Não consigo expressar felicidade

Feita por >Samara tauaba · 15 jul 2023 Abordagem psicológica

Sou casada, tenho filho (um sonho realizado) , um esposo que já errou muito comigo principalmente quando eu estava grávida, descobri vícios em pornografia, ele criava perfil fakes para ver mulheres. E sempre olhava uma específica, eu sofri muito neste processo. Hoje ainda estou com ele, não fico sofrendo pelos cantos mais. Só que eu não consigo expressar felicidade em nossas conquistas, nos momentos com ele, eu inclusive evito relações com ele.. eu sinceramente não me entendo, não entendo o que tô sentindo e porque a sinoles companhia dele é minha filha não me fazem estar bem.. morávamos d favor, compramos um apartamento ontem e era pra eu está pulando de alegria mais não tô. Eu n tô sentindo nada, só triste por estar me sentindo desse jeito. Queria ao menos demonstrar que estou feliz.
Eu sinto que tô me tornando uma pessoal horríveis.

A melhor resposta 18 JUL 2023

Olá Samara, obrigado por compartilhar. É importante investigar se essa tristeza vem acompanhada de outros sintomas, pois quando é algo persistente, duradouro e com uma gama de outros sintomas pode indicar algo que precisa de atenção e cuidado. Mas no seu relato me parece que existe algo mal resolvido entre você e seu marido e pode ser isso que sustenta essa tristeza do seu relato. É possível que mesmo você dizendo que não fica sofrendo pelos cantos mas que é algo que ainda lhe afeta de alguma maneira ou podem ter outras situações que não foram descritas aqui. Mas isso é apenas uma hipótese baseada no seu relato que é muito superficial. Desta maneira seria interessante uma avaliação profissional. Pense nisso e boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

17 JUL 2023

Olá, Samara.
Tem momentos em que a vida perde o brilho, e voltar a percebê-lo pode levar algum tempo, e com atendimentos psicológicos fica mais fácil entender o que aconteceu, se são as frustrações, as rotinas, muita expectativa, ou outros motivos. Então te convido a buscar ajuda psicológica.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

17 JUL 2023

Olá Samara! Obrigado por escrever. Que bom que você está expressando insatisfação com essa condição atual. Querer expressar felicidade é um grande objetivo, escrever que vivencia esse incômodo, é um passo a mais.
Será bom você partir da lógica do agricultor: primeiro preparar a terra, comprar as sementes, cuidar, para depois colher.
Faça atividade física regular, converse com pessoas éticas e saudáveis, resgate as lembranças de teus sonhos e metas, desde a menor idade que puder. Veja o que é motivador, ético, saudável, atual e possível. Invista tempo na caminhada da realização de algumas metas.
Movimente-se sempre!
Abraços!

Ary Donizete Machado - CRP 06/24712-5 Psicólogo clínico e orientador ocupacional.

8634 respostas

16 JUL 2023

Samara, eu recomendo que você inicie um processo de psicoterapia, caso já não tenha iniciado.
O episódio no passado com seu esposo pode ter sido um gatilho para desencadear um processo de depressão. A falta de prazer, apatia e tristeza constante são alguns dos sintomas.

Gisele Moraes Psicólogo em São Paulo

42 respostas

16 JUL 2023

Oi Samara, sinto muito por estar passando por um momento difícil, mas saiba que seus sentimentos são compreensíveis você não é uma pessoa horrível pelo o que sente, nós mulheres somos muitas vezes ensinadas a servir a família, ter preocupações e cuidados para gestar essa família e quando algo sai do que é o padrão imposto/idealizado a nós podemos nos sentir culpadas, não sei como você olha para o seu papel na sua família, já é um ponto para reflexão. Outro ponto é do que vem sentido em relação ao seu marido, como as atitudes dele ferem também os seus valores, ideais e o que você quer pra você ? Talvez você esteja com uma barreira pq sim foi MT machucada ou talvez esse sentimento lhe diga que algo não está certo/ de acordo com quem vc é. Tudo isso são hipóteses rápidas levantadas pelo seu texto que infelizmente não nos trás o contexto todo e só você pode realmente fazer a interpretação desses fatos, nao somos capazes de lhe ajudar plenamente com uma pergunta, mas fico a disposição caso queira conversar para olharmos com cuidado essa demanda e iniciar um processo de autoconhecimento.

Maria Paula Dutra Martins Psicólogo em Uberlândia

2 respostas

16 JUL 2023

Oi Samara
Não, voce não está te tornando uma pessoa horrível e se senteinfeliz, não porque teu marido tem ou teve este hábito.
Voce está assim, e, talvez tudo esteja acontecendo para que o teu conflito viesse à toan, PARA SER RESOLVIDO.
Quem é você? Qual o teu objetivo de vida? Voce não está aqui por acaso, não nasceu para ser esposa e mãe e ter um apartamento...
Antes de tudo, voce nasceu para concretizar o teu propósito de vida e enquanto não compreender isso, as coisas da sua vida não vão bem, sente desânimo.
Estamos aqui para aprender, corrigir percursos, conscitizar e ser feliz.
Faça Psicoterapia para compreender-se.
Abraços

5817 respostas

16 JUL 2023

Oi, Samara, tudo bem ?

Minha querida, sinto muito por tudo que você passou, foram coisas difíceis, muita coisa para lidar, não se cobre tanto, por mais que você tenha decidido continuar com o seu esposo, não significa que esteja tudo bem, tem sentimentos que são difíceis mesmo de entender, fazer análise pode te ajudar a entendê-los melhor. Espero que você fique bem!

Francilene Oliveira Psicólogo em João Pessoa