Por que não consigo curtir a felicidade?

Feita por >Menina123 · 7 out 2019 Desenvolvimento pessoal

Tenho passado dias muito bons, onde agradeço a Deus por tudo que tem me proporcionado!! Momentos que sempre esperei passar ... mas sempre me vem aquela sensação de que tudo vai acabar, que não posso me deixar entregar por essa felicidade, pois vou acabar me decepcionando, ou que algo ruim vai acontecer... Por exemplo, passo dias muito bons com a pessoa que amo, porém sempre me vem na cabeça, não ase acostuma, ou então várias paranóias na cabeça, tipo que ele pode ter outras, ou que ele conversa com outras no celular... Ou tipo, tenho bons resultados no trabalho, mas sempre tenho aquela sensação de algo vai acontecer de ruim... Ou que as pessoas possam me fazer mau, sei lá!! Não queria me sentir assim, queria aproveitar esses momentos e depois ser mais confiante... Continuar com a mesma alegria do momento!!!

A melhor resposta 10 OUT 2019

Olá. Suas colocações me fizeram pensar o quanto disso que você descreve é verdade, ou seja realmente acontece. Quando você se entrega a uma situação de felicidade, logo acaba? E quando acaba necessariamente fica muito ruim? Ou poderia ser suas crenças criadas na sua infância e adolescência que fazer você perceber mais o tempo em que as coisas são difíceis do que o tempo em que elas estão bem? Sabe, muitas vezes acreditamos que temos que ser felizes igual as fotos que vemos em redes sociais, mas quando estes flashs não acontecem, não quer dizer necessariamente que tudo vai ficar ruim. E claro há momentos ruins para todos nós, não tenha dúvida! Mas a questão me parece que é o que faz você ficar tão preocupada de perder os momentos bons? O que faz acreditar que não é merecedora deles? "Continuar com a alegria do momento" durante o momento em que ela acontece, é algo que se pode aprender ao invés de ficar preocupada, como parece que acontece com você. Enfim autoconhecimento e prática é a base de tudo. Se desejar posso te ajudar com isso. Grande abraço Katia

Katia Vega Psicólogo em Rio de Janeiro

28 respostas

8 OUT 2019

Bom dia! Não temos a sua idade, mas temos os dados de que você, ainda que ansiosa, consiga perceber que há finitude nas coisas. Conseguindo colocar essas questões em nível adequado de ansiedade você viverá com maior harmonia. Não antecipe coisas que ainda não aconteceram. Plante e prepare-se para colheita. Algumas vezes virá uma geada, outras vezes faltará chuva, ainda outras vezes surgirá algumas pragas. Mas é preciso ter certeza que se plantou com o maior cuidado e controle para que a colheita seja boa. O que é uma plantação boa? Dentre as principais características da resposta a este pergunta está: não tentar adivinhar o futuro (nem positivo, nem negativo), alimentar-se adequadamente; estudar com seriedade; trabalhar com responsabilidade, motivação e dedicação: praticar atividade física; ter situações de lazer; dormir com adequação; cultivar boas amizades, conduzir as interações e pensamentos com realismo e busca por construções. Não antecipe coisas que você não controla. Um abraço: Ary Donizete Machado.

8604 respostas

8 OUT 2019

Olá bom dia, percebo pela sua colocação que você se cobra demais, e tem uma visão distorcida de si, de sua autovaloração, autocompetência como pessoa e mulher. Não sei o que você experienciou na sua trajetória de vida, mas sei que criou em você um esquema de pensamentos automáticos disfuncionais/negativos autossabotador como forma de se autoproteger. E são disfuncionais porque ti causam sofrimento, gerando comportamento de fuga e evitação o que não resolve a situação. Seu medo de perder é tão grande que você inconscientemente expulsa as pessoas que voce ama para evitar a dor. Para trabalhar esses e outros problemas e encontrar caminhos saudáveis que estão dentro de você seria interessante procurar um apoio de psicoterapia com um profissional em sua cidade.
Espero ter ajudado. Att. a Psicóloga Ussénade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

8 OUT 2019

Felicidade não é um estado... felicidade é consequência. Não busque a felicidade. Ela é o caminho. Se ame e ame incondicionalmente.

5817 respostas

8 OUT 2019

Olá Menina, Boa Noite!
Satisfação estar conversando contigo.
Está certa em dizer que tudo vai acabar, ou melhor tudo muda. "Nada se perde, tudo se transforma" Lavousier. A vida, aqui nesta existência é mudança constante, tudo é energia, tudo mudo. Portanto, prepare-se para as mudanças porque elas são permanentes. Nada é definitivo. Somente tua essência é eterna. Não é um ser deste mundo. Voce encarnou nesta existência de forma feminina, assim escolheu estar aqui. Se voce se vê em eterna mudança, não se fixe em algo que é perecível. Exercite o deixar ir, não se apegue às coisas.. Saiba apenas quem você é e aprenda a amar a si mesma. Quando encontrar a si mesma dentro de você, encontrarás a resposta de tudo. Se tudo muda porque ter expectativa? Ter expectativa de alguém é se fixar. Tudo é relativo e quando você se fixa em algo você petrifica, você para no tempo. Portanto, vai em frente. Por isso que o autoconhecimento é o maior poder. Se tens a si mesma. nada, nem ninguém te põe limites.