Descobri que meu filho é homossexual e comecei a sentir forte rejeição por ele

Feita por >Mãe perdida · 9 jun 2022 Terapia familiar

Sempre fui "encantada" por meu filho, achando-o lindo, educado, inteligente, responsável, amoroso, bem humorado (apesar de tímido), e ainda o via como uma criança, que mal sabia amarrar o cadarço do tênis. Tinha adoração por ele. Acontece que a tela do celular dele quebrou e mandei consertar. O técnico pediu a senha para testar. Quando desbloqueou, vi uma foto de um amigo que achei estranha (de costas, no banho, da cintura para cima). Fiquei assustada e resolvi abrir o celular (coisa que jamais considerei fazer, mas depois da foto quis verificar) e o que vi me deixou perplexa, chocada. Prints de conversas se declarando a um amigo, chamando-o de namorado. Este "amigo" falando coisas que nunca imaginei que uma "criança" de 13 anos falasse. Ali, foi como se algo quebrasse, eu senti que não conhecia meu filho e quando olho pra ele, é como se ele fosse outra pessoa. Tenho a sensação de que ele passa uma imagem de candura e esconde uma outra pessoa e isso me faz vê-lo como "falso". Sempre pensei que lidaria bem com a homossexualidade de um filho e que não importa com quem ele se relacione e sim o seu caráter, mas meu choque com a descoberta foi imensurável. O fato é que depois disso, não consegui mais demonstrar (ou sentir) afeto por ele ou abraçá-lo. Mal consigo olhar pra ele. Sinto uma rejeição enorme e para dirigir uma simples palavra, como perguntar como foi a escola, tenho que fazer um esforço sobre-humano. Me sinto como uma formiga fazendo força para levantar uma pedra enorme e fico totalmente sem energia. Sei que ele precisa de mim, do meu apoio, mas minha rejeição por ele está gigante. Sinto raiva dele e não sei como contornar.

A melhor resposta 11 JUN 2022

Mãe. Não deve estar sendo fácil p vc, mas ele é seu filho. Faça terapia p ajudar.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

13 JUN 2022

Primeiramente fico feliz por ter se aberto por aqui, pelo menos ter falado um pouco sobre como você se sente com todos esses acontecimentos. Não há uma solução ou uma resposta imediata que podemos lhe oferecer, apenas lhe indicar que se for possível, e do seu interesse, buscar um processo terapêutico. A psicoterapia é um processo único e individual que se desenvolve através de uma relação terapêutica entre paciente e psicoterapeuta e que possibilita transformação e consciência acerca de sua vida, suas relações, seu jeito de ser! Caso haja interesse e disponibilidade vocês podem procurar também uma terapia de família, até para entender e dar apoio neste novo contexto familiar. Não há nada de errado fazer uma escolha de vida diferente do padrão da sociedade. Contudo, em alguns casos, há um processo de assimilação, entendimento e aceitação que a família passa quando encara uma opção sexual diferente das expectativas familiar e da sociedade. Relacionamento precisa de muita conversa e negociação. Espero ter lhe ajudado! Abraços, Danielle Almeida

Danielle Almeida Psicólogo em Rio de Janeiro

13 respostas

12 JUN 2022

Legal que tenha percebido a rejeição por ele... isso é sintoma de que é preconceituosa, interesseira, só gosta do filho se ele for como voce quer que seja e não como de fato ele é.
Deveria sentir raiva do seu preconceito e não por ele.
Seja como for, voce descobriu em si mesma um problema, uma barreira e se quiser ter uma boa convivência com teu filho e com outros, vai ter que cuidar, curar, sanear este teu problema. Teu senso de julgamento era tão forte que não percebeu a forma como ela manifestava o seu afeto, como ele se expressava. A raiva que voce sente pode ser de voce mesma por ter sido tão superficial com ele.
E nada pode fazer... e nada está errado... é a forma como ele expressa as suas preferências, a sua emoção, a sua sexualidade.
Se voce se colocar contra e se deixa dominar pela decepção, mais inseguro, mais dificuldade vai provocar nele.
Dialogue com ele... Pergunte como é para ele ser homosessual? Ele pode estar sentindo muito mais dificuldades... ele continua sendo seu filho... até porque ele tem 13 anos só e pode muito bem reverter, mas deixa ele decidir.
Não é se colocando contra que voce vai poder ajudar.
Penso que precise de Psicoterapia para limpar, sanear estes preconceitos. Muitas outras coisas pode descobrir, de conflitos, traumas que coloca debaixo do tapete.
Aproveita efaça um checape da sua vida emocional e energética.
Abraços.... seu filho está te ajudando a identificar estes limites teus, mas voce precisa corrigir. Aceite os desafios!

5817 respostas

12 JUN 2022

Olá Mãe perdida!
Continue encantada por seu filho, ele é seu, e deve ser maravilhoso e vai te dar muitas alegrias. Nos dias de hoje, em que as pessoas estão bem mais esclarecidas com esse assunto você está em sofrimento? Tenha calma observe quantas pessoas assumidas, não se envergonhe, levanta sua cabeça. No primeiro momento acredito que você tenha descoberto um segredo do seu filho, mas que no fundo toda mãe já sente essa diferença. Mas o amor agrega, respeita, acolhe. Só o amor constrói!!! Seu filho ao perceber sua diferença deve estar sofrendo muito. Pense no impacto que a sociedade homofóbica já realiza com as pessoas com escolhas sexuais diferentes. Pessoas, principalmente as mães , elas amam pessoas que puseram nesse mundo, elas protegem dos homens astutos e sanguinários, acolhem quando o mundo maltrata. Pois temos que amar as pessoas como elas são. Ninguém sabe o que cada pessoa faz dentro de quatro paredes, desde que o mundo é mundo existe práticas sexuais e desejos individuais.
Não permita que ele se sinta vulnerável por falta do seu amor e caia nas garras de pessoas maledicentes, que ensinam caminhos tortuosos a alguém que só tem que ser acolhido e escolhido novamente pela pessoa mais importante a mãe.
Converse com ele, fale pergunte chore, mas abrace e continue amando o maior amor da sua vida!
Espero que você se ache por favor.
Forte Abraço pois sei que precisa para se resolver.
Att, Psi Celeste. Tenha calma

Psicóloga Celeste Martins Psicólogo em Rio de Janeiro

134 respostas

10 JUN 2022

Olá Mãe Perdida! Obrigado por escrever. Esse tipo de surpresa geralmente causa sensações assemelhadas com a tua. Certamente todo pai, toda mãe, a princípio, sabe que socialmente, é muito difícil a trajetória de vida com sexualidade diversa dos padrões socialmente "normais". Há muitos outros componentes a serem ponderados:
- A sexualidade não é uma descoberta, é uma construção, que cada pessoa tempera a seu jeito;
- Há enorme peso da cultura e da rotina das pessoas, situação em que uma pessoa de treze anos, está tentando se posicionar de alguma forma, que ao receber afeto, acolhimento, empatia, diálogo, informação, amadurecimento, irá reordenando seus caminhos.
Será bom se você puder trocar ponderações com a assessoria científica de um psicólogo.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue estão vigentes e mais frequentes do que parece. A maior parte dos políticos são falsos, a grande maioria dos ditos, "líderes religiosos" não são religiosos - querem é dinheiro - são atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Use máscara, mantenha distanciamento, assim como elimine os criadouros de mosquitos.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico e orientador ocupacional