Como deixar de se sentir tão rejeitado?

Feita por >Igor · 3 ago 2022 Autoestima

Tenho um problema que prejudica muito a minha vida, que é o sentimento, o medo de ser rejeitado em minhas relações com as pessoas! Sempre fui muito tímido e recluso, talvez por causa do medo da rejeição. Não consigo fazer amizades e acho que meus familiares são frios comigo. Sempre tenho pensamentos de que estão bravos comigo, que vão ser grossos ou até violentos. Não consigo ficar íntimo e nem confiar em ninguém e tenho uma visão muito negativa acerca de mim mesmo. Tenho tido muitos pensamentos relacionados a morte ultimamente e não estou enxergando um modo de melhorar minha vida.

A melhor resposta 4 AGO 2022

Bom dia!
O medo de ser rejeitado ou mesmo de se afastar de uma relação antes de ser rejeitado é um tipo de apego denominado de apego inseguro evitativo. Isso provavelmente é originado na infância, na relação com os cuidadores onde o afeto e proteção não estavam disponíveis. O melhor que tem tratamento na psicoterapia.
Boa sorte!!

Roberly Freitas Vaz Psicólogo Psicólogo em Goiânia

36 respostas

4 AGO 2022

Olá Igor! Obrigado por escrever. Você descreveu um entendimento com bastante razoabilidade. De fato não há como medir pessoas melhores ou piores. A princípio, partindo da ideia de que cada pessoa é única, cada pessoa é rara, sem comparações, rica de possibilidades e potencialidades. Certamente você é rico de possibilidades e potencialidades. Acontece que por se sentir inferior, acaba por generalizar impressões e atribuir aos outros, sensações que você organiza pelos outros, mas são tuas. Sensação de que não é interessante, de que não será bem aceito.
Um de nós, psicólogos, poderá contribuir muito para que você se fortaleça, vejas suas qualidades, riquezas, potencialidades e possibilidades. Conte conosco.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos. A imensa maioria dos ditos "líderes religiosos" querem é dinheiro, são atores, são falsos, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras, evite aglomerações e e elimine os criadouros de mosquitos.

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8664 respostas

4 AGO 2022

Caro Igor,
Precisa recuperar a si mesmo, precisa resgatar a tua inteligência natural, a que você foi forçado a renegar para seguir o que foi ensinado, pelo que os pais e a escola ensinaram, pelo que a sociedade e a cultura exigiram, pelo que a religião impôs...
Precisa conhecer-se para descobrir a sua verdadeira identidade e a partir daí, tudo fica mais fácil você ser o que realmente é. Você apenas está num sistema, num meio, mas não é do meio, não é do sistema.
Então, na prática, seja bom para consigo mesmo; nunca traia a si mesmo, seja fiel a ti mesmo e saiba lidar com os valores sociais com muita flexibilidade, como estratégia para vencer.
Faça uso da Psicoterapia como recurso para se orientar e saber escolher e decidir... para ser dono da sua vida.
Abraços.

5826 respostas

4 AGO 2022

Olá, Igor
Imagino que isso deva ser muito difícil pra ti.
Mas não é possível fornecer um manual com alguns passos para deixar de sentir algo. Olhe quanto tempo de vida você levou para formar quem você é. Seria desrespeitoso a sua história acreditar que existirá uma solução tão simples.
Talvez a mudança que você precisa venha de uma experiência. De um sentir. De um se sentir valorizado e respeitado. E te garanto que isso seja possível numa relação terapêutica. Por isso te proponho um processo de terapia. Te proponho isso porque é um sentimento muito comum entre os clientes que chegam à sessão, portanto não se sinta deslocado por isso.
Boa sorte no seu caminho
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha