Eu não consigo me expressar com minha mãe

Feita por >Lilica · 7 jul 2020 Terapia familiar

Não é só ela, são com as pessoas também! Mas falando dela tem vezes que eu odeio estar perto dela, eu não consigo conversar com ela, me expressar, dizer quem eu sou, quem eu quero me tornar, ela também é tóxica as vezes colocando opinião nas minhas roupas e já disse ter vergonha de mim, já me comparou com minha amiga tbm é grossa e não me escuta! As vezes parece q ela dá mais atenção ao meu irmão do que a mim, ela é uma boa mãe, mas as vezes ela deixa a desejar.

A melhor resposta 14 JUL 2020

Enquanto vc lutar contra isso é quiser que tua mãe te trate como vc gostaria, vc vai sofrer. Se vc não tem a abertura que gostaria com tua mãe então aceite que ela não tem isso para te dar. Aceita o que ela tem de bom para te dar e aceita que há coisas que ela não vai te dar (porque talvez não tenha isso para te dar por questões pessoais dela que provavelmente não tenha a ver contigo).
Tua mãe e assim. Aceite e fique feliz com o bom que ela tem para te dar.

Alejandro Ramón Allochi Psicólogo em Florianópolis

4 respostas

15 JUL 2020

Olá Lilica! seja muito bem vinda! Relata uma infinidade de traços desagradáveis no convívio diário com a mãe que precisam ser vistos para não piorar ainda mais.
Querida saiba que é comum minimizarmos nossos defeitos e maximizarmos do outro, considero um bom exercício de empatia se colocar no lugar da mãe e ver como estas mesmas situações refletem pra ela ,talvez o descontentamento não seja somente do seu lado e possam surgir novas formas de ver e agir para melhorar a relação, precisam conversar não tem outro caminho.
No final do seu relato vc afirma que ela é uma boa mãe, ou seja percebe que nem tudo é desastre. Sinto que rola um pouco de perda de espaço para o irmão.
Na Abordagem Humanista trabalho como facilitadora de diálogos entre pais e filhos e tenho tido ótimos resultados, tudo é questão de uma boa fala e boa escuta.
Sigo a disposição!
Eliani CRP07/28876

Eliani Cristovam Psicólogo em Porto Alegre

33 respostas

14 JUL 2020

Lilica você precisa de auto- conhecimento , precisa também de um profissional neutro para lhe ajudar, busque um psicólogo.

Natalia Martins Psicólogo em São Paulo

445 respostas

8 JUL 2020

Olá Lilica! Obrigado por participar. A mãe da gente, do seu jeito, gosta muito da gente. Acontece que a convivência fica tão intensa, os anos passam, e queremos desenvolver nossa essência, nosso jeito próprio de ser. É essa luta que você está fazendo. Quais são as tuas pautas de vida: estudo, trabalho, contribuições domésticas, turma de amigos, esporte, viagens, teatro, aprendizagens. Sendo as tuas escolhas conscientes, você ouvirá sua mãe, filtrará e ficará bem. Acontece que, pelo seu relato, as tuas escolhas ainda não contam om adequado grau de consciência. Qual será a tua idade?
A vida é um constante aprender. Nunca estaremos sabendo tudo. Poderemos desenvolver e aprimorar muito se estivermos abertos a ouvir e aprender com os saberes de outras pessoas, principalmente de nossos pais.
Expressar certo tem a sua essência no exercício de expressar. Treine! Não desanime com os erros, peça desculpas, se re-explique, mas não desista, expresse-se. Com o treino, o esforço, a preparação, daqui a alguns anos, você estará se expressando muito melhor, ainda que a ninguém de nós, possa ser dada a perfeição da expressão.
Espero ter ajudado. Estarei à disposição para esclarecimentos e aprofundamentos.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, cuide-se!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.