Como é feito o estudo do sistema nervoso e psicopatologia?

Feita por >iris · 17 nov 2014 Psicologia social

Na faculdade de psicologia que irei iniciar vou ter as cadeiras de cérebro e comportamento, sistema nervoso e psicopatologia em determinados semestres.

Aí vem a minha dúvida: como é realizada essa prática? Vou ter que estudar em laboratórios, certo, mas vou precisar ter contato direto com corpos dissecados, como em medicina, por exemplo? Ou hoje em dia já se é usado materiais em plástico?

Acredito que minha verdadeira vocação seja a área social e escolar, então sonho em me formar em psicologia. Aguardo ansiosamente por respostas. Grata.

A melhor resposta 17 NOV 2014

Olá Iris! Que bom que você se interessa pela psicologia! Bem, na graduação, além de estudarmos a neuroanatomia com peças de plástico, também somos expostos ao laboratório "molhado", mas é mais uma aula expositiva do que técnica. Ou seja, é apenas um pequeno desafio para a realização de um sonho! Espero que você encare e boa sorte!

Thyago Henrique de Souza Vargas Psicólogo em Rio de Janeiro

27 respostas

1 DEZ 2020

Ola!! Bom dia!!!
São temas importantes para estudar e caso queira uma conversa, pode me chamar, ta!
Boa sorte e bons estudos!! Abraços, Karin

Karin Novaes Bertolino Rocha Psicólogo em São Paulo

6 respostas

27 NOV 2014

Olá Iris, o melhor é que consulte na faculdade onde você vai estudar, cada universidade é diferente. Nos casos que conheço não se trabalha com corpos mortos.
Atenciosamente,
Susana

Susana Rodriguez Iglesias Psicólogo em Balneário Camboriú

39 respostas

19 NOV 2014

Iris,
sugiro que busque a faculdade onde quer estudar para saber as condições da instituição.

19 NOV 2014

Olá Iris!
Fique tranquila, tudo ocorre gradualmente, primeiro os alunos iniciam com a matéria de biologia, fisiologia, sendo preparados na teoria para depois iniciar no laboratório. Em relação a contato com defunto, na formação para o psicólogo não acontece. Os conhecimentos ocorrem geralmente na teoria sendo que no laboratório o contato é visual. Na UBC onde estudei, no laboratório trabalhei com ratos, fazendo condicionamento, extinção, resistência, estímulos incondicionados etc., depois de 3 anos matamos o rato e estudamos a fisiologia dele, isso vai depender da universidade que você estudar.

Waldir de Oliveira Psicólogo em Santo André

73 respostas

18 NOV 2014

Bom dia Iris. Sim, o estudo de anatomia e fisiologia é feito em laboratório e temos contato com corpos dissecados. Na realidade, o que manuseamos são órgãos do corpo humano, não o corpo como um todo. Fique tranquila que isso tudo é trabalhado pelos professores antes do manuseio. Espero que você tenha sucesso e que se encontre em sua vocação.
Fernanda Gregório - Psicóloga