Tenho 20 anos e tenho amigos imaginários

Feita por >Bálsamo · 3 out 2016 Esquizofrenia

Tenho vários amigos imaginários. Os imagino na vida real, converso com eles dentro da minha cabeça e escuto suas vozes. Cada um diferente do outro. Ninguém sabe dos meus amigos. Já li os sintomas da esquizofrenia e penso que devo ter. Tenho histórico de pessoas com distúrbios mentais na família. Não me incomodo com as vozes, nunca brigamos. Me dou melhor com meu mundo imaginário e meus amigos imaginários do que o mundo externo e as pessoas que vivem nele. Busco a solidão desde a infância, sempre tive inúmeros problemas para criar amizades e ter boas relações com todos. Só queria ter certeza se tenho ou não o diagnóstico de esquizofrenia.

A melhor resposta 3 OUT 2016

Bálsamo, ter certeza de ter ou não esquizofrenia fará alguma diferença na tua vida, senão você se apoiar sobre um saber que determine tuas ações? A questão é a seguinte: você se sente prejudicado em algum ponto por não conseguir criar amizades reais, bem como se relacionar com as pessoas, e talvez isto te prejudique no que concerne à obtenção de sucesso profissional, por exemplo. Sendo assim, eu sugiro que você procure um psicanalista em tua região e exponha o que ocorre contigo. Espero ter te ajudado.

Julio Cesar Spehar Psicólogo em Santo André

322 respostas

13 FEV 2017

Bálsamo, a esquizofrenia não deixa à pessoa portadora dessa patologia, dúvidas quanto ao que ele vê, ouve, sente. Certeza de que se trata, somente com avaliação profissional. Busque um psicólogo. Pelo seu relato, você afirma saber que eles são imaginários e não conta isso aos outros. Isso tem significado de contato com a realidade, o que em princípio poderá descartar a esquizofrenia - mas com apenas um relato é difícil avaliar. Busque um profissional e avalie todas as possibilidades. Espero ter auxiliado.

Wládia Morais
Psicóloga Clínica - Campo Grande RJ

Wládia Morais Psicólogo em Rio de Janeiro

94 respostas

4 OUT 2016

Oi Bálsamo, um diagnóstico e uma melhor compreensão da doença pode fazer com que reconheça seus sintomas e trabalhe suas questões. Relacionar-se com as pessoas também pode ser algo importante, um tratamento psiquiátrico e psicoterapêutico pode ajudá-lo a se adaptar melhor.

Livia Pignaton Caser Psicólogo em Vila Velha

54 respostas

4 OUT 2016

Bom dia, Bálsamo.
O diagnóstico nem sempre é o mais importante, mas sim buscar ajuda. O que está acontecendo com você o está angustiando e dificultando a sua interação com o mundo. Procure um psicólogo em sua cidade, ele estará capacitado para te ajudar.

Gracilene Conceição Psicologia Familiar Psicólogo em Fortaleza

121 respostas

4 OUT 2016

Boa nlote Bálsamo. Sugiro quie você procure ajuda de um psicólgp junguiano. Boa sorte;

Maria Eni de Mattos Psicólogo em Guarapuava

243 respostas

3 OUT 2016

Olá Bálsamo, boa tarde! Imagino como está situação te provoca dúvidas e para isso antes de qualquer autodiagnóstico é importante vc procurar a ajuda de profissionais como psicólogo e também de um psiquiatra para auxiliar neste diagnóstico, pois estes profissionais tem experiência neste assunto e com certeza irá confortar vc. Espero ter podido te ajudar. Bia sorte e procure ficar tranquilo, mas procure ajuda profissional. Boa sorte

Psicóloga Andréa Evangelista Psicólogo em São Paulo

20 respostas

3 OUT 2016

Oi Bálsamo, se as vozes e pensamentos não lhe prejudicam, qual a importância de você ter a confirmação do diagnóstico? A ida a um analista pressupõe de um incomodo ou sofrimento, se algo desse tipo lhe afeta, então procure.

Gardênia Holanda Marques Psicólogo em Fortaleza