Amigos imaginários podem afetar a vida real?

Feita por >Ella · 22 fev 2021 Psicologia clínica

Tenho amigos imaginários desde pequena, eles me fazem companhia por eu ser muito solitária. Crio eles em pequeno mundo da minha mente, não os vejo, mas sei que eles estão lá. Deduzi que eles não seriam prejudiciais já que eu sei que são imaginários, mas de alguns meses até agora, depois que eu criei uma "namorada" imaginária, sinto que estaria a traindo se me apaixonasse por alguem real. Meus pais não acreditam em problemas psicológicos e, além de eu ter vergonha de dizer o que acontece, sei que eles nunca me levariam á um psicólogo. O que devo fazer?

A melhor resposta 23 FEV 2021

Olá Ella,
É importante mesmo buscar ajuda profissional, a partir do momento que isso está afetando sua vida pessoal.
Peça ajuda aos seus pais é de extrema importância ter o apoio deles já que sente que algo não está bem.

Carolina Ovalle Psicóloga Psicólogo em São Paulo

150 respostas

1 MAR 2021

Bom dia querida Ella!

Amigos imaginários não é um fenômeno raro em crianças e, em alguns casos, até adolescentes, podendo ser observado com certa frequência. A tendência é que na idade adulta eles não mais estejam presentes, a partir do momento que passamos já algum tempo a nos relacionar com pessoas reais, com as quais vamos ficar interagindo dentro de nossas relações. Os seus pais podem conversar com um psicólogo também, dentro de um processo psicoterapêutico, isso é natural e pode acontecer, seria importante, e você deve dizer para eles que gostaria de conversar com um psicólogo, sempre que você sentir necessidade de conversar com algum profissional que possa lhe auxiliar.

Clóvis Leite - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

912 respostas

1 MAR 2021

Olá, Ella. Você não disse sua idade, mas como menciona que seus pais não te levariam a um psicológo, me parece que é jovem.
Todos nós criamos fantasias, inclusive podemos ter amigos imaginários, e até conversamos conosco mesmo, que são formas de ajudar a lidar com situações, trazem um pouco de segurança às vezes. Mas como você diz que sua namorada imaginária poderia se sentir traída caso você se apaixonasse por alguém real, seria interessante se pudesse conversar com um profissional, para ver se essa sua sensação de que ela se acharia traída não pode ser, na verdade, por alguma insegurança sua, em relação ao mundo real e às pessoas de verdade. Talvez possa ser uma forma de buscar evitar sofrer, já que os personagens imaginários vão fazer tudo da maneira como a gente quiser, nunca irão nos decepcionar, e nos relacionamentos reais sempre tem uma parcela de incerteza, devido às diferenças entre as pessoas. Não quer dizer que você tenha, necessariamente, algum problema psicológico, mas se isso te preocupa, o profissional qualificado poderia avaliar e te ajudar a lidar melhor com essa situação.

Um abraço.
Marcela Marmentini
CRP/SP 06/160501

Marcela Marmentini Psicóloga Psicólogo em Santos

24 respostas

23 FEV 2021

Voce não precisa dizer o motivo para ir a um Psicólogo. Basta dizer que quer conversar para entender fatos da vida, do medo, da imaginação e como superar problemas, como focar a vida profissional.
As pessoas que voce criou na mente, para voce elas existem e isto não é ruim. Os problemas que as pessoas tem também só existem na mente delas. Em si, os problemas não existem. As pessoas os criam em sua mente.
Agora, voce precisa criam um pouco mais, precisa criar relações reais, conviver com pessoas, se relacionar com pessoas reais, físicas.

5817 respostas

23 FEV 2021

Olá Ella, tudo que nos causa incômodo e/ou sofrimento merece ser tratado. No seu caso, seria muito importante você buscar ajuda de um psicólogo para compreender a função destes amigos imaginários e quem sabe, te possibilitar para relações reais. Você não fala a sua idade, mas cita a resistência de seus pais quanto a você fazer terapia. Nada impede, que você coloque seus pais em contato com o,psicólogo, para que eles possam ouvir da importância de você fazer terapia, caso você seja menor de idade. Se você for maior de idade e independente financeiramente, penso que este movimento deva ser seu.

Ana Paula Leão Batista
Psicóloga

Anônimo-384146 Psicólogo em Rio do Sul

187 respostas

23 FEV 2021

Olá Ella! Grato por escrever. Amigos imaginários quando somos crianças e pré-adolescentes não são raros. Geralmente acontecem para filhos únicos ou crianças que vivem um mundo solitário. Com certeza, há fatores do jeito de ser dos teus pais, da tua cultura, da tua história que precisam ser compreendidos.
A primeira coisa que deve fazer com persistência e cuidado, é procurar pessoas adultas, éticas, razoáveis de tua confiança e se orientar para, com cuidado e aos poucos, construir rede de troca social real, ao vivo e em cores. Evite comunicações não diretas com pessoas. . Não temos a tua idade, mas duas boas formas de conseguir isso são a escola e o trabalho. Religião, se você tiver uma de cultura familiar, com valores e crenças razoáveis que você a integre com o saber científico, poderá contribuir muito.
"Eles me levarem ao psicólogo" é uma expressão de definição totalmente atribuída a eles. Você deve participar, reivindicar, lutar para acontecer as direções que sua vida precisa construir.
Pesquise nossos perfis, escolha um de nós, entre em contato, para maiores esclarecimentos.
Abraços virtuais (em tempos de aumento gravíssimo da pandemia, evitemos mortes: máscara, higiene, distanciamento físico, vacina para todos e por todos, senso de comunidade, empatia, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.