Como eu faço pra controlar meu impulso e não agir de forma tóxica?

Feita por >Rayanne Elisabeth da Silva Souza · 24 mai 2024 Abordagem psicológica

ultimamente eu ando sendo uma pessoa toxica com as pessoas que são importantes pra mim, por eu não saber lidar com diversas situações, eu acabo sendo uma pessoa chata e cansativa de se ter por perto, eu me vitimizo, tenho medo de ser deixada pra trás, ajo de acordo com as minha emoções, e acabo agindo e falando coisas que magoa elas sem perceber, eu quero mudar esse lado em mim, mas eu não sei como e onde começar.

A melhor resposta 27 MAI 2024

Olá, Rayanne! Obrigada por compartilhar sua experiência conosco.
Acredito que um dos passos iniciais para a mudança você já está dando, que é reconhecer que seus comportamentos estão desproporcionais e que precisa mudar. Isso é muito positivo, pois não há mudanças sem conscientização.
Dito isso, teve uma parte do seu relato que me chamou atenção, quando você diz que por não saber lidar com diversas situações, acaba tendo tais comportamentos. Fiquei me perguntando: Que situações diversas são essas que você não sabe lidar? O que essas situações faz você sentir? Seria possível você estar se sentindo de alguma maneira vulnerável, "atacada", desrespeitada (mesmo que não seja a intenção do outro)? No início do texto você diz que Ultimamente tem sido uma pessoa tóxica e isso me faz pensar que não foi sempre assim, é isso mesmo? Se sim, consegue lembrar de algum acontecimento significativo na sua vida que ocorreu próximo ao início desse seu comportamento?
São mais perguntas do que respostas na verdade, mas acredito firmemente que podem te ajudar a entender seu comportamento.
Outra coisa que pensei é que, geralmente, pessoas que estão feridas correm o risco de ferir outras pessoas. Não sei se faz sentido no seu contexto, mas é algo pra você pensar também.
O autoconhecimento de forma mais profunda, através da psicoterapia, pode te auxiliar bastante na compreensão de tudo isso, das razões pelas quais está agindo assim e de formas diferentes de agir.

Busque um acompanhamento profissional, caso não consiga lidar sozinha.

Isa Laury Oliveira - Psicóloga CRP 03/23868

Isa Laury Oliveira Psicólogo em Wenceslau Guimarães

11 respostas

3 JUN 2024

Já ouviu falar em autoconhecimento? Geralmente, tratamos mal é quem realmente importa mesmo e por medo (inconsciente) que essas pessoas façam isso primeiro. Deve ter algo aí na sua história de rejeição , abandono, alguma dor nesse sentido que você tem medo de confrontar ou viver novamente. Só entrando em contato para um sessão e aí você vai entender a si mesma e mudar. O que não é visto não é combatido.
Steffany Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

502 respostas

29 MAI 2024

Olá Rayanne!

Você deu o primeiro grande passo: reconhecer essa dificuldade e buscar auxílio para lidar com tal desafio. Só isso já é um sintal positivo, uma demonstração de inciativa, importante para a busca da melhora.

Portanto, você já começou. Agora, pode ser útil para você buscar conhecer e compreender mais a fundo os seus pensamentos e suas emoções que contribuem para essas ações que você tem e quer mudar. Assim, você poderá compreender melhor o porquê de agir assim e identificará melhor quais estratégias te levarão a melhorar as suas ações.

A terapia pode ser muito útil nesse sentido, auxiliando-a a perceber e entender seus pensamentos e emoções e a desenvolver mecanismos de enfrentamento saudáveis para lidar com esses desafios.

Fico à disposição para auxiliá-la nesse processo. Portanto, se desejar, sinta-se a vontade para me chamar aqui na plataforma.
Abraço Rayanne!

Luiza Teixeira Natale Psicólogo em Pelotas

177 respostas

28 MAI 2024

Olá, Rayane!

Veja, podemos começar notando que talvez não seja interessante você se enxergar como uma pessoa totalmente tóxica, existe um outro lado em você que consegue identificar esses traços e desejar melhorá-los. Isso já indica que dentro de você existe um lado também saudável e que quer melhorar. Toda ação tem seus porquês, se faz importante buscar nomear o que levou você a se tornar quem você se tornou. Você não age dessa forma pura e simplesmente por maldade, existem razões aí por trás disso tudo que levam você a agir como age. É interessante porque ao mesmo tempo que você percebe que você não age de forma legal, você também se critica e quer mudar. Não se sabe qual lado vencerá mas se faz importante você buscar ajuda.

Att,

Psicólogo Evandro Goyanna

Evandro Goyanna Psicólogo em Rio de Janeiro

62 respostas

27 MAI 2024

Bom dia!

Isso pode estar ocorrendo por diversos motivos, como exaustão, falta de identificação com algo, ou algum traço de personalidade a ser analisado. De qualquer forma, essa constatação deve ser trabalhada, para não cair em uma situação de justificativa. Gostaria de poder ajudar nesse processo.

Estou à disposição aqui na plataforma.

Atenciosamente,
Brenda Neri

Brenda Neri Psicólogo em Conselheiro Lafaiete

30 respostas

27 MAI 2024

Olá Rayanne, sua coragem em se questionar e expor suas fragilidades é admirável, é preciso ser muito forte para se autoconhecer e reconhecer suas falhas. Continue buscando nesse processo de se reconhecer e buscar evolução e melhorias. Aconselho a buscar entender sobre diferença de emoções e sentimentos, regulação emocional, e procurar avaliar se sua "toxidade" está interligada à situações reprimidas, feridas que não foram curadas, etc.

Busque ajuda na psicoterapia, ter um acompanhamento personalizado nessas horas é crucial. Eu e muitos outros psis de valor nesta rede estamos à disposição. Além de entender o que está acontecendo, você terá a oportunidade de alcançar metas e objetivos pessoais ainda difíceis de alcançar, além de poder explorar mais a fundo o seu próprio Eu.

At.te: Psicóloga Pamela Tamanda

Pamela Tamanda Trindade Psicólogo em Matupá

1 resposta

27 MAI 2024

Olá, reconhecer que precisa mudar é o primeiro passo e a melhor forma de você buscar essa mudança é com o apoio da psicoterapia. Fico a disposição para falar como a psicoterapia pode ajudá-la neste processo, abraços

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

347 respostas

26 MAI 2024

Olá Rayanne Elisabeh
Basta fazer terapia que conseguirá compreender o que se passa contigo.
Voce está respondendo compulsivamente, de acordo com as emoções por não saber identificar que emoções tens.
Voce está sendo comandada por elas.
Não se estresse e não te auto julgue, precisa conhecer a si mesma, precisa corrigir a forma como voce foi educada, como a sua mente se organizou para enfrentar os desafios do meio familiar e educacional.
Apenas faça Psicoterapia.
Abraços

6351 respostas

26 MAI 2024

Boa noite Rayanne! Primeiro gostaria de parabenizar, expor e reconhecer defeitos e falhas não é algo fácil e exige certa coragem.
Veja, na sua fala já tem muito da resposta que procura, você sabe os seus defeitos, os seus problemas e como eles influênciam nas suas relações e na sua saúde mental, e também você tem a noção da necessidade de mudança e amadurecimento emocional, agora é necessário que você consiga aprender as ferramentas necessárias para lidar com as situações que lhe incomodam, com os sentimentos que você nao gosta e também com as suas emoções.
Ao longo da vida, lidamos com várias situações que nos deixam desconfortáveis, mas como lidamos com esses momentos é algo muito importante!
Por fim, você diz que nao sabe por onde começar, mas acredito que a sua jornada já começou! Recomendo que você procure terapia, para aprender as ferramentas e as habilidades que você diz precisar.

Maria Caroline Kehl Psicólogo em Passo Fundo

7 respostas

25 MAI 2024

Bom dia, Rayanne! Obrigado por escrever. A resposta, com base em seu título e texto, é simples: amadureça, amadureça! Para amadurecer é preciso estudos sérios, comprometidos e profundos, trabalho comprometido, turmas de colegas e conhecidos que sejam éticos e saudáveis, esportes coletivos de contato, grupos de teatro, arte, cultura, para que se entenda a natureza humana e as formas de funcionar da interação cultural.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

9311 respostas

25 MAI 2024

Boa noite, sua "toxicidade" advém de sua fragilidade como personalidade, você não sabe lidar com situações, não assume responsabilidades, age sem usar a razão. Uma personalidade frágil vem de um caráter infantil, na qual não se desenvolveu, como reclamar de tudo e não fazer nada. Você já começou, vindo aqui e falando tudo isso, admitindo, isso não é um comportamento infantil, mas ninguém pode resolver suas questões se não você, apenas posso te guiar para o amadurecimento desenvolvendo em ti inteligência emocional. Acredito que você veio aqui porque machucou alguém que você admira muito, isso é nobre. Ainda dá tempo, qualquer coisa estou aqui, abraços!

Lucas Andrade de Almeida Mota Psicólogo em Salvador

10 respostas

25 MAI 2024

Olá, Rayanne!

O primeiro passo para a mudança é compreender que existe um problema presente e estar disposta a mudar.

Existem muitos motivos por trás dos comportamentos que você descreveu, por isso o ideal é buscar acompanhamento psicológico. Dessa forma, será possível identificar seus padrões de pensamentos e as emoções que estão causando problemas nas suas relações interpessoais.

Anônimo-433099 Psicólogo em Salvador