Como falar, se expressar ?

Feita por >Hiago · 25 set 2015 Habilidades sociais

As vezes estou conversando um amigo ou amiga e essa pessoa fala alguma coisa e eu não respondo, eu não consigo responder na hora, não sei o que falar... O que faço para acabar com isso?

A melhor resposta 1 OUT 2015

Bom dia, Hiago,
É necessário explorar mais o seu caso, pois esse "não falar na hora" pode vir de algum não entendimento do assunto, algum constrangimento em falar em público, não conseguir se lembrar do que foi dito, entre outros.
Sugiro que procure um profissional da psicologia para lhe auxiliar a entender o que se passa com você nesse momento,
Att,
Vanessa de Almeida
Psicóloga clínica
Pós-graduanda em Psicologia Hospitalar
Visite a minha página virtual

Psicóloga Vanessa Almeida Psicólogo em Belo Horizonte

102 respostas

29 SET 2015

Ola Hiago. A sua dificuldade pode ser compreendida em diversos aspectos. Pode ser uma dificuldade de ordem linguística ou ansiedade para responder algo. Outra coisa, você não consegue responder na hora a qualquer pergunta? Existe assuntos específicos que você sente dificuldades em responder? É importante se atentar para isso. Não podemos afirmar nada, é necessário que você procure um psicólogo para avaliar a sua situação e poder melhor te orientar com base no que for observado. Qualquer dúvida, fico a disposição para responder. Um abraço!!

Daniela Soares Gonzales Faria Psicólogo em Santos

18 respostas

29 SET 2015

Olá Hiago!!!

Pelo seu relato, sugiro que busque ajuda de um(a) psicólogo(a) com especialização em neurolinguística, para poder avaliar com mais profundidade a sua queixa e direcionar para um melhor tratamento a fim de uma melhor qualidade de vida para o seu dia-a-dia.

Psicólogo Carlos César

Carlos César Petruy Psicólogo em Curitiba

343 respostas

29 SET 2015

Olá Hiago, de certa forma cada pessoa tem um jeito particular de expressar, de pensar e de refletir sobre seus pensamentos quando está em uma comunicação com outra pessoa, de certa forma você precisa avaliar com você mesmo se esta é uma comunicação que faz parte da sua característica pessoal, mas se este problema está lhe causando dificuldade em todos as suas comunicações, haverá a necessidade de procurar ajuda tanto psicológica como uma orientação de um profissional em fonoaudiologia.

Jair da Silva Cerqueira Psicólogo em Osasco

64 respostas

28 SET 2015

Ola Hiago, o fato não conseguir se expressar demonstra que existe algo que "barra" a sua espontaneidade, geralmente esse tipo de comportamento esta associado a necessidade de ser assertivo para obter aprovação do outro, como existe um medo de não ser assertivo ou de dar uma resposta inadequada faz com que você se cale, é importante que você se cobre menos, seja menos exigente com você mesmo, não permita que o medo de errar bloqueie você pois nós seres humanos nos desenvolvemos através da nossa relação com o outro e nessa relação inclui erros e acertos. Hiago, é importante que você procure um psicologo para ter uma condução adequada para transpor essa barreira.

Psicóloga Érika Barra Psicólogo em São Paulo

28 respostas

28 SET 2015

Provavelmente você tem uma ou mais crenças que são infrutíferas, disfuncionais e que precisam ser trabalhadas. Procure um psicólogo e faca psicoterapia para você ser melhor diagnosticada e tratada. Abraços.

28 SET 2015

Hiago,bom dia. Você precisa pesquisar o porque não consegue responder. Uma hipótese é o medo de responder e não agradar mas podem ter outras causas.
Você deve procurar um psicólogo que poderá de ajudar e até te encaminhar a outro profissional se for o caso. Abs. Cláudia.

27 SET 2015

Hiago, Se você não sabe o que falar porque não tem uma resposta pronta, isto não é problema .Você pode pensar melhor na resposta e num próxima oportunidade tocar naquele assunto com mais segurança se isto for importante ou não dizer nada mesmo. Uma atitude sabia é se calar quando não se tem uma resposta satisfatória.
Mas se você tem a resposta e não consegue falar aí sim vc precisa trabalhar sua timidez e precisa de ajuda.

Maria Tiburcio Psicólogo em Vila Velha

30 respostas

27 SET 2015

Olá Hiago.
Pessoas muito auto-exigentes e auto-críticas, tendem a pensar e/ou sentir que os outros façam isso também, julgam e criticam. Se é isto que ocorre com você, provavelmente você também é tímido.
Se você quer mesmo melhorar isto, procure aceitar a si mesmo do jeito que você é e respeitar as suas opiniões, pois são apenas opiniões que estão sujeitas a modificação como qualquer idéia que temos, não precisa ser fixa e nem imutável. Expressa apenas o seu momento.
Seria muito bom se você pudesse fazer psicoterapia. Isto fortalece e ajuda no auto conhecimento.
Boa sorte

Sandra Colaiori Psicologia Psicólogo em São Paulo

107 respostas

26 SET 2015

Ola!! Seu relato demonstra uma certa insegurança ao lidar com questões de âmbito pessoal, dificuldades em interagir com outras pessoas ocasionando uma certa ansiedade, procure um profissional qualificado, uma terapia de abordagem comportamental irá te ajudar a treinar suas habilidades sociais, proporcionando uma melhor qualidade de vida. Um abraço.

Cristovia Paes de Souza Psicólogo em São Paulo

15 respostas

26 SET 2015

Hiago, bom dia! Essa situação é angustiante. Porém sugiro que procure um profissional qualificado, na qual entenda profundamente suas questões e te oferta ferramentas para vencer essa situação. Coloco-me à disposição. Atenciosamente, Francis

Anônimo-263119 Psicólogo em Curitiba

3 respostas

26 SET 2015

Ola Hiago,
Esta situação por você relatada pode ser decorrente de uma ansiedade experienciada naquele momento. Questões relacionadas a necessidade de resposta "correta" ao outro podem lhe passar no pensamento. Ainda, um dialogo mediante uma busca por aprovação e mesmo o medo de falar que não tens dominio sobre um determinado tema, pode gerar este comportamento. Assim sugiro que procures um profissional para avaliar a sua ansiedade e lhe orientar quanto a pensamento, sentimentos e comportamentos por você relatado. Abraços

CogniAção Terapia Cognitivo-Comportamental Psicólogo em Florianópolis

100 respostas

26 SET 2015

Olá Hiago! Me parece que você tem sentido uma ansiedade negativa em situações de interação social. Sugiro que você busque psicoterapia para auxiliá-lo a lidar com os sentimentos produzidos nas relações interpessoais, bem como para desenvolver repertório de Habilidades Sociais.

Fernanda Prata Leite Damiani Psicólogo em Fortaleza