A psicóloga encerrou o meu tratamento, sem me dar explicação. É válido?

Feita por >ANDREA LIRA PEROBA · 25 jan 2018 Psicologia clínica

Boa noite,

Fazia terapia e de forma brusca , a psicóloga encerrou o meu tratamento , sem me dar nenhuma explicação.

Esta atitude da psicóloga é válida?

Obrigada.

Andrea L.

A melhor resposta 25 JAN 2018

Olá, Andréa.
Em geral, quando não vamos mais atender alguém, fazermos um fechamento no tratamento, explicamos o motivo e se for necessário encaminhamos para um outro profissional para que prossiga com o atendimento.
Mas existe várias linhas dentro da psicologia e tem algumas que são mais duras, de qualquer forma não se pode encerrar um tratamento dessa forma.
Qualquer dúvida estou a disposição.

Fernanda Veronesi de Menezes Psicólogo em São Paulo

547 respostas

30 JAN 2018

Bom ter o seu contato Andrea!!!

Geralmente isso pode acontecer durante as sessões em abordagens da área da psicanálise, mas não no encerramento do tratamento.

Outras abordagens na área da psicologia, o(a) psicólogo(a) esclarece o motivo do encerramento, por acreditar que o tratamento obteve exito com a melhora da qualidade de vida que se propunha e/ou por outros fatores, mas sempre esclarecendo ao usuário.

Os psicólogos não estão para julgar, longe disso, mas sim para tratar as demandas que lhe são ofertadas a fim de que se busque uma melhor qualidade de vida, sempre dentro de uma ética e com os instrumentos científicos e bem fundamentados da área da psicologia.

Agora pergunto: a sua demanda foi solucionada? houve uma melhora na sua qualidade de vida com este serviço realizado? do contrário sugiro procurar outro profissional em que você sinta confortável e seguro para tratar a sua queixa.

Atenciosamente,

Carlos César Petruy Psicólogo em Curitiba

343 respostas

28 JAN 2018

Olá Andrea, em geral essa não é uma atitude comum e é pouco ética. Se o psicólogo não pode continuar com atendendo aquela pessoa, seja qual for o motivo, o psicólogo deve avisar ao paciente que não poderá mais atendê-lo e se possível fazer o encaminhamento para outro profissional. Você poderia tentar entrar em contato com sua psicóloga para saber o que aconteceu, mas depende de você. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

27 JAN 2018

Olá Andrea!
Não costuma estar dentro da ética do trabalho este tipo de atitude mas seria importante você questionar as razões e a maneira como foi interrompido para não carregar dúvidas sobre um processo que deve ser de um vínculo seguro.

Abraços

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

26 JAN 2018

Olá Andrea,

Geralmente você é preparada para o encerramento ou até onde perdurou os atendimentos por aquele profissional. O dialogo deve ser claro entre terapeuta e paciente. Não sei por quanto tempo perdurou seu processo e se era o momento de finalizar, mas você pode procurar outro profissional assim que sentir necessidade.

Kaliny Oliveira!

Psicóloga Kaliny Oliveira Psicólogo em Fortaleza

32 respostas

26 JAN 2018

Andrea, boa tarde! Essa não deve ser a prática clínica no consultório de psicologia. Se a psicóloga tiver necessidade ou de alguma forma achar que o tratamento deve ser encerrado, isso deve ser conversado e explicado ao paciente inclusive com o encaminhamento adequado, ou seja, se o paciente está de alta ou se deve ser encaminhado a outro profissional para continuidade do tratamento. Att, Rebata Brito

Psicóloga Renata Brito Psicólogo em Rio de Janeiro

364 respostas

26 JAN 2018

Olá Andrea!
Não há sentido finalizar uma psicoterapia sem oferecer justificativa ao paciente. Psicoterapia não reza aspectos deste nível. Todos pacientes possuem seus direitos e os mesmos são assegurados no tratamento. Há o caminho de ambos - psicoterapeuta e paciente - chegarem ao ponto comum para a alta da psicoterapia. Caso considere necessário continuar realizando o tratamento, busque um (a) profissional que se sinta acolhida

Psicólogo Tiago José Psicólogo em Belo Horizonte

179 respostas

25 JAN 2018

Boa noite Andrea, fiquei com uma dúvida, a psicóloga encerrou o tratamento sem te dá explicação ou você não aceitou o encerramento dado pela profissional? Em todo caso você pode procurar outro profissional. Espero ter ajudado, att. à Psicóloga Ussénade.

Ussénade Maria de Oliveira Psicólogo em Recife