Como acabar com o bullying?

Feita por >Sonhosdestruidos · 13 mar 2024 Bullying

A minha vida foi destruída por abuso sexual, assédio moral, bullying intermitante que perdura desde os meus 7 anos até agora com mais de 30 anos.

Sempre fui tímido e não mexo com ninguém, no entanto, isso não é suficiente para fazer com que os meus agressores parem de me humilhar, vizinhos que eu nunca conversei, eles persistem.

Eu só tenho duas saídas:
Ou eu me mato ou eu me vingo de todos.

Não adianta. Eles não param.
A minha vida acabou.
Perdi oportunidades, estou afundado na depressão, ansiedade social , enquanto todos eles estão com empregos, outros casados, realizaram seus sonhos.

Só que tem um problema: quem apanha nunca esquece.

Eu semper repito meu lema: não tenha medo de um bandido, pois o bandido tem algo a perder. O bandido é uma pessoa gananciosa que pratica crimes porque ama o dinheiro, quer dinheiro fácil.

Eu vou dizer quem que a sociedade deve temer: doente mental, pessoas que tiveram seus sonhos destruídos por abuso sexual, bullying. Esse tipo de pessoa não tem mais nada a perder.

E por mais que eu sofra com tudo isso, essas pessoas não desistem , eles passam perto da minha casa me perturbam.

Eu não tenho mais controle sobre a minha vida.

Passei 5 anos na faculdade sendo humilhado, assediado moralmente, sendo chacota.

Mas, não foi suficiente esse tempo, eles continuam a me atormentar, pessoas que eu não mexo, não tenho nem relacionamento.

Uma coisa que eles jamais vão poder alegar é que não sabiam o que estavam fazendo e que eu era culpado.

A melhor resposta 25 MAR 2024

Olá, meu caro, espero encontrá-lo bem.
Estou desde o começo da semana com esta tua pergunta/desabafo aberta aqui pensando em uma forma que possa te responder de forma acolhedora e principalmente que alimente a esperança em ti. Resolvi, hoje, ser apenas franco e dividir isso contigo.
Abusos, coerção, violência e humilhações deixam marcas profundas no ser humano. Quanto mais intensas, maior o potencial para gerar sofrimento de forma consistente e persistente. Contudo, a nossa estrutura interna é livre e maleável e tem todas as condições para se reinventar, remodelar, e encontrar novos caminhos, abrir espaço no vazio e luz na escuridão.
Quero dividir contigo duas idéias.
A primeira é uma metáfora famosa apresentada por Bruce Lee em em 1972: "você colocar a água em um copo, ela se torna o copo; você coloca a água em uma garrafa, ela se torna a garrafa; você coloca a água em um bule, ela se torna o bule. A água pode fluir ou pode colidir. Seja como a água, meu amigo".
A segunda é o "Poeminho do Contra", de Mario Quintana (1982):
Todos esses que aí estão
Atravancando meu caminho,
Eles passarão...
Eu passarinho!
Essas duas idéias de essência filosófica trazem exatamente o aspecto humano de transitoriedade e resiliência. Somos mais do que a soma de nossas experiências e com tudo que acontece conosco existe sempre a semente de uma grande oportunidade para sermos muito mais do que já sonhamos. E somente uma coisa pode germinar qualquer semente: o amor. Onde há sofrimento, há espaço para o amor. Onde há tristeza, existe um sorriso esperando à porta.
Conte comigo para estar ao seu lado para abrir a porta e regar o seu jardim.
Estou à disposição para conversarmos sem compromisso e sem custos via videoconferência (online) para te escutar mais e para te apresentar como se dá este caminho terapêutico.

Abraço,
Lourenço Torresini
CRP-08/31556

Lourenço Torresini Psicólogo em Curitiba

61 respostas

1 ABR 2024

Olá!

Não seria justo eu dizer que sei o que você passou, porque só você sentiu na pele tanta violência e as implicações disso, a dor e sofrimento diários, mas eu realmente senti a dor no seu relato, o sofrimento e a angústia que você vem sentindo a tanto tempo.

E sei o quanto tudo isso pode ser doloroso, sinto profundamente por você ter sofrido tanto por conta de atitudes inaceitáveis de outras pessoas. As violências, humilhações e abusos deixam profundas marcas numa pessoa, ainda mais quando ocorrem de modo contínuo e constante.

Situações tão agressivas e intensas são causadoras de profundo sofrimento e infelizmente não há como mudar o passado objetivamente, embora possamos ressignificá-lo. Acredito que a esperança diante de tanto sofrimento reside no futuro, no encontro de novos caminhos, na construção do que fazer a partir do que você vivenciou.

Você falou que não tem mais controle sobre sua vida, sei o quão assustador esse sentimento pode ser. Mas você pode retomar esse controle, pois você pode escolher suas ações, você tem o poder de decidir um novo e positivo futuro através do que decidir fazer a partir de agora.

Pode ser difícil imaginar agora ou mesmo acreditar que seria possível impedir esses ataques e violências externas, mas em um processo terapêutico você pode descobrir suas forças e recursos internos bem como pontos e redes de apoio externos para construir esse novo caminho de uma forma positiva. Na escuridão podemos enxergar só duas portas, mas se acendermos a luz podemos enxergar as outras.

Desejo o melhor para você e que encontre a paz que busca e a força que está dentro de você para construir uma vida melhor. Precisando de orientação e auxílio, fico à disposição para conversar.

Espero ter ajudado de alguma forma.
Fico à disposição.
Abraço!

Luiza Teixeira Natale Psicólogo em Pelotas

56 respostas

29 MAR 2024

Primeiramentem, quero dizer que sinto muitíssimo que tenha passado por tudo isso. Quero conseguir te ajudar de alguma forma e pelo seu relato, percebo que falta uma construção de uma autoestima (verdadeira) e autoconfiança. Eu costumo falar para os meus pacientes que o único lugar realmente seguro é aquele que construímos dentro de nós. Portanto se o que acontece no mundo não é a da forma que você quer, pelo menos o que acontece dentro de você deveria ser. Mas trata-se de uma construção, de um processo. Não há uma resposta certa para a sua pergunta. Mas posso te dizer que quando você constrói dentro de si um lugar seguro, onde você tem o poder de escolha, o mundo fora se torna menos difícil. A psicoterapia pode te ajudar nessa construção. Espero que fique bem ♥

Lunnara Freitas
Psicóloga
CRP 17/7702

Lunnara Freitas Psicólogo em Natal

3 respostas

26 MAR 2024

Olá!

Inicialmente acredito ser importante dizer que lamento muito por você passar pelo o que passou, mesmo que isso talvez não sirva para muita coisa. Passar por uma situação de assédio/bullying é uma situação onde existe uma tentativa de atacar a nossa humanidade, é não reconhecer o outro como ser-humano, jogá-lo para fora da humanidade. Só pessoas perversas que desejam e fazem isso, posso imaginar o ódio que você sente de todas essas pessoas mas se contra-atacar não pode levar a uma auto-destruição? Não é isso que todas essas pessoas desejam para você ? Será que é interessante entregar a elas o que elas sempre quiseram ? E será que há apenas esses dois caminhos que você citou ? Talvez existem outras possibilidades que por estar tão machucado você não veja. Espero que você encontre saídas onde você não se torne igual a essas pessoas e nem acabe se destruindo, correspondendo, assim, ao desejos desses agressores.

Att,

Psicólogo Evandro Goyanna

Evandro Goyanna Psicólogo em Rio de Janeiro

42 respostas

26 MAR 2024

Bom dia, denominado de "Sonhos destruídos". Prefiro, lutando pelos sonhos! Afinal você escreve aqui porque está lutando para se reorganizar. O bullying é uma expressão recente, as formas de comunicação humana, não. Você, esse estágio de vida, está muito próximo do sofrimento, de tal forma a não poder filtrar para organizar a essência de tua verdade interior. Será importante, de fato, você contar com um de nós, psicólogos, para que possa reorganizar autoconhecimento, entendimento da natureza humana, das etapas de desenvolvimento, das personalidades e de suas formas de lidar com a necessária e desafiadora troca social. Pelo que descreveu você passou cinco anos na faculdade, embora com sofrimento. A faculdade levada a sério sempre vira uma plantação geradora de frutos promissores; o peso da comunicação, a partir da comunicação: "Sonhos destruídos", implica força e resgate da vivacidade de sonhos.
Procure por um de nós, com persistência, abertura mental, disciplina e regularidade. Assim poderemos te ajudar a ressignificar as coisas, a vida, o futuro.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8607 respostas

25 MAR 2024

Olá, vejo o quanto carrega mágoas e frustrações. A vida não é fácil, mas você tem algo em suas mãos: o poder da decisão, o poder de fazer escolhas próprias e que sejam para dar um tapa em tudo isso aí que te aconteceu, sabe como? Dando a volta por cima, tendo também uma vida que valha a pena, tendo sonhos renovados. Você acha que se vingando , matando outros ou tirando a própria vida é algo espetacular, é uma forma digna de sair dessa vida? Sabe o que a vida espera? A vida espera por decididos e a vida retribui incrivelmente para quem a vive e persegue seus sonhos, vive sua vida! Quer fazer algo surpreendente? Viva sua vida, realimente seus sonhos , invista em você, começando pela sua saúde mental. Entenda sobre o funcionamento do ser humano , e principalmente o seu, e faça o que jamais esperam: ir além! Até então, eles chacotam e você vai só apanhando e aceitando, é isso que esperam mesmo. Quer dar um tapa na cara desse tipo de gente: Surpreenda vivendo sua vida, fazendo o que gosta, sendo você mesmo, independente deles. esse tipo de gente não merece nada de você nem que se suje. Entre em contato, vem descobrir o que é viver a própria vida e sair dessa dependência emocional do mundo!
Steffany E. Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís