Um homem heterossexual pode descobrir sentimentos homossexuais?

Feita por >Danilo · 5 ago 2017 Orientação sexual

Sou gay e frequentou uma igreja evangélica. Sou assumido para minha familia e para os meus amigos mas na igreja ninguém sabe disso (ou fingem que não sabem ou negam isso sobre o pretexto de nunca pensarem "mal" do seu irmão). Na minha igreja tem um cara casado, que tem um filho enfim, uma vida heterossexual padrão. Quando ele chegou na igreja eu logo comecei a olhar pra ele mas não era correspondido. Mas parece que ele notou isso e agora fica me encarando o tempo todo. Ora rola um pega pega de olhares, ora a gente fica se encarando. Ele olha pra mim que enquanto eu canto, olha pra mim escondido enquanto as pessoas estão bloqueando minha visão, finge que vai olhar ao redor. O pior é que toda vez que isso acontece ele olha para o chão e fica pensativo como se tivesse se sentindo incomodado por alguma coisa. Tenho a ideia de que seja estranheza pelo fato de ter um homem olhando pra ele. Não sou nada parecido com um cara heterossexual, sou delicado, tenho a voz fina, ando meio rebolado etc...

Queria saber o que tá acontecendo.

Seria um tipo de homossexualidade latente?

Grato

A melhor resposta 5 AGO 2017

Olá Danilo!
Uma pessoa pode sim ter uma vida heterossexual padrão como mencionou e ter desejos e atração que ficam vivas apenas no seu íntimo, mas neste caso o interessante para você refletir é se está nutrindo este interesse com a troca de olhares e expectativas ficando vulnerável a envolver-se com alguém que não lida com a questão com a mesma tranquilidade que você.

Abraços

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

14 AGO 2017

Oi Danilo,
A sexualidade é muito dinâmica então os papeis e desejos podem se modificar ao longo do tempo.
Quanto ao seu relato, varias são as possibilidades: curiosidade, descoberta de desejo, estranheza, entre outras.
É possível que nem ele saiba o que está acontecendo. Apenas uma análise com ele poderia definir.
Espero ter ajudado.

Um abraço,
Liediani Souza

Liediani Souza Psicólogo em Florianópolis

235 respostas

8 AGO 2017

Olá Danilo, realmente a melhor forma de você saber isso seria tendo uma conversa com ele para esclarecer as coisas. É complicado ficarmos divagando sobre o desejo/interesse do outro se o outro nunca nos disse nada. Mas sim, é bem comum pessoas que levam uma vida heterossexual conforme os padrões impostos sexualmente pela sociedade, mas na verdade queria ta tendo outra vida, isso acontece sim. Se essa situação é algo que está te incomodando tanto acredito que talvez seja uma boa alternativa ter uma conversa com ele, mas também nada impede de o único interesse dele seja o flerte, enfim.

Psicóloga Diva Barreto Psicólogo em Fortaleza

18 respostas

6 AGO 2017

Olá, Danilo. Já antecipo de imediato sua dúvida explanada no título: sim. Entenda que, em se tratando de orientação sexual temos dois caminhos prováveis: permanência e transição. Ou seja, há pessoas que vivem sua orientação de uma única forma, a vida toda, da melhor forma. E outras que podem transitar por uma ou outra orientação. Neste sentido, torna-se muito comum a atração de homens heterossexuais por outros homens. Isso pode acontecer em vias naturais, ou por fantasiação e fetiche. Cada caso é, portanto, um caso. Também é importante salientar que, em desejos e atrações por alguém do mesmo sexo prevalecem quatro situações: física, sexual, romântica e emocional. Logo, as atrações podem ser somente físicas e não necessariamente sexualizadas (a pessoa acha o corpo bonito, admira-o, mas nem por isso sente desejos sexuais a partir disso). Podem também haver as duas situações juntas e já são parâmetros de outras análises. Quando partem do físico e do sexo para questões emocionais e românticas, então podemos crer que a pessoa já nutre sentimentos, emoções, pensamentos pela outra, além da atração física e sexual. Há homens que fazem sexo com outros homens e nem por isso são considerados gays (ou homossexuais de fato). Ele pode continuar com desejos por outras mulheres, mas nem por isso categoriza-se como bissexual. O mesmo ocorre com as mulheres que fazem sexo com outras mulheres e não são lésbicas, por isso. No que você apresenta, é necessário sair do campo do flerte e conversar, saber sobre qual patamar está a correspondência. Espero ter-te ajudado. Um abraço, Marcus Gabriel.

Marcus Vinícius Gabriel Psicólogo em São José do Rio Preto