Como faço para me desapegar do meu namorado e não me apegar a mais a ninguém?

Feita por >Ster · 27 mai 2022 Dependência emocional

Ele sempre demonstrava interesse e agora n mais e

A melhor resposta 29 MAI 2022

Oie, Ster. Se desapegar é um bom caminho, mas generalizar pode te trazer problemas futuros. Primeiro tente entender qual situação gerou esse pensamento em você. E o que pode ser feito para solucionar isso? Não é uma questão de um dia, dois dias, é necessário você permitir viver o processo de se conhecer melhor, reconhecer o ponto que te fez chegar nessa decisão, avaliar, reavaliar e tomar decisões mais assertivas que não trará ou diminuirá danos futuros.
Para isso, recomendo você iniciar a psicoterapia.

Forte abraço,
Andreia Almeida.

Andreia Almeida Psicólogo em Salvador

14 respostas

29 MAI 2022

Olá Ster.
Grata por sua participação aqui.
O namoro serve para que ambos se conheçam à fundo e observem as afinidades que devem estar alinhados com projetos de vida, comportamentos, desejos e tudo o mais que envolve o relacionamento amoroso como comprometimento, responsabilidade, envolvimento efetivo com o outro incluindo os seus amigos, familiares, estudos, profissionalização. É necessário que se aprofunde muito mais nessa questão para que forme conceitos mais seguros sobre o que você precisa para se desapegar e sair da dependência emocional que está envolvida neste momento. A dependência emocional pode causar o afastamento social por conta de Idéias irracionais sobre experiências negativas pregressas que não se lembra e que causam bloqueios, medos, inseguranças os quais aparentemente acredite que não tem controle. Mas a dependência emocional pode ser tratada em terapia. O profissional experiente poderá auxiliá-la para que desenvolva a sua auto estima, se fortaleça e sinta-se capaz para a resolução dos problemas que enfrenta. Apenas tenha a disponibilidade de tempo e disciplina para focar-se em seu autoconhecimento. Cuide de si mesma agora com carinho e dedicação. Ao se cuidar e se amar vai atrair também pessoas que se cuidam se amam e serão capazes de amá-la e respeitá-la. Fico à disposição para auxiliá-la nesse processo de autoconhecimento e aceitação.
Maria Nair de Castilho Ramlow
Especialista em Psicologia Clínica
Terapia Cognitiva Comportamental.

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

883 respostas

28 MAI 2022

Ster,
O problema não é o namorado, o pai, a mãe... outro...
O problema é que precisa sanear, curar o teu emocional, resolver as tuas dependências, ser dona de si mesma, tomar posse do teu potencial que por enquanto está lá e voce não acessou.
Isto gera insegurança, medo, tristeza. Precisa de Psicoterapia
Abraços

5859 respostas

28 MAI 2022

Oi Ster! Comunique-se! É preciso comunicar-se. O apego aos potenciais namorados, em certa dosagem é necessário. A tua proposta de se não se apegar a mais ninguém é uma hipótese que não pode ser alimentada. AS pessoas precisam de vínculos e precisam de vínculos de qualidade. Acontece que a qualidade do vínculo inicia-se pela autovalorização, pela delimitação da identidade que contém história, formação, saberes, sonhos, planos, buscas.
O que você precisa é autovalorização. Para tanto deverá prestar atenção para viver vínculos de qualidade, estudos de qualidade e consistência, trabalho de qualidade e consistência, atividade física regular, lazer realizador, turmas de colegas e conhecidos interessantes.
Como você pouco disso, tentando desmontar um apego, não podemos te responder com base nessa inadequada direção de intenções. Precisaremos e queremos te conhecer mais profundamente.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue estão vigentes. A maior parte dos políticos são falsos, a grande maioria dos, ditos líderes religiosos são falsos, querem dinheiro - são atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Pondere a máscara. Melhore o afeto, assim como evite aglomerações e cuida da eliminação dos criadouros da dengue.