Por que o Bullying nunca vai acabar?

Feita por >021 · 30 mai 2023 Bullying

Muitos psicólogos falam da palestra sobre isso em escolas e mesmo assim continua, meu irmão tem problema genético igual a americana lizzie velasquez que não consegue ganhar peso e ele sempre motivo de riso, gargalhada, as pessoas não respeitam ele, já foi considerado o mais feio da sala quando estudava pelas garotas, já foi chamado de caveira, aidético etc.
Fico com ódio e ao mesmo tempo triste por ele, e sei que essas pessoas que riem de tudo quando ficam com uma doença irreversível viram humilde e param de ser o que foram.

A melhor resposta 31 MAI 2023

Olá, Pessoa!
Lamento que seu irmão esteja passando por esses episódios por conta de sua condição genética. Eu compreendo sua preocupação com o bullying e suas consequências. O bullying é um fenômeno complexo e multifacetado, que pode ter diversas causas e manifestações. Como você já deve saber, diante das palestras. Infelizmente, é difícil afirmar que o bullying nunca vai acabar completamente, pois está enraizado em questões individuais, sociais e culturais.
No entanto, é importante ressaltar que existem esforços contínuos para prevenir e combater o bullying em diferentes contextos, como escolas, famílias e comunidades. Palestras e intervenções psicológicas podem ajudar a conscientizar sobre os efeitos prejudiciais do bullying e promover a empatia e o respeito mútuo.
É lamentável que algumas pessoas mudem seu comportamento apenas quando enfrentam uma situação difícil ou uma doença, como você mencionou. Isso destaca a importância de promover uma cultura de respeito e inclusão desde cedo, para que todos possam ser tratados com dignidade, independentemente de suas diferenças e condições.
É fundamental oferecer apoio e encorajamento ao seu irmão, bem como buscar recursos e suporte para ajudá-lo a lidar com as consequências emocionais do bullying. O trabalho conjunto entre familiares, profissionais de saúde e educadores pode contribuir para minimizar os efeitos negativos do bullying e promover um ambiente mais seguro e acolhedor para todos.
Recomendo que busque apoio para ti também. Pois os impactos podem estar te atingindo também, de um modo que muitas vezes não percebe por estar tão focada no sofrimento de seu irmão.
Estou à disposição.
Um abraço!

Herson Alex Psicólogo em Blumenau

134 respostas

9 JUN 2023

Olá, eu realmente sinto muito por essas situações que seu irmão passa, infelizmente falta empatia para algumas pessoas. O papel do Psicólogo e de outros profissionais de saúde e da educação é justamente informar e sensibilizar buscando transformar a realidade, mas sabemos que nem sempre todos vão mudar sua forma de pensar e agir. Apesar disso continuamos esse trabalho para que essa realidade mude.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

1 JUN 2023

Oi, 021! Obrigado por escrever. Sempre foi, é, e sempre será da natureza humana, rir de particularidades de cada um de nós, encontrar consolo em eleger defeitos ou destacar aspectos de uma pessoa em particular para desviar dos próprios. Precisaremos fortalecer as crianças e adolescentes, para que possam aprender a não se fragilizar com essas situações. Creio, no meu humilde entendimento da vida, da natureza humana, que as pessoas (muitas delas especialistas) estão partindo de temperos diferentes, que não contribuem muito para as nossas evoluções. Não há uma mágica de passagem da resistência diante dos abusos, desrespeitos que se vivenciará e se precisará, aos poucos, aprender a lidar. Por exemplo: o professor lida quase todos os dias com desrespeitos e humilhações, o jogador de futebol, o pai de família em algumas unidades de saúde, o trabalhador em seu trabalho. A questão não é fingir que essas provocações sejam certas, mas é preparar um pouco as crianças para que obtenham certa maturação e sabedoria autônoma para enfrentar a questão com ferramentas ou posturas razoavelmente sensatas, sem serem encolhidas pelos outros. Será mais fácil desenvolver na infância, do que depois de adultos. Extremos simplesmente precisam ser tratados como crimes. Para tanto será preciso configurar e materializar o absurdo desses extremos.
Peço desculpas por possíveis lacunas. Estarei a disposição para complementações.
Abraços!

8644 respostas

31 MAI 2023

Lamento muito ouvir sobre a situação difícil que seu irmão enfrenta e o impacto que isso tem na vida dele e na sua. É extremamente desrespeitoso e prejudicial quando as pessoas zombam, intimidam ou discriminam alguém com base em sua aparência ou condição genética.

Infelizmente, o bullying pode surgir devido a aspectos negativos do comportamento humano, como a necessidade de poder, a busca por popularidade, a falta de empatia e a tendência de julgar e discriminar os outros. Esses aspectos podem ser difíceis de superar completamente, pois envolvem mudanças profundas nas atitudes e comportamentos individuais.

É compreensível que você sinta raiva e tristeza ao testemunhar o sofrimento do seu irmão. É importante oferecer apoio emocional a ele e lembrar que você está ao seu lado. Encoraje-o a procurar ajuda e apoio, seja através de um psicólogo, de um grupo de apoio ou de organizações que trabalham com pessoas que enfrentam desafios semelhantes.

Paulo Eugenio Ferreira Rocha Psicólogo em Taubaté