Como faço para deixar de menosprezar o tempo todo?

Feita por >Natanael arruda · 20 jul 2020 Autoestima

Minha auto estima está tão ruim que não consigo mais sair de casa, não consigo mais fazer amigos, não consigo ter mais motivação pra nada, minha relação com minha família anda de mau à pior, parei de acreditar em mim mesmo, não consigo mais viver ou achar um motivo pra isso. Queria saber se existem métodos para melhorar minha auto estima, não consigo parar de pensar negativamente, parece que estou dentro de um poço e não enxergo a luz em seu fim, quero voltar a sorrir, quero voltar a viver... desse jeito que estou agora, tenho medo de adquirir alguma doença mental (se é que eu já adquiri ) nesse ritmo.

A melhor resposta 21 JUL 2020

Olá Natanael
Você pergunta se existem métodos para melhorar sua auto estima. Sim, existem técnicas, na psicologia, que podem te auxiliar a melhorar sua auto estima, mas cada caso é um caso, e dentro da ética da profissão não podemos prever resultados. No entanto o processo depende muito mais do paciente, de sua dedicação e recursos internos para alcançar seus objetivos. O fato de você querer já é um passo para alcançar o que pretende.
A terapia cognitiva comportamental trabalha os pensamentos disfuncionais, que são aqueles pensamentos que você tem de forma involuntária que podem estar tirando o seu sorrido, sua motivação e pode te auxiliar a voltar a acreditar em si mesmo.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

21 JUL 2020

Olá Natanael Arruda! Grato por participar. Teu texto diz que sua autoestima não foi sempre assim, certamente se modificará com o tempo. Não nascemos seres prontos, acabados, definitivos. Você está em construção. Ocorre que o principal construtor da sua pessoa é você mesmo. É preciso dar os passos práticos em busca da melhora da auto estima. Você faz predominar em sua escrita o negativo:
"não consigo sair mais de casa, não consigo mais fazer amigos, não consigo ter mais motivação..." Esse não consigo não valeu sempre, não pode ser um estado de permanência. O que modificará isso é a ação de organizar rotina saudável de vida e praticar. A
base de uma rotina saudável envolve dormir pelo noite, no escuro, sem qualquer celular , televisão ou outro estímulo externo, por sete a nove horas; estar acordado de dia com planos flexíveis para execução envolvendo atividade física, alimentação correta, troca social real, cuidados pessoais, metas, sonhos e planos de vida. Organize tua rotina, respeite sua organização, pratique-a e você verá que as coisas melhorarão. Não conquistamos as coisas porque queremos, conquistamos porque nos movemos para fazer algo socialmente legítimo e ético.
Espero ter ajudado. Estou à disposição para esclarecimentos que se fizerem necessários.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, cuide-se!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8664 respostas

21 JUL 2020

Olá Natanael Arruda. Grata por sua pergunta.
Na verdade a sua pergunta já traz uma parte da resposta. Você sabe o que precisa voltar a fazer, pois já sabe como fazer porque já fez um dia. Então precisa refletir e tentar descobrir o que aconteceu desde que foi deixando aos poucos de fazer o que te dava prazer. O que te motivava? Será que o isolamento da pandemia ajudou a reforçar algum comportamento que já vinha tendo? Caso sinta que está com sintomas de depressão como alteração de sono, alimentação, entre outros, procure fazer atividades físicas e relaxamento. Procure pensar que coisas faria se estivesse bem, faça uma lista delas. Comece a realizar as coisas mais fáceis e possíveis da sua lista e à medida que for conseguindo pode realizar as outras. Como por exemplo telefonar para alguém que gosta muito e faz tempo que não vê. Procure também ajudar alguém voluntariamente e verá que o amor renasce dentro de você. Procure ajuda de um profissional para falar de seus sentimentos. Na terapia poderá aprender sim estratégias para desenvolver a sua auto estima e ser mais feliz.
Fico à disposição,
Psicóloga Maria Nair

Maria Nair Psicólogo em Curitiba