Como buscar o autoconhecimento? Como me encontrar?

Feita por >Bento Silva · 8 jun 2021 Crise existencial

Já dizia Cartola: "Se alguém por mim perguntar, diga que eu só vou voltar depois que me encontrar..."

Já faz um tempo que procuro o meu "dom", um rumo profissional para minha vida, mas fico perdido. Já comecei muitas coisas e desisti no meio do caminho. Fiz centenas de testes vocacionais e a maioria sempre mostrou a área de Letras ou o meio artístico e sendo sincero sempre gostei de arte e da possibilidade de criar coisas. Desde criança eu amo trabalhos e projetos que têm a criatividade envolvida. Só que eu ainda não tenho total certeza se essas áreas (Letras e artes) são o que quero para minha vida. Eu consigo enxergar muitas vezes no que as pessoas ao meu redor são boas, mas quando olho para mim só vejo um enorme vazio. Tenho um amigo, por exemplo, que ama a área automotiva e isso é desde que a gente brincava junto na infância. Outro conhecido meu adora a parte de TI.
Eu sei que a área de exatas não me chama muito a atenção. Já perguntaram se eu gostaria de ser engenheiro, mas só de pensar nisso me traz desconforto. Já pensei em ser escritor, designer de interiores, arquiteto, cartoonista, biólogo, músico ou até professor, porém em todas desanimei, não sei se por medo ou por ainda estar incerto.
O fato de não ter encontrado o que quero me deixa ansioso.
Me sinto enrolado e extremamente perdido em relação ao meu futuro. Não sei como encontrar autoconhecimento. No momento estou atrás de emprego para futuramente investir em mim, caso consiga encontrar o meu "talento" ou no que sou bom. Como me encontrar em um oceano de dúvidas e escolhas? E não é só a questão profissional, mas também em relação a minha personalidade... Como posso começar a me conhecer? Desde já agradeço.

A melhor resposta 9 JUN 2021

Olá Bento, boa tarde! Tudo bem?
Primeiramente obrigada por compartilhar um pouco da sua angústia por aqui, sua fala traz questões muito importantes.
Difícil essa questão de se conhecer e saber dos nossos desejos né? Acredito que se interrogar quanto a isso é ponto fundamental para conseguir entender melhor sobre você, sobre o que você quer e qual caminho seguir e isso aparece para a gente de certa forma angustiante mesmo, ainda mais quando temos n discursos um tanto quanto imperativos que devemos saber sobre nós, sobre o que a gente quer, como se fosse algo simples e até fácil. Quando na verdade nos questionarmos sobre nós mesmos, olharmos para nós e pensarmos a respeito é um trabalho bastante difícil e como você mesmo disse com dúvidas, com ansiedade e com medo também. Muitas das vezes mesmo quando temos notícia do que podemos querer ainda é difícil de bancar isso também né?
Acredito que o trabalho psicoterapêutico possa te ajudar bastante a entender tudo isso que você trás e entender esse vazio que você sente, bem como a ansiedade. Entendo muito que a ansiedade ela é um sintoma, e um sintoma ele conta algo sobre nós, sobre a nossa história que talvez ainda não sabemos mas em um trabalho de análise é possível saber e não só saber como colocar em palavras.
No trabalho que realizo com os meus pacientes essa questão aparece muito, afinal saber sobre nós mesmo tem um certo enigma a ser desvendado e o meu trabalho vai muito no sentido de entendermos, pensarmos e questionarmos isso juntos para cada vez entrar em contato com aquilo que é mais seu, com o seu desejo.
Finalizo por dizer que as vezes essas questões parecem simples, ou fáceis mas na verdade não são nada simples, nem fáceis.
Me coloco a disposição, caso você tenha interesse para trabalharmos juntos e entender isso tudo que você traz melhor.
Abraços!

Débora Alves Duarte
Psicóloga Clínica | Psicanalise.

Psicóloga Débora Alves Duarte Psicólogo em Uberlândia

2 respostas

10 JUN 2021

Olá Bento.
Autoconhecimento é algo que não se encerra, sempre estamos aprendendo algo fora e dentro de si.
Não existe profissional que te dará resposta objetiva para uma pergunta tão subjetiva.
Vc não diz sua idade, faz referência ao mestre Cartola, com certeza ele se encontrou com o tempo, depois que investiu no autoconhecimento.
Sugiro o mesmo, invista em vc.

Célia Jovanka Psicólogo em Rio de Janeiro

658 respostas

9 JUN 2021

Bento Silva,
Buscar o conhecimento de si mesmo não vai conseguir por vias oficiais. As vias oficiais são ventosas do sistema e o que o sistema quer é te adaptar ao que ele quer. Ele não está interessado no teu bem estar, realização e felicidade.
O conhecimento de si mesmo é um caminho solitário ou com a ajuda da Psicoterapia para poder compreender o jogo da vida e o jogo do sistema. Assim conseguirá ser esperto e ter flexibilidade ao lidar com o sistema sem renunciar a ti mesmo,
Qual a tua verdadeira Identidade?
Quando escolheu vir a este mundo, trouxe contigo determinados talentos através dos quais poderias realizar o teu objetivo de vida. Porém o sistema de ensino (ferramenta do sistema) não leva a descoberta dos próprios talentos, habilidades e propósito de vida.
Espero ter-te dado dicas para onde ir...

5817 respostas

9 JUN 2021

Olá Bento.
Grata por sua participação.
Entendi. Você está à caminho!
O caminho percorrido já lhe permitiu perceber as áreas em que você sente-se confortável para começar uma atividade e por várias vezes já o fez, e assim, acumulou algumas experiências que logo o desanimaram. O fato de estar ansioso agora, justamente em meio à pandemia, pode ser um bom momento para que você possa colocar a sua criatividade em prática. Use esse desconforto que sente a seu favor e faça com que isso o impulsione mais uma vez na busca de se encontrar. A terapia psicológica é um processo que poderá levá-lo ao autoconhecimento e ao reconhecimento do "Ser no mundo" de uma forma ampla e integral. Escolha um de nós psicólogos para ajudá-lo nessa caminhada.
Fico à disposição,
Maria Nair
Psicóloga Clínica Cognitivo Comportamental

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

9 JUN 2021

Olá Bento! Grato por escrever. Cabe observar que há uma série de equívocos interpretativos em teu texto:
- As pessoas não encontram ou se encontram; as pessoas constroem com persistência e aprofundamento;
- Desistir no meio do caminho não permite conhecer;
- "Dom" é uma concepção que nem sempre se evidencia: aprender a fazer, aprender com alegria, com dedicação, com profundidade, é caminha mais sólido;
- Cada profissional é único, direcionando sua formação com conscência ou não;
- Substitua o conceito de "teste vocacional" por orientação ocupacional;
- Autoconhecimento é algo mais abrangente, qu perpassa profissão, mas envolve o ser único na natureza;
Sugiro que você passe por um processo científico de orientação ocupacional com psicólogo e, se for o caso, caminhe em psicoterapia, com mente aberta, persistência e disciplina, para enriquecer o autoconhecimento.
Estaremos à disposição.
Abraços virtuais (em tempos de índices elevadíssimos de pandemia - O Brasil experimenta o pior do mundo - façamos fechamento total por quinze dias, para que obtenhamos os mesmos benefícios que Araraquara, tanto para a economia, quanto para a saúde. Utilizemos máscara, higiene, distanciamento físico, vacina obrigatória e rápida para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

8602 respostas

9 JUN 2021

Olá! Eu posso lhe ajudar se quiser entrar em contato comigo é só chamar

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

9 JUN 2021

Olá Bento.
Imagino como deve ser difícil conseguir perceber os dons dos outros tão facilmente mas não conseguir se identificar com algo.
Algumas pessoas tem mais facilidade para definir o que querem. Já muitas outras não conseguem ter certeza. Muitas iniciam vários cursos e algumas conseguem gostar e outras não conseguem.
Na orientação vocacional é preciso deixar claro que nem todos precisam fazer o que a maioria faz. Como uma graduação.
Existem pessoas que preferem entrar diretamente numa carreira do exército ou montar seu próprio negócio, e prosperam mesmo sem um curso superior.
Então, para fazer escolhas é preciso ter antes de mais nada, o conhecimento das opções existentes.
Além disso, é preciso escolher algo que você quer, e não algo que a mãe disse que era o melhor ou que amigos disseram ser a melhor escolha.
Se mesmo assim ainda não consegue escolher o que você realmente quer, é preciso pensar que tipos de experiências de trabalho você já teve, e ainda que tipo de profissionais você já teve contato e conseguiu admirar. Essas experiências da vida nos ajudam a começar a ter um norte sobre o que eu quero/não quero e o que eu gosto/não gosto.
Em todo caso, como você já está a procura de emprego busque fazer o seu melhor no trabalho. Evite ficar se queixando mas observe em você mesmo se algo o incomoda e perceba como poderia direcionar a sua vida para mudar sua direção, caso perceba que um curso superior é o que te faria mais feliz, ou um concurso público seria mais satisfatório. Em fim, a busca por si mesmo não é fácil, não tem manual, mas só pode ser feita por você mesmo.
Boa sorte em sua busca.

Ana Maria Batista Correia Psicóloga Psicólogo em Teresina

1 resposta