Como ser menos expressiva?

Feita por >Kah · 16 abr 2024 Abordagem psicológica

Olá! Meus amigos, familiares e pessoas próximas me dizem que sou muito expressiva. Quem me conhece de verdade imediatamente identifica o que cada expressão significa. Mas quem não me conhece, facilmente faz uma interpretação errada das minhas “caras e bocas” e eu não sei como lidar com isso. Não gosto de ser transparente nesse nível.

A melhor resposta 29 ABR 2024

Olá, Kah!

Bom, me parece que existe um conflito entre o que você é e o que você gostaria de ser. Claro que podemos não gostar de algo nosso e trabalhar pra mudar isso, mas geralmente se leva um tempo. Muitas questões podem estar envolvidas nisso, talvez você não seja aceita na sua espontaneidade e por isso não queira parecer tão fácil de se entender. Fique bem, sempre bom procurar ajuda.

Evandro Goyanna Psicólogo em Rio de Janeiro

45 respostas

28 ABR 2024

Olá Kah, sugiro que faça acompanhamento para se conhecer e perceber o quanto essas expressões tem significado para você e porque incomoda as outras pessoas. O autoconhecimento vai permitir refletir como irá agir diante das reações das pessoas, como você realmente quer se mostrar e o que te faz bem e o que não te faz bem. Fico a disposição para falar como a psicoterapia pode te ajudar neste momento, abraços!

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

227 respostas

25 ABR 2024

OLá Kah! Obrigado por escrever. Precisaremos especificar as suas expressividades, circunstâncias e potenciais implicações que te fazem querer modificá-las. De forma natural, as pessoas se iludem que leem a transparências das outros, porém na essência, isso é uma ilusão. Acontece algumas situações nas quais, uma parte das pessoas externalizam intimidades, particularidades que os outros não apresentem proximidade e confiabilidade para empatizar, preservar a pessoa. Será que é o caso?
Precisaremos avaliar de forma mais específica. Ser expressivo pode também dependendo da situação implicar qualidade e não dificultador.
Estou a disposição para aprofundamentos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8664 respostas

24 ABR 2024

Olá, Kah, espero encontrá-la bem.
Parece-me que esta é uma situação que exige mais do que um breve relato para que possamos aprofundar a sua compreensão. De todo modo, qual a sua interpretação das suas "caras e bocas"? O que significa para você e em quais situações elas são expressadas? O que significa quando dizem que você é "muito expressiva"? E por que não quer "ser transparente neste nível"?
Acredito que vale começar a se questionar sobre isso antes de achar que tem que mudar ou que deva se esconder dentro de si.
Fico à sua disposição.

Abraço,
Lourenço Torresini.
Psicólogo

Lourenço Torresini Psicólogo em Curitiba