Como dizer a minha mãe que ela precisa fazer coisas por ela mesma?

Feita por >Camila · 12 mai 2023 Terapia familiar

Olá, sou casada, estou grávida da minha primeira filha e moro fora do Brasil.
Desde que descobri a gravidez minha mãe me liga todos os dias sem falta para perguntar exatamente as mesmas coisas, parece até que segue um roteiro. Há algumas semanas ela desabafou comigo e disse que está com feridas no corpo por conta das crises de ansiedade por eu estar longe, as irmãs dela também disseram que todas as vezes que ela me liga ela chora muito depois que a ligação termina e eu tentei falar de forma gentil para ela buscar atividades que ela goste, enfim, fazer coisas pensando no bem estar dela mas parece que ela vive pelos filhos (que já são adultos e independentes).
A insistência mas ligações não parou, e como eu estou prestes a parir piorou ainda mais. Isso tudo está me deixando incomodada e também preocupada, eu e minha mãe já não temos mais assunto e todas as vezes que ela me liga fica um clima chato com aquela conversa monótona mas eu não sei como falar sobre esse incômodo sem achar que estou magoando ela.

A melhor resposta 16 MAI 2023

Olá Camila, obrigado por compartilhar. Nem sempre é fácil para alguns pais lidar com a ausência dos filhos. Sem muitas informações de como é o círculo familiar e de como é a dinâmica da sua família, fica desafiador passar alguma informação mais direta e precisa. Eu sei que deve ser difícil, mas tenha paciência com ela, ela provavelmente sente sua falta. E é obvio que você tem que viver sua vida e ir em busca dos seus sonhos, mas se sua mãe está passando por isso ela precisa de acompanhamento psicológico. Você citou que ela tem ansiedade e mencionou ferimentos, isso precisa ser cuidado. Você também mencionou que não tem assunto com sua mãe, ora, vocês podem falar de qualquer coisa, do cotidiano, das mudanças, de como se sentem. Talvez você não queira esse contato nesse momento, aí cabe a você também respeitar o que sente. Se precisa de um tempo para você, talvez não seja necessário ligar para ela todos os dias. Avalie melhor isso. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

31 MAI 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só entrar em contato comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

25 MAI 2023

Olá Camila
Numa relação tão próxima como mãe e filha, é preciso saber colocar limites e expressar quando estamos nos sentindo invadidas.
Você não estará sendo uma "filha ruim" caso fale abertamente sobre os incômodos que está sentindo.
Outra coisa: você não é responsável pela maneira que sua mãe se sente, não há como controlar os sentimentos alheios. Caso ela se chateie, ela precisará lidar com essa frustração e isso não será sua culpa.
Prorrogar esse incômodo por muito tempo , poderá ser pior pra relação de vocês duas e deixar mais feridas.
Caso não consiga fazer isso sozinha, busque um psicólogo pra te ajudar nesse caminho.
Um grande abraço

Mariana Oliveira Reis Psicólogo em São Paulo

11 respostas

16 MAI 2023

Olá Camila,
Acredito que tanto você quanto a sua mãe estão passando por um momento muito importante da vida de vocês duas e, pior, sem poder conviver e compartilhar dessa experiência de forma física. Acredito que isso tudo esteja afetando a sua vida e a da sua mãe.
Acredito que você possa estar muito angustiada, mas me parece que está bem com as decisões que tomou ao longo da vida, se não fosse esse relacionamento.
Sugiro que tanto você quanto sua mãe busquem ajuda psicológica para enfrentar esse momento. Mas dou maior ênfase para a questão da sua mãe, pois pelo que parece esse estresse, medo e ansiedade tem saído bastante do controle.

Espero que essa mensagem tenha esclarecido suas dúvidas. Caso precise falar com mais detalhes do que tem se passado, sugiro que entre em contato.

Psicóloga Bruna Meyrelles de Melo
CRP 16 7493

Bruna Meyrelles de Melo Psicólogo em Serra

42 respostas

15 MAI 2023

Olá Camila,
Que bom que chegou até aqui!
Relações parentais podem se tornar um desafio, realmente, nesses momentos de seguir seu próprio caminho. Sinta-se confirmada em suas sensações. Por um lado, uma mãe que vivencia um "ninho vazio" pelo crescimento dos filhos, os quais foram sua fonte de ocupação no decorrer de anos. De outro lado, uma filha, agora adulta, vivenciando sua jornada de crescimento e construção de uma família própria. Esse movimento pode gerar conflitos, emoções, contrariedade.
Já conversou com sua mãe sobre isso? Consegue expressar, gentil e amorosamente, o que você sente em todo esse momento? (fora a realidade com sua mãe, família de origem, acredito que sua própria experiência de maternidade possa estar desencadeando sensações e uma experiência pessoal única)

Tendo em mente que, Como mãe, ter consciência de que sua intenção amorosa seja genuína. Entretanto, enquanto humana, até sua mãe é passível de erros e fatalmente está vulnerável ao movimento de suas próprias emoções e sensações que, talvez, possa não estar sabendo lidar a respeito.

Uma reflexão pertinente é a de que ninguém pode fazer nada pelo outro. Cada um pode seguir seu próprio caminho. Por mais que se preocupe ou ame, somente sua mãe é quem pode escolher e seguir um outro caminho. Como filha, pode em uma conversa franca dizer como se sente, de que você precisa, sugerir que sua mãe se cuide para que possa ajuda-la nesse momento como possível, à distância. Essa é uma realidade que precisa ser enfrentada e aceita.

O que muitas vezes acontece é que dificilmente somos ensinados a manejar ou lidar com aquilo que sentimos, não desenvolvemos grandes recursos de enfrentamento ou não somos preparados para tal realidade. Superar e reorganizar com qualidade e saúde as ideias, ações e relações do dia a dia, os desafios, os encerramentos, os enfrentamentos da vida.

Já pensou em fazerem terapia? O processo de autoconhecimento pode ajudar muito com isso! Terapia com psicóloga é para além de distúrbios mentais, precisamos transcender isso! Psicoterapia é desenvolvimento pessoal de habilidades e recursos internos, amadurecimento e desenvolvimento das relações, ampliar de consciência, é fortalecimento de autoestima! Isso pode ajudar muito a entender o que acontece, desenvolver habilidades de reorganização e planejamento, aceitação diante o que não está sob seu controle mudar e empoderamento frente ao que pode sim ser ajustado com funcionalidade e saúde. Um acompanhamento profissional pode facilitar sua comunicação, abrir espaço para o enfrentamento e entendimento, te ajudar muito com isso que sente.

Espero ter te ajudado!
Caso queira começar terapia, contratar um profissional para te ajudar com tudo isso, Conte comigo..
Psicóloga Chris

Christiane Teixeira dos Santos Psicólogo em São Carlos

144 respostas

15 MAI 2023

Oi Camila,
Tua mãe está fazendo chantagem emocional contigo; não é verdade que ela está com feridas no corpo (ansiedade) por tua causa...
Ela está com ansiedade porque não está cumprindo com o dever dela que é de realizar-se como pessoa, como mulher.
Tua mãe veio antes de você e não tem nada que voce possa fazer por ela.
Ela é que precisa fazer por si mesma, precisa resolver seus problemas, seus traumas, sua dependência, suas carências, seus problemas emocionais... precisa fazer Terapia.
A melhor forma de voce lidar com ela é falar a verdade para ela: faz chantagem emocional contigo, o que não é bom nem para voce, nem para ela (mãe) e nem para teu filho que sente tudo o que voce está sentindo. Então, tem que explicar e falar para ela e dizer que de agora em diante, voce vai se comunicar com ela; que é para ela cuidar dela e procurar Terapia.
Não se assuste com a reação dela, mas precisa ser dura com ela, nesse momento.
Deixe seu celular desligado e só ligue quando voce precisa usar; o celular está a seu serviço e não você a serviço dele.
Você pode também fazer Terapia para ser auxiliada neste momento: lidar com as suas emoções, lidar com o filho e desmamar a mãe de si mesma...
Abraços

5817 respostas

13 MAI 2023

Olá Camila! Obrigado por escrever. Provavelmente teus irmãos e tias, possam intensificar a aproximação com ela, para te ajudar, nessa fase. Ao mesmo tempo, ela, pelo que se deduz do seu relato, precisa organizar formas significativas, autônomas e realizadoras, do tempo dela. Será muito importante ela contar com a assessoria científica de um psicólogo.
Muitas vezes não temos como falar, mas pela ação, podemos direcionar as pessoas a viverem com maior autonomia. Por exemplo, vivendo a clareza de suas atribuições prioritárias de cada momento, diante da ligação dela, passar para ela, que você não poderá falar com ela naquele momento, porque terá que fazer tal coisa. De outro lado será importante você reservar com periodicidade e dosagem sensata, momentos de interação com ela.
Estou a disposição para maiores aprofundamentos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.