Como diferenciar uma crise de ansiedade de manipulação emocional?

Feita por >Brena · 28 mai 2020 Ansiedade

Meu namorado tem sintomas de ansiedade, embora não tenha sido clinicamente diagnosticado.

Como diferenciar uma crise de ansiedade de manipulação emocional?

Me preocupo em ter atitudes tóxicas com ele, mas também tenho a preocupação de os gatilhos dele estarem intimamente ligados a frustração de não saber lidar com as coisas que não saem a sua maneira e estar sendo manipulada emocionalmente.

A melhor resposta 28 MAI 2020

Olá Brena!
Não seria possível dizer se as crises de ansiedade de seu namorado são reais ou se tratam de uma manipulação emocional com tão poucos detalhes... mas ao se sentir possivelmente manipulada e ter atitudes tóxicas na relação, não deixe de considerar a busca por ajuda profissional para que através do processo de autoconhecimento e fortalecimento emocional repense suas atitudes e relacionamento.

Fico a disposição.

Abraços

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

7 JUL 2022

Olá Brena.
Independente dele ter ansiedade, quando não se sentir bem é porque as atitudes dele não foram adequadas a você, para toda ação existe uma reação, se suas atitudes não são adequadas, ele provavelmente terá atitudes também inadequadas, e vice versa. Pontue sem julgamentos o que não está te agradando, descreva os fatos e como se sente, busque assertividade em suas palavras.
Por fim, não é sobre ele, é sobre você, não são as atitudes deles, são as suas que podem colocar ele em uma posição de te respeitar.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

30 MAI 2020

Boa noite Brena, respondendo a sua pergunta não posso te dizer no caso do seu namorado qual a diferença, pois pelo o que você relata ele apresenta sintomas de ansiedade, mas não foi diagnosticado, aqui você não diz o porque dele não procurar ajuda medica+terapia, diante de sua preocupação sugiro que, converse com ele sobre a possibilidade de você acompanhá-lo em uma consulta com o psiquiatra e logo após procure um terapeuta para ajudá-lo com o bloqueio da motivação dele, aquilo que o impede de seguir em frente para alcançar seus objetivos, quando "as coisas que não saem como ele deseja".

Brena, também procure ajuda terapêutica para refletir sobre as "atitudes tóxicas que porventura você possa ter com seu namorado, sobre seu relacionamento, a manipulação emocional.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

29 MAI 2020

Olá! Obrigado por participar. Você não caracteriza o que chamou de "crise de ansiedade", mas coloca a desconfiança da manipulação emocional. Tanto a ansiedade como a manipulação, implicam em pensar níveis maiores ou menores, adequados ou inadequados. De certa forma, o ser humano, logo nos primeiros tempos de vida, desenvolve algumas habilidades para, através da emoção, conquistar muitas coisas, assim como, começa a organizar, no encontro do passado com o futuro, níveis de ansiedade que se mostram, algumas vezes acima, algumas vezes, abaixo, mas tentando encontrar o melhor nível de ansiedade. Nessa perspectiva é preciso que você possa, tendo como referência sua auto valorização e a tua melhor completude, diferenciar com autonomia as coisas, para poder situar os níveis razoáveis de cada componente na interação. Cabe assinalar que você é parte central para, nas situações de interação, ajudar a qualificar e direcionar trocas amadurecidas. É importante, sempre ressaltar que pessoas tranquilas, serenas, seguras, direcionam trocas mais harmônicas. Será bastante interessante você poder contar com a ajuda técnico-científica de um psicólogo. Estou à disposição para aprofundamentos. Abraços virtuais (em tempos de pandemia, saia de casa somente para o que for necessário, com máscara, higiene e distanciamento físico: uma morte a mais evitada, vale toda a vida preservada!) Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.