Como devo superar isso, estando ainda dentro do relacionamento.

Feita por >Flavinha · 16 set 2020 Dependência emocional

Eu li tudo sobre isso, vi diversos vídeos mas ainda não consigo compreender o que deve exatamente ser feito. Sim, devo passar mais tempo sozinha e não querer incluir meu namorado em tudo o que faço, mas a minha questão é: como devo superar e realizar todos os conselhos que são dados ainda estando em um relacionamento? Meu namorado é uma pessoa super desapegada e muitas vezes isso me machuca pois nem sempre sei diferenciar se é porque ele não se importa comigo ou só porque sou eu quem devo que lidar sozinha com certos problemas. Como superar a expectativa? Muitas vezes me serve como gatilho e eu volto a estaca 0 depois de todo o progresso que eu fiz em superar a dependência emocional. Eu nunca sei identificar se é por causa dele ou sou eu mesma quebrando a cara com as minhas próprias expectativas. Como devo agir em relação a ele especificamente durante esse processo? Já conversamos posteriormente sobre isso e ele me apoiou nisso tudo. Por favor, me ajude, não aguento mais me exaurir desse jeito. Sinto que talvez seja pura insegurança em achar que ele não se importa comigo, mas e se não for? Como faço para ter coragem de terminar estando nessas condições?

A melhor resposta 17 SET 2020

Bom dia Flavinha!

Me parece que você me parece estar bem consciente das suas dificuldades, mas não esta conseguindo mudar os comportamentos, certo? Insegurança e a dependência emocional estão totalmente ligados! Assim como a baixa autoestima, falta de amor-próprio, o excesso de controle, a desvalorização... são as causas de muitos estados inconvenientes, que estão muito longe do que se deseja, que é o bem estar e qualidade de vida!

Acredito que você, assim como a maioria das pessoas que me procuram, gostaria que existisse uma solução rápida, uma receita para o quanto antes resolver os seus problemas, mas infelizmente, não acontece assim.
A psicoterapia é um trabalho em equipe (psicóloga e paciente) com muito carinho e respeito, uma parceria em busca do que você quer, dos seus desejos, de aprendizado/compreensão (aprender a lidar com seus medos, angustias e dificuldades).
O processo terapêutico visa o autoconhecimento, melhora na autoestima, manejo das autossabotagens, trabalhar a aceitação, conhecer seus valores, suas prioridades, melhorar o humor, construir mudanças/evoluções... que são caminhos para o bem-estar e qualidade de vida para pessoas engajadas, que buscam pelo acompanhamento psicológico.

Busque acompanhamento psicológico/Psicoterapia, tenho certeza que vai te ajudar a responder as suas tantas perguntas.

Estou a sua disposição para quaisquer dúvidas que tenha, bem como sobre a psicoterapia, com total sigilo, confiabilidade, respeito, acolhimento e ética profissional.

Sinta-se abraçada!

Psicóloga Daniela Fernandes dos Santos

Psicóloga Daniela Fernandes dos Santos Psicólogo em Rio do Sul

14 respostas

14 OUT 2020

Bom dia Flavinha, respondendo a sua pergunta, você comece se fortalecendo, pois, como você mesma diz aqui no seu texto "como faço para ter coragem de terminar estando nessas condições?, procure realizar psicoterapia para ajudá-la com essas questões, continuar ou terminar com esse relacionamento, só você pode tomar decisões e fazer escolhas que te deixem tranquila para viver um relacionamento que seja prazeroso, que te dê a atenção e o carinho que você merece, ser feliz, sem dúvidas em relação ao amor. Um abraço.

Eliane Weber Psicólogo em Salvador

574 respostas

17 SET 2020

Olá Flavinha! Grato por participar. Pura não sei, mas é insegurança sua. A condição para viver um namoro pleno com outro é ter namoro autônomo consigo mesmo. Pelo relato, é possível supor que você sempre teve alguém te protegendo, talvez pai, mãe, irmã, irmão, ou mesmo ilusão.
Você ainda não consolidou a tua identidade, ainda não namorou a si mesma. É preciso amadurecer. Uma laranja doce e madura sabe que será interessante a algum ser: pessoa, passarinho; uma pessoa doce, madura, será atraente. Pelo relato, você precisa de tempo, coragem e persistência para olhar para dentro de si e reorganizar tua identidade, priorizando autonomia, independência, força para perder ao outro sem perder a si mesma.
Espero ter ajudado. Estou à disposição para aprofundamentos.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, sejamos razoáveis: ética, abertura mental, autonomia, persistência, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8709 respostas

17 SET 2020

Olá. Muito obrigado por seu relato.
Bom importante entender melhor sobre sua demanda.
Colocar na balança os prós e contras dessa relação;
Qual as expectativas criadas antes e para o futuro;
Como está sua autoestima?
Fico à disposição para esclarecer melhor

Roberto Luiz Junior Psicólogo Psicólogo em São Paulo