Por que ele diz que precisa se afastar de mim?

Feita por >Jhenny · 6 jan 2019 Terapia de casal

Tive um caso com um homem casado. Nos envolvemos e nos apaixonamos. Ele me disse q era infeliz no casamento, não sentia mais nada pela esposa, mas q não conseguia se separar por causa do filho (6 anos). Ele faz terapia pra tentar saber como é qdo fazer. Porém, desde final do ano passado, ele tem tomado remédios contra a ansiedade e depressão, pq ele passou por vários problemas q deixaram ele desgastado e ele percebeu q deixou de ter condições de continuar se relacionando comigo enquanto ele ainda estava casado. Continuamos conversando normal. Porém, recentemente ele me disse q ele está sem vontade de fazer nada, nada o alegra, e me disse q precisa e quer se afastar de mim por não estar bem e precisar resolver a situação dele, pq ele percebeu q até a mãe dele está angustiada em vê-lo mal assim (ele já conversou com a mãe dele sobre como ele se sente em relação ao casamento). Disse pra ele q eu respeito essa vontade dele. Paramos de conversar e ele me excluiu das redes sociais dele. Eu não consigo ainda entender pq q era necessário se afastar assim de mim, a ponto de tb precisar me excluir das redes sociais. Segundo ele, se não excluísse, não seria se afastar de verdade. Preciso de ajuda pra tentar encontrar uma explicação do pq ele precisou se afastar de mim por não estar estar bem e precisar resolver a situação dele. O q a minha presença poderia influenciar em tudo isso? Ele sempre deixou claro q eu não fazia mal a ele. Não consigo entender.

A melhor resposta 7 JAN 2019

Jhenny, boa tarde! Primeiramente fico feliz em se abrir através deste meio de comunicação. Em seu discurso há uma história com várias emoções, expectativas, sentimentos e elaboração de luto ainda em processo. Não temos como mudar o sentimento das pessoas, mas cuidar do nosso e das nossas relações. Neste contexto, a opinião, a conversa e a orientação são importantes para o diálogo na relação, mas sempre com cuidado e zelo nas interpretações. Pelo seu relato é precisa de um tempo até para compreender esta situação. Como você coloca ele tem uma relação importante (ninguém casa para se separar e dar conta se ele quer continuar casado ou não é bem difícil, visto ser um investimento alto- emocional, financeiro...). Contudo, seria importante você também fazer o seu investimento em você! Cada um seguirá conforme seus sentimentos. Seria importante você procurar profissionais que possam te ajudar nestas situações através do processo terapêutico. Serão várias situações no dia a dia que precisarão ser elaboradas de acordo com a sua forma de lidar, ver, sentir e ser. Estou à sua disposição, caso precise de acompanhamento psicológico ou para maiores esclarecimentos. Abraços, Danielle Almeida

Danielle de Almeida Psicólogo em Rio de Janeiro