Mentiras dentro do relacionamento

Feita por >Susen11 · 4 jul 2022 Terapia de casal

Meu namorado desde o começo do namoro mente sobre pessoas com que se relacionou no passado, já brigamos muitas vezes por isso e nossa pior briga foi sobre isso. Onde ele me contou a 'verdade' e combinamos que ele não apagaria nenhuma mensagem dessas pessoas e nem manteria contato. Porém segundo ele algumas pessoas mandaram textos dizendo coisas ruins por ele ter se afastado. Uma dessas pessoas frequentava a casa dele com um grupo de amigos com uma certa frequência e também me tratava mal (eles saiam um mês antes dele me conhecer). Essa briga foi a uns 5 meses, no começo desse mês brigamos sobre uma outra mentira e ele me ofereceu ver o celular p mostrar que não apagou nada, quando pego pra ver estava a maioria apagada de novo. Estou me sentindo mal, e sinto que cada dia que passa gosto menos dele, ja pensei várias vezes em terminar. Acho que a confiança acabou e me sinto sempre desconfiada, com a autoestima baixa e insegura.

A melhor resposta 7 JUL 2022

Bom dia, Susen11, como está?

O principal pilar da relação nunca estará em confiar no outro, mas em seus próprios sentimentos.
Por que, pra você, é tão importante saber do passado dele? Já se perguntou que talvez o apagar de mensagens não se deva a mentiras, mas para privar você mesma da sua própria insegurança? Ainda que pela falta de confiança entre vocês acabe tendo o efeito contrário?
Confiar ou não confiar é uma escolha. Ou você está com ele, ou está vivendo o passado dele, e assim forçando-o a reviver sentimentos dos quais pode ter aberto mão pra ficar com você. Desta maneira, você pode torná-lo exatamente o que não quer.
Já parou pra pensar que ele pode estar ficando com medo de estar com você? Alguém que passa o tempo junto cobrando e desconfiando?

A relação deveria ser entre vocês, aproveitando o momento atual entre os dois, de modo que nada mais se compare ao presente, nenhum sentimento ou medo passado.
Será que vocês estão sabendo viver este relacionamento?
Você diz que a confiança acabou. Mas será recíproco?
Será que alguma vez houve, de fato, confiança?

Estas questões podem ser trabalhadas na psicoterapia, trabalhar sua auto estima e valorizar mais os bons momentos juntos.
Caso tenha interesse e queira conversar, fico à disposição.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

16 SET 2023

Estou do mesmo jeito

Kakah Psicólogo em Rio de Janeiro

1 resposta

7 JUL 2022

Olá Suzen11
O que você ganha tentando controlar o que seu namorado faz ou não?
Por que você acredita que ele deveria te contar a verdade, se quando o faz você não aceita?
Confiança se conquista respeitando as amizades e a privacidade de cada um.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

7 JUL 2022

Olá Susen11, espero que esteja tudo bem com você.

É preciso entender o que você não gosta em seu namorado, e o que você não gosta em si própria, e deseja mudar, para melhorar a qualidade de seu atual relacionamento, e de seus relacionamentos futuros. Um ponto importante é realmente entender o que você espera e deseja para um relacionamento. Como seria um bom relacionamento para você? E como você poderia ser melhor dentro de um relacionamento? Se você não tiver autoconhecimento suficiente para compreender seu potencial e suas limitações dentro de um relacionamento, pode ser que você passe por tudo isso novamente em um próximo relacionamento, e assim sucessivamente, se sentindo sempre desconfiada, com baixa autoestima e insegura, o que pode prejudicar a qualidade de seus relacionamentos. Por isso, se for possível, e se você desejar melhorar também esse seu lado, é indicado você iniciar um processo de psicoterapia com um um Psicólogo, para que você possa ter a oportunidade de trabalhar as causas desta insegurança e baixa autoestima, e fortalecer cada vez mais sua segurança dentro de suas relações.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!
Um abraço!

Clóvis Neto CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

916 respostas

7 JUL 2022

Olá Susen11! Obrigado por escrever. Pelo relatado, vocês precisam amadurecer. Namoro é experiência de aproximação para se conhecer melhor, para que cada parte possa amadurecer. Namoro não avança se não se construir confiança. A confiança tem sua fonte maior na autoconfiança. Você não está autoconfiante. Por isso não está pronta para namorar. Será bom investir em estudos sérios e consistentes, em trabalho ou preparação para o trabalho de forma consistente; será importante investir em turma de conhecidos e colegas, através de prática de esportes coletivos de contato, através de grupo de estudos, de teatro, de viagem, de dança, dentre outros grupos. Será necessário você amadurecer a tua auto concepção. Amor próprio é a base.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são verdadeiras. A maior parte dos políticos são falsos, a grande maioria dos ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro - são falsos, atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção. Há até alguns falsos cientistas. Diante disso sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Resgate a máscara, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.

8664 respostas

5 JUL 2022

Susen vc deve procurar ajuda profissional ou terapia de casal. É mais aconselhável.
Sou Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

5 JUL 2022

bom dia, Susen. Pelo seu relato, o seu relacionamento já não anda bem há um tempo. A confiança é um elemento essencial para você se manter em um namoro e você mencionou que, em diversas situações, houve essa falta de confiança. O que te mantém nessa relação? Como tem sido a comunicação entre você e o seu namorado? Por que precisa verificar se ele está mentindo? O que você pretende encontrar? A questão é: como você vai se manter numa relação amorosa se já não consegue mais confiar no seu namorado?

Luana Santana Camargo Psicólogo em Palmas