Amo muito uma pessoa, mas ela tem bloqueio emocional, o que eu faço?

Feita por >Juliafe · 1 mar 2022 Psicologia clínica

Conheci uma pessoa a um tempinho e já gosto muito dela. Ela disse que gosta de mim também. Já dissemos eu te amo uma pra outra e conversamos muito. Ela se diz uma pessoa que guarda sentimentos mas que tenta melhorar isso. Nunca ficamos sozinhas juntas, sempre rodeadas de várias pessoas, não conversamos muito pessoalmente, mais por rede social. Mas ultimamente questionei ela do porque ela nunca vai atrás de mim ou fica sozinha cmg, e ela me explicou que morre de medo de se apegar a mim. Que se tivermos bons momentos juntas, quando acabar ela vai sentir uma dor enorme e muita saudade, ela nn se da bem com perdas. Disse a ela para viver o momento e enfrentar o medo e ficar cmg e ela disse que nn é tão fácil se livrar desse medo mas que ela gosta muuuuito de mim, ela olha nos meus olhos e diz que me ama, mas uma parte dela pede pra ela não se apegar a mim pq esse sentimento só machuca. Resumindo, ela nn consegue se entregar e pelo oq eu percebi, isso aconteceu em todos os outros relacionamentos dela, e eu gostaria de ajudá-la com isso, pois parece ser um problema bem mais sério, mas nn sei por onde começar.

A melhor resposta 3 MAR 2022

Júlia. A questão é com ela. Vc pode aconselhar a procurar ajuda profissional. Seria a melhor opção.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

2 MAR 2022

Oi Julia,
Infelizmente nada pode fazer a não ser incentivá-la para que faça psicoterapia.
Ela tem um bloqueio emocional que a faz sentir-se não merecedora de viver e experimentar felicidade, prazer e alegria.
É possível até que sejam vivências ou experiências gravadas no emocional dela provenientes de outras existências... precisa ver e analisar isso e sozinha, não vai conseguir.
Pra voce, o que este fato significa? Um impedimento? Uma renúncia também ao prazer do estar com outras pessoas e usufruir de companhias? Cuidado para não se deixar envolver emotivamente.
Abraços

5817 respostas

2 MAR 2022

Olá Juliafe! Grato por escrever. Você está falando do problema dela, mas há o problema seu. Quais são os fundamentos históricos para justificar a sensação de amar? Por que amo uma pessoa com a qual não vivi proximidade? Não amo pessoas que vivi proximidade. Ela talvez tenha um problema: o grau de seriedade carece de mais informações. Você tem um problema: quer justamente a evolução de uma vinculação que está dificil. Qual será o grau de seriedade do seu problema?
Vamos esclarecer?
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Mascare-se! Mantenha proximidade afetiva com distanciamento físico.

Ary Donizete Machado - psicólogo e orientador ocupacional.

8607 respostas

2 MAR 2022

Boa noite Juliafe
Muito bom ver que está disposta a ajuda lá em um medo intenso dela sobre perdas.
Tente devagar ajuda lá a procurar uma terapia para ela conseguir viver de maneira mais proveitosa sem deixar de realizar tudo o que a faz feliz.
Mas ela precisa querer se ajudar. Pois são os medos dela, sentimentos dela e vontades dela.
Converse e diga teu desejo em ficar do lado dela e ajuda la a superar o medo da perda e ajude a a encontrar uma terapia.
Psicologa Andreia Maria Duarte de Oliveira

Andréia Maria Duarte de Oliveira Psicóloga Psicólogo em Porto Alegre