Como faço para desapegar de uma pessoa com quem eu converso muito?

Feita por >Jessica · 20 ago 2020 Habilidades sociais

Tenho um amigo, e passei a ter muito contato com ele, e acabei me apegando, conto tudo para ele, mas não acho saudável pois comecei a ter ciúmes e querer muita atenção por parte dele.

A melhor resposta 21 AGO 2020

Olá, Jessica.

Me parece que você está confusa em relação ao sentimento que tem por ele. Lendo o seu relato, eu me pergunto: O que você não acha saudável? Seria saudável você se afastar de um amigo, por não saber lidar com os seus sentimentos?

Os vínculos de amizade são muito importante na nossa vida, precisamos aprender a mantê-los e lidar com as nossas questões, esse comportamento de se afastar por não saber lidar com seus sentimentos, pode ser negativo para você. O ideal é achar alguma solução mais saudável, a psicoterapia pode te ajudar nesse processo.

Espero ter ajudado de alguma forma e me coloco a disposição.

Psicóloga Meicy Fujii

Meicy Fujii Psicóloga Psicólogo em São Paulo

10 respostas

21 AGO 2020

Olá Jessica, tudo bem?

Olha, pode ser que você agora não esteja mais enxergando ele como somente um amigo, e sim como uma pessoa para um caso romântico

Normalmente podemos nos interessar, e as vezes até mesmo nos apaixonar por nossos amigos, pois estamos constantemente pensando nessas pessoas e contando tudo sobre nossa vida para elas

Mas enfim, talvez você esta começando a ter ciúmes e a atenção dele por isso. Porém, reflita com você mesma como isso pode não ser saudável? Você não quer nada com ele? Ele não quer nada com você? Esse sentimento surgiu de modo repentino e você está estranhando? Pense nessas questões

Abraços
Murilo Vital

Murilo Vital Psicólogo Psicólogo em Limeira

139 respostas

21 AGO 2020

Olá Jessica! Grato por participar. Você escreveu pouco, mas parece que é apego recente, talvez virtual. O grande apego de uma pessoa precisa ter o predomínio nela mesma. A mente humana é dinâmica, precisa de movimentações, de novos ângulos de análises. Precisamos, para nos manter inteiros, ricos de trocas, dividir nossas trocas, com homens, mulheres, crianças, livros, afazeres como lavar louça, cuidar de plantas, animais, etc.
Não podemos nos sentir donos de outras pessoas, isso sempre gera desconforto e sufocamento na outra pessoa. No seu caso, nem representa algo adequado. Amigos se caracterizam por outros fatores diferentes de ciúmes, proximidade ou tempo juntos. Amigos são pessoas de profunda confiança, fieis; neles predominam a qualidade sobre a quantidade, a liberdade sobre o controle.
Para que tenhamos e vivamos, em profundidade, amizade com outra pessoa, precismos resgatar a harmonia e a segurança interior. Certamente você precisa valorizar-se, exercitar o autoconhecimento e desenvolver seus potenciais e possibilidades. Isso é o grande foco da conduta cientifica a ser feita por um psicólogo. Permita-se.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, sejamos razoáveis, ética, abertura mental, solidariedade, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

21 AGO 2020

Olá, Jessica.
Obrigada pela sua participação.
O ciúme pode ser entendido como uma resposta da insegurança. Quando não nos sentimos seguros precisamos de apoio, conforto e acolhimento. Dar voz a está sensação pode ser uma grande oportunidade de ser cuidada.
Isso pode ser feito em um ambiente seguro e sem julgamentos como a psicoterapia, por exemplo.
Espero ter contribuído e coloco me à disposição.
Abraço.
Beatriz Mazzoco

Beatriz Mazzoco Psicólogo em São Paulo