Meu filho mais velho abusou da minha filha, Descobri anos depois.

Feita por >Marina · 8 jul 2023 Violência sexual

Recentemente descobri que meu filho mais velho abusou da minha caçula dos 7 aos 10 anos dela. El contou a psicóloga da escola que orientou el a me contar e a psicóloga disse que terá que comunicar ao conselho tutelar. Minha filha hoje tem 14 e meu filho, 18. Conversei com ele e em seguida com eles juntos. Ele assumiu o abuso e me disse que quando tomou consciência de que aquilo era errado, parou, tanto que isso já sessou faz 4 anos. Disse que sente vergonha e se arrepende. Minha filha se sente culpada agora de ter contado a psicóloga, pois buscou abrigo nela e ela sente que isso pode destruir nossa família. Moramos com seus avós, que se tomarem ciência do fato, provavelmente excluirão meu filho de casa e de suas vidas. O que devo fazer agora? O que pode acontecer com meu filho mais velho?

A melhor resposta 9 JUL 2023

Marina,
Infelizmente a coisa foi mal conduzida pela psicóloga da escola...
Agora, voce precisa se aconselhar, fazer Psicoterapia para ser orientada, resolver este problema de forma que fique bem tanto para os dois e para voce tambèm.

Abraços

5859 respostas

9 JUL 2023

Olá Marina! Obrigado por escrever. É uma situação delicada, mas com sabedoria, empatia e sensatez, vocês construirão as melhores formas possíveis de conduzir as coisas. Um menino com idade entre dez e quatorze anos é uma criança em desenvolvimento. Aos dez, quando as coisas começaram, era em todos os sentidos uma criança, nas fases bem rudimentares para a passagem para a adolescência. Esse deve ser o ponto de partida para avaliar as coisas. Hoje ela está com quatorze anos, ele com dezoito. Na época do início dos acontecimentos, nem ele, nem ela tinham consciência, entendimento, muito menos, avaliação das consequências desses fato. Hoje, por outro lado, faz quatro anos que isso não acontece mais. As medidas devem ser: manter esse fato no maior sigilo possível; conversar com as pessoas que sabem para que entendam e foi ação de crianças, do passado, que não pode, em hipótese alguma ser falada para mais pessoas; apoiar e acolher a ambos, cada qual conforme seu momento de vida, questões e idade; propiciar a ambos, adequada orientação, respaldo e direcionamento a ser conduzido por um de nós, psicólogos. Talvez contar, você também, com a orientação científica de um de nós.
Outras questões integradas a isso, podem precisar de outras ações. Comece falando com um de nós, para que se sistematize de forma profunda a história e as ressonâncias decorrentes dela, em sua visão, até o momento.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.