Como descobrir se minha filha de fato é homossexual?

Feita por >Lilla · 1 set 2016 Orientação sexual

Olá! Minha filha tem quase 14 anos e namorou um colega da escola até junho. Mas no início do ano os colocaram em salas de aulas separadas na escolha, o que os distanciou. Desde o início do ano ela vem com uma amizade de uma menina que é meio diferente e se declarou bissexual. Hoje encontrei duas folhas escritas com pensamentos da minha filha. Tipo se dizendo apaixonada e idolatrando essa menina. Em conversa me disse fato estar apaixonada por essa menina. Como sei se é encantamento, idolatria ou preferência por meninas? Pode ser algo passageiro?

A melhor resposta 1 SET 2016

Ola Rafa
A adolescência é uma transição de em todos os sentidos (físicos, hormonal e psicológico). Não há como se saber qual a orientação sexual de sua filha, até porque nem ela mesma sabe, esta é uma fase de autoconhecimento, de hormônios a flor da pele. O fato de ela experienciar relacionamentos de ambos os sexos não define sua orientação sexua para hétero ou homo. É muito precoce acreditar que se tem uma resposta pronta para uma situação que não está definida e que na verdade nunca se define enquanto vida tivermos.
O que não vai adiantar é pressiona-la nesse momento e sim se houver pressão pode aumentar o gosto pelo proibido. Você já foi adolescente e entende o que digo. Desde quando se conta tudo para os pais? Entendi, converse com ela, mas sem pressioná-la.
Espero ter contribuído
Att. Psicóloga Ussénade

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

9 SET 2016

Pode ser que seja uma paixão passageira ou pode ser que sua filha seja homo ou bissexual. Neste período da vida em que sua filha está pode ser mais importante, para o relacionamento de vocês duas e para o crescimento dela, que você se mantenha próxima e apoiando as decisões que ela tomar indiferente da orientação sexual que for sendo construída na vida de sua filha.
Se você sentir necessidade procure por um profissional em psicologia para lhe ajudar a compreender como as decisões de filha estão afetando sua vida e como lidar com isso.

Patrícia Martins Psicólogo em Belo Horizonte

312 respostas

9 SET 2016

Olá, Rafa, sugiro que participe com sua filha de terapia familiar para facilitar o diálogo. O objetivo é redescobrir o que mais importa para você e sua Filha para estarem e se manterem unidos. Boa sorte, Ronaldo.

Psicólogo Ronaldo Silva Psicólogo em São José dos Campos

96 respostas

2 SET 2016

que tal uma boa conversa? aberta e franca como uma boa relação entre pais e filhos deve ser? entender todas as questões pode ser o primeiro passo para que ela se abra e tenha em vc uma parceira e confidente. o apoio é fundamental seja qual for a questão... pode ser tudo inclusive uma fase, mas a conversa deve ser leve e de forma a ajudar. qualquer atrito pode afastar e gerar outras questões. faço votos de q vcs se apoiem mutuamente. abs

Marcos Alves da Silva Psicólogo em Salvador

15 respostas

2 SET 2016

Olá Rafa!
Pode sim ser algo passageiro, aos 14 anos o adolescente está construindo sua identidade, mas pode sim ser um desejo de sua orientação que está despertando neste momento.
Se tiver disponibilidade, procure ajuda de um psicólogo para que ela possa lidar com estas questões abertamente, se conhecendo e prevenindo que sinta-se culpada com tais desejos.

Fico a disposição,
Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

2 SET 2016

Rafa vc primeiro precisa pensar porque essa situação está te incomodando tanto, e talvez vc esteja bem chateada pelo fato dela não ter ido até vc conversar ! Pense é uma fase onde não há certezas absolutas , ela tb deve estar confusa e tentando entender o que sente ! Mas acho que seria bem bacana vc procurar orientação tenho certeza que lhe fará bem pra lidar com essa e outras situacaoes ! Boa sorte Renata

Clínica Arapanes Psicólogo em São Paulo

14 respostas

2 SET 2016

Boa noite
Rafa como as colegas já disseram ela está ainda se descobrindo sexualmente,
Às vezes ela pode até estar em conflito nesta definição, então, neste momento ela precisa apenas de apoio. Fique despreocupada. Se caso se tratar de sua aceitação quanto a opção dela procure um apoio psicológico mais próximo de você.

Arlete Maria dos Santos Psicólogo em São Paulo

110 respostas

2 SET 2016

Boa noite Rafa
Acredito que esta preocupação tão comum principalmente quando existe
Algum preconceito em relação a opção sexual,

Arlete Maria dos Santos Psicólogo em São Paulo

110 respostas

1 SET 2016

Olá Rafa!
Pela idade dela, sabemos que pode ser passageiro, pois pode estar experimentando, porém, também pode ser homossexual. Não se desespere! Procure conversar com ela e compreender o que ela esta sentindo e apoiá la, e quando essa fase passar você terá certeza da orientação sexual dela, pois ela também se descobrirá.

Att.

Psicóloga Ana Paula Souza Psicólogo em Guarulhos