Como apagar da minha mente um passado obscuro de uma pessoa?

Feita por >Felipe · 18 jan 2022 Desenvolvimento pessoal

Eu terminei e logo após o termino, fiquei sabendo, vi vídeos e fotos de momentos íntimos da minha ex com outros. Atualmente nos perdoamos e estamos tentando reatar, mas todo momento me vem esses pensamentos como se a outra pessoa estivesse ali, sensação de que o que está fazendo comigo fez com outro e isso não sai da minha cabeça. Como apagar ?

A melhor resposta 19 JAN 2022

Olá, Felipe
De certa forma, a sua confiança parece ter sido violada, o que dificulta retornar a confiar. Por isso entendemos que não podemos mudar o passado, mas podemos mudar a forma como lidamos com ele, como por exemplo pensar em porque é tão ruim vê-la com outra pessoa, mesmo que nós não estivéssemos mais juntos? Claro que machuca, mas eu não fui "traído" e ela tinha liberdade de fazer o que quisesse, o que não quer dizer que vai voltar a se repetir.
Considere elaborar esse sentimentos em sessão com um profissional.

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha

907 respostas

5 FEV 2022

Felipe,
E precisa apagar? Se as nossas mulheres soubessem tudo o que nós fizemos, como elas ficaríam?
Cada um tem a sua vida, cada um tem a sua história, cada um fez o que achava que devia fazer, porque queria ser feliz, queria progredir, evoluir... ninguém faz para perder.
Cada um tem o direito de fazer o que cada um quer da sua vida. Cada um é dono da sua vida.
Então, se voce está se acertando para voltar a se relacionar, conversem sobre como será a vida de hoje em diante... o passado passou e se a dificuldade é de aceitar o passado, é porque voce não está vivendo o momento presente, está preso no passado e quem fica preso ao passado é cemitério.
Uma vez juntos, vivam o presente, realize-se aqui e agora.
Voce pode não conseguir porque tem muitas crenças que te proíbe de viver a tua fantasia, por vergonha, por timidez, por uma razão ou outra... peça auxílio da Terapia, mas resolva as tuas dificuldades;
Abraços

5817 respostas

20 JAN 2022

Olá Felipe!

Não sei se é possível apagar uma coisa que já aconteceu. Todos têm um passado, mas não necessariamente precisamos pensar sobre ele. Ele faz parte da vida de cada um e deu estrutura para como as pessoas são hoje.
Quando você diz que você e sua namorada se perdoaram, o que esperava que acontecesse? O que espera ter no seu relacionamento com ela daqui para frente? No que a relação de vocês é pautada? Pense um pouco nisso e converse com ela sobre esses pontos, quem sabe vocês podem descobrir um novo jeito de se relacionar, juntos.
Espero ter contribuído. Qualquer dúvida fico à disposição.

Um abraço!
Bruna C. Laureanti R. - Psicóloga
CRP 08/30665.

Bruna Cristina Laureanti Ribas Psicólogo em Curitiba

169 respostas

20 JAN 2022

Não consegui entender 100% se os momentos íntimos ocorreram durante ou antes do relacionamento de vocês, me pareceu que foi antes e se eu estiver certa, acredito que não tenha como você simplesmente esquecer o que viu, talvez daqui para frente, seja interessante trabalhar a compressão de que ela TEVE um passado, assim como você e que esse passado não é a realidade atual dela ou sua, e se questionar se você realmente consegue lidar com essas informações que recebeu, pois vocês já estavam separados e mesmo assim, afetou imensamente você, será que você realmente quer está nessa relação? Se sim, como quer seguir daqui pra frente? Você confia na sua parceira? Entende que passado e presente não são a mesma coisa?

Anônimo-396560 Psicólogo em Uberlândia

89 respostas

20 JAN 2022

Olá, Felipe!
Não tem como simplesmente "apagar" algo que aconteceu, e que mexeu com você, porém é importante ressignicar, ou seja, transformar (começar a ver de outra forma) esse passado que ainda vive no seu presente, a ponto de não te incomodar mais. É um processo, e por isso não acontece de um dia para o outro, mas e super possível. Recomendo terapia!
Espero ter contribuído.
Abraços

Picila H. Souza Psicólogo em Belo Horizonte

27 respostas

19 JAN 2022

Olá Felipe. Para entender o que você chama de "momentos íntimos", fui pesquisar no Aurélio: lat. intìmus, a, um 'o mais afastado, o mais recôndito; o âmago, o mais secreto'. - se eram momentos secretos então não deveriam ser registrados nem exibidos justamente porque ficam foram de contexto. A energia sexual é muito intensa e precisa ser sempre muito bem colocada na vida das pessoas. Por que vocês precisavam "ser perdoados"? Há várias questões a serem levantadas e respondidas e não "apagadas". Psicologo Online Custodio Cruz

Custódio Silva Psicólogo em Ouro Preto

97 respostas

19 JAN 2022

Oi Felipe! Grato por citar. Você escreveu pouco. No entanto, seu conteúdo indica que será adequada você conversar de forma mais sistemática, aprofundada com um psicólogo.
Assim poderemos te ajudar a situar melhor as coisas. Apagar conteúdos históricos, não é uma forma apropriada para lidar com eles. A forma adequada envolve amadurecimento, ressignificação.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia verdadeira, de maioria de falsos políticos, de grande maioria de falsos religiosos (atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento), até de alguns falsos cientistas, sigamos instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se!
Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8644 respostas

19 JAN 2022

O passado não pode ser apagado e o que você sente não tem como sumir de uma hora para outra. Mas isso não quer dizer que você não possa aprender a lidar. Questione-se o que realmente é importante nesse relacionamento, como você se vê nele e o que você espera de um relacionamento. Tome a decisão de acordo com o que achar melhor e considere fazer terapia!

Arthur Charles Oliveira Santos Psicólogo em Aracaju