Busca de atenção.

Feita por >Anônimo · 14 abr 2021 Dependência emocional

Eu namoro a quase três anos, primeiro ano foi a distância mas com a pandemia os dois últimos anos tem sido "presencial". Em janeiro voltei para minha cidade e fiquei até março. Mas enfim, eu gosto do meu namorado eu REALMENTE sei que gosto dele, mas as vezes eu fico confusa demais, como se não gostasse dele o suficiente. Um cara deu em cima de mim em janeiro e eu gostei da atenção, mas não retribui. Porém fiquei pensando depois naquele cara, que eu ficaria com ele se fosse solteira. E isso já aconteceu algumas vezes antes, de eu pensar em alguém e pensar que ficaria com a pessoa se estivesse solteira. Prezo muito pela lealdade, nunca fiz nada que pudesse ir contra isso e me pergunto se esse tipo de pensamento é infiel, eu não quero pensar nisso. Simplesmente vem a minha cabeça e eu tento ignorar. Em alguns dias passa, no máximo semanas. Mas parece muito errado, se eu gosto do meu namorado pq penso nessas coisas???? Isso é muito estranho, se eu não gostasse dele eu n teria problema em terminar, mas eu sei que gosto. Ele é ótimo, me faz bem e tudo. Mas me pergunto se eu gosto dele genuinamente ou se me apeguei a isso. Eu não tenho vontade de trair, mas as vezes penso que se fosse solteira ficaria com tal pessoa, e na última vez pensei na pessoa por um bom tempo. Foi desconfortável pensar em alguém, sendo que já tenho um namorado. Não quero mais isso. E não sei como me resolver. Parece que sempre tô em busca de atenção, e não quero estragar meu relacionamento. Meu namorado é atencioso, mas pra mim nunca está bom. O problema é comigo. Aiai o que eu faço? ( Eu quero procurar um atendimento psicólogico, mas no momento não tenho como arcar)

A melhor resposta 15 ABR 2021

Olá Kkkk! Grato por escrever. Não temos como controlar interesse ou desejos. Em certa medida eles são saudáveis, implicam a preservação da espécie, a superação da perda de alguém que foi marido ou namorado. Isso é necessário de saudável. A questão é que vivemos em um mundo que tem como forte princípio a monogamia e os benefícios e especificidades dela. Viver atração é até esperado. Cultivar atração por terceiro, não. Há uma distância muito grande entre o que pensamos e sentimos e as nossas ações. Caso fiquemos pensando que desejamos, pesquisamos, verificamos melhor, mais de perto uma pessoa e passamos a gostar dela, nutrir encontros e trocas com ela, precisaremos, pelos valores de nossa sociedade, deixar a outra. Se algumas vezes sentimos atração, mas não cultivamos ou ficamos dedicados a ela, ao mesmo tempo em que cultivamos respeito amor, consideração por nosso parceiro, não há problema.
De outro lado, namoro é experiência de aproximação, maior conhecimento para avaliar e fazer evoluir ou não, os próximos estágios: noivado, casamento. Histórias virtuais são muito pobres e com poucas bases.
Namoro é experiência que na maior parte das vezes deve terminar.
Sugiro que você procure um psicólogo, não pela razão colocada no texto, mas para amadurecimento.
Espero ter ajudado.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo de pandemia, evitemos mais mortes, façamos fechamento total por quinze dias (lockdown) para obtermos os benefícios que Araraquara obteve, máscara higiene, distanciamento físico, vacina rápida e obrigatória para dos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8607 respostas

15 ABR 2021

Olá
Que bom que escreveu!
Quando a atração por outra pessoa fora do relacionamento acontece é por que não está feliz, não está completa como indivíduo.
Recomendo acompanhamento psicológico. Procure ajuda no posto de saúde na sua região.
O autoconhecimento é muito importante
Beijo carinhoso

Leni Elisa Psicóloga Psicólogo em Itapema