A melhor resposta 23 AGO 2016

Bom dia, Leonilda. Tua pergunta é muito ampla, É preciso saber muitos pormenores para traçar um parâmetro de indentificação do problema. De qualquer forma, sugiro que você procure um profissional; ele irá ajudar muito tua filha.

Julio Cesar Spehar Psicólogo em Santo André

322 respostas

3 SET 2016

leonilda, saudaçoes!!!! primeiro leve sua filha para uma avaliaçao com neurologista e psicologo, ok? depois procure um psicopedadgogo. COM URGENCIA.

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

1 SET 2016

Bom dia, Leonilda.
Temos vários tipos de memória e as dificuldades podem estar relacionadas a vários aspectos - afetivo/emocional, cognitivo, biológico, neurológico, social, acadêmico... Enfim, é preciso saber em quais situações pode haver uma maior dificuldade em memorizar, se isso é recente ou não... Procure por um psicoterapeuta infantil para que ele possa avaliar e orientar melhor, de acordo com suas necessidades.
Fico a disposição.
Um abraço,
Renata

Renata Leal Quaglio Psicólogo em Vinhedo

49 respostas

30 AGO 2016

Bom dia Leonilda, na verdade seria necessário, uma anamnese para verificarmos como está a atenção da sua filha, pois sem uma atenção adequada, fica complicado uma boa memorização. Realizada a anamnese , é necessário um plano de ação terapêutico. Estou a disposição . Abraço, Rosângela Acioli

Rosângela Acioli Psicólogo em Recife

3 respostas

27 AGO 2016

Olá, Leonilda, se não há problema neurológico, a memorização será mais fácil de ocorrer quando a pessoa se identifica com o conteúdo. Não é estranho que a criança e o adolescente - até mesmo os adultos - apresentem dificuldade em memorizar certos conteúdo, que não caem no agrado. Ponha-se no lugar de sua filha e pense o que para você foi ou é difícil de memorizar. Mas como na escola formal é necessário desempenho, sugiro que ofereça apoio, não crítica, à filha. Naturalmente, um psicólogo pode fornecer orientações que lhe ajudarão nesta tarefa, uma vez que ele terá tempo de conhecer seu jeito e o jeito de ser de sua filha, e para depois traçar ações que valorizem a ambas. Boa sorte, mãe.

Psicólogo Ronaldo Silva Psicólogo em São José dos Campos

96 respostas

24 AGO 2016

Prezada Leonilda, bom dia. A sua demanda expressa um fenômeno psicológico primordial, o processo de desenvolvimento humano. Memorizar, não necessariamente equivale a aprender/assimilar os conteúdos necessários para um desenvolvimento cognitivo e social dos fenômenos que circundam o desenvolvimento infantil. É sempre interessante, observar o nível de manejo em que a criança dispõe para resolver determinado problema ou dificuldade. A sua idade pode referenciar o momento de maturação cognitiva do infante (Ex: os jogos que dizem a media de idade para que o jovem possa brincar de forma mais adequada).
O ideal é que os pais estejam sempre presente no brincar. Seja este por via da fantasia, da arte, dos jogos. A memorização ocorre de forma equivalente a este processo de aprendizagem. Ela não pode ocorrer de forma incisiva ou, necessariamente, forçada. Os processos cognitivos (entrando ai à memória, percepção, a aprendizagem), a relação humana (interação com os pais, com outras pessoas adultas e com criança da mesma idade) e a cultura (a relação com sua própria história) são essenciais para que ele possa se constituir. Espero ter ajudado e fico a disposição.

Wellington Filho Psicólogo Psicólogo em Olinda

27 respostas

24 AGO 2016

Bom dia Leonilda sou Psicóloga Clínica na área Comportamental Cognitiva e me coloco a disposição para conversarmos pessoalmente, afim de conhecer mais detalhadamente as queixas apresentadas e a partir dai efetuar um planejamento terapêutico estruturado para sua filha.
Grande abraço
Tatiana Almada Menin

Anônimo-278260 Psicólogo em Goiânia

14 respostas

24 AGO 2016

Ola Leonilda, diante do que você trás não dá para saber quais são os fatores que estão por trás desta "dificuldade de memória" da sua filha.
Oriento-a a procurar levá-la a um médico para descartar possíveis fatores fisiológico e se mesmo assim não encontrar a solução encaminhá-la para um neuropsicólogo para fazer uma avaliação neuropsicológica.
Espero tê-la ajudado.
Att. a Psicóloga Ussénade!

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife

763 respostas

24 AGO 2016

Olá Leonilda explica melhor sobre sua filha. Para dar uma resposta mais concreta.

Francys De Thommazo Psicólogo em São Paulo

2 respostas

24 AGO 2016

Ola Leonilda,
Vários fatores podem influênciar na memória inclusive falta de sono, alimentação, estresse. Procure ajuda médica e psicológica.

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro

489 respostas

23 AGO 2016

Olá Leonilda!
Existem jogos e brincadeiras que podem ajudar no exercício da memória.
É interessante que verifique o que é indicado para idade da sua filha e ao perceber grande dificuldade na memorização, procure ajuda de um psicopedagogo para que o mesmo possa fazer uma avaliação verificando a necessidade de ajudá-la de outra forma.

Fico a disposição,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo