alguém poderia responder

Feita por >lary · 20 jul 2022 Psicologia social

Eu não sei quem eu realmente sou, tenho 18 anos e não fiz nada na minha vida nesses últimos 10 anos, não tenho amigos, não saio de casa, e quanto saio me sinto estranha.

não me encaixo em nenhum lugar, não sinto que sou uma boa pessoa, eu não sei controlar nada, eu não sei ser eu, eu não tenho minha personalidade, eu não sei oque sou.

eu não sei como o mundo funciona, é como se eu nascesse hoje, minha mente nunca cresceu, eu não sei anda sobre a vida, eu não sei oque é morte, eu nao sei como as pessoas se vão, e porque?

eu realmente existo ou sou fruto de uma imaginação? as pessoas realmente se vão? eu n consigo acreditar que um dia vou se velha, e que essas pessoas ao meu redor não vão esta, eu tenho medo do futuro, pq n o conheço

A melhor resposta 21 JUL 2022

Olá Lary! Que bom que você escreveu. Claro que podemos construir resposta, mas junto com você. Não saber é uma boa forma de saber começar, pois direciona para perguntas que precisam ser objeto de construção de respostas. Quando a pessoa não sai de casa, não cultiva amigos, mas aprende a escrever, talvez veja televisão, internet, plataformas virtuais, ela convive com as maquiagens dessas formas de comunicação, que representam um recorte intencional direcionado para alguma área, distorcendo a relação com a realidade. Com isso a pessoa passa a interpretar o mundo com distorções irreais da vida. Interagir é necessário, conviver é necessário. Com a fragilidade da falta de experiência, você precisa iniciar a troca aos poucos, a partir de contextos de segurança e confiança. Pessoas de seu círculo, sabidamente éticas e ponderadas, amadurecidas (tio, professor, vizinho, patrão, etc..), deverá também ir para lugares protegidos como: supermercados, shoppings, espaços públicas de boa frequência, cursos, trabalhos éticos, estudos sérios, dentre outros.
Inicialmente, um de nós, psicólogos, com os dados específicos, poderemos te ajudar a recomeçar a necessária socialização.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos ditos "líderes religiosos" querem é dinheiro - são falsos, são atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso , sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras, evite aglomerações e elimine os criadouros da dengue.

8644 respostas

5 AGO 2022

Oi Lari,
Saber quem somos é realmente um dever de cada um de nós; tendo em vista que nenhuma escola, nenhuma cultura oficial nos ensina a verdade de nós mesmos e as que tem, são julgadas, ameaçadas denominadas perturbadoras da sociedade. Todos os instrumentos do sistema – escola, sociedade, cultura, crenças, religiões – são tentáculos para oprimir as pessoas fazendo-as temer o conhecimento de si mesmo e construir uma falsidade, uma superficialidade, uma doutrinação racional do mundo, de si mesmo.
Você confiou em quem lhe ensinou Lari e o resultado é o que você está sentindo: desconhecimento, vazio...
Quem você é? De onde veio? Para onde vai? O que está fazendo aqui? Como se enxerga? Como a sua mente se organizou para funcionar? Como ela é manipulada? Como está sendo manipulada?
Tudo isso, precisa agora ser visto e resolvido, corrigido, autenticado de acordo com a energia da Vida.
Precisa agora Lari, recuperar a tua inteligência natural que você foi forçada a renunciar para dar crédito aos ensinamentos de outros; as informações recebidas substituíram a tua inteligência e deu no que deu.
Nada está perdido, pode agora recuperar tudo isso, precisa fazer psicoterapia de autenticação.
Abraços

5817 respostas

22 JUL 2022

Olá lary, espero que esteja tudo bem com você.

Todos os seus questionamentos, tendo em vista sua idade, são normais e, até certo ponto, saudáveis. É até melhor que você faça esses questionamentos agora, nessa idade inicial, do que não fazer agora e se arrepender com escolhas erradas no seu futuro. Ninguém nasce sabendo o que vai ser, nem quais são seus objetivos pessoais, qual sentido da vida, e do mundo, nem tampouco como realizar seus objetivos da melhor maneira, dentro daquilo que você deseja para si própria. A tranquilidade em relação a todas essa questões, e também sobre o encaminhamento de sua vida e de suas escolhas, vem com o tempo, amadurecimento e com a vontade pessoal de responder a tais questões. Pelo seu relato, é visível que você está buscando isso agora, e essa sua postura é algo positivo. É muito indicado você buscar um auxílio de um Psicólogo nesse momento, para que ele possa te ajudar a compreender tais questões e construir as respostas junto a você. Com certeza isso lhe trará mais tranquilidade e segurança em sua vida, e em suas escolhas pessoais agora, e no futuro. Com vontade e desejo, e um auxílio profissional, as respostas chegarão até você ao passar do tempo, pode ficar tranquila, pois tudo que está acontecendo é real, e seu papel nesse processo vai ser melhor compreendido por você, e com seu amadurecimento e acompanhamento adequado.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem!
Um abraço!

Clóvis Neto CRP 17/1518
(Atendimentos on-line)

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

916 respostas

21 JUL 2022

Olá lary.

Para iniciar pode conversar com o psicólogo e falar como se sente. Esse profissional vai ouví-la e com o tempo lhe conhecendo melhor o psicólogo vai desenvolver estratégias para ajudá-la a sair do estado de estranheza de si mesma e do mundo ao seu redor. Acredite, você poderá receber a ajuda que precisa mas tenha em mente que precisa continuar a buscar ajuda e perseverar, estar presente sempre conforme o combinado e com disponibilidade para fazer o que for proposto pelo profissional. Cuidar da saúde física, mental e espiritual é primordial para o seu Bem Estar. Fico à disposição.
Maria Nair
Psicóloga

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

21 JUL 2022

Olá Lary, sinto muito que esteja se sentindo assim. Veja que ainda tem muitas coisas para realizar em sua vida, irá surgir coisas que você gosta de fazer.
Importante identificar o que está te prendendo, impedindo que não conheça o mundo e as coisas que a vida pode te proporcionar de legal.

Fernanda Vieira Domingues Tafner Psicóloga Psicólogo em São Paulo