num momento da vida em que apertou o "start"/ "play" e esqueceu de vivenciar os momentos.
As vezes perdemos um pouco do apetite pela vida, mas que seja por um momento, para que reflitamos em nossa vida e darmos sequencia em nossos planos e assim voltarmos a ver graça nas coisas mais bobas, simples e assim por diante.

Caso queira entrar em contato, estou à disposição.

Bruna Serejo
Psicoterapeuta

Bruna Serejo Psicóloga Psicólogo em São Bernardo do Campo

16 respostas

20 DEZ 2016

Olá Alex, esta falta de expressão pelo que você relata ocorre pela falta de sentimento mais intenso, o que é preocupante. Uma pergunta decisiva, sempre foi assim ou está assim ultimamente? Reflita sobre a resposta e procure um psicólogo. Pode ser que por baixo de tudo isso exista um motivo que não deixa ter as sensações em sua intensidade!!!

Espaço Recriar Psicólogo em Curitiba