Eu estou delirando?

Feita por >Neto · 6 ago 2020 Transtornos personalidade

Antes de dar meu relato, que por sinal é muito longo, vale ressaltar que eu sou uma pessoa muito, mas muito ansiosa. Sou do tipo que quando lê sobre algo na internet, imediatamente acha que tem, e isso pode explicar (ou não) o que estou passando. Já vou avisando que o relato é bem longo.

Já li sobre pedofilia e achei que tinha, inclusive fiquei triste um tempo por conta disso (também achei que tinha outras parafilias, mas foi só ansiedade mesmo). Já achei que era psicopata por ter obsessões violentas, mas isso também passou... Enfim, tenho um caso sério de ansiedade.
Acontece que há mais de um mês comecei a pesquisar sobre esquizofrenia, acho que tive algum pensamento e minha ansiedade me apontou pra isso, mas não lembro o motivo de ter pesquisado inicialmente.
Por conta disso, procurei alguns vídeos no YouTube pra saber mais, suspeitando sem motivo algum que eu poderia ter a doença, mas isso só piorou minha situação. Quando eu via um vídeo e o médico da área falava sobre alguma característica da doença, eu imediatamente achava que tinha e minha ansiedade ia a mil. Eu não ficava só preocupado, eu realmente achava, por um momento, que tinha. Vou dar um exemplo...

Certa vez, um psiquiatra falou no vídeo que uma característica comum nos esquizofrênicos é acreditar que seus pensamentos podem ser lidos pelas outras pessoas. Quando assisti essa parte, esse pensamento imediatamente ficou na minha mente, de modo obsessivo. Eu não adquiri essa crença, não acreditei com convicção de que alguém podia ler meus pensamentos, mas eu ainda fiquei com isso na cabeça por um certo tempo. Quando eu conversava com meus familiares, fazia isso normalmente, mas com esse pensamento Obsessivo. Eu não acreditava nele, mas imaginava como seria se ele fosse real, e por isso minha ansiedade disparou. O fato de eu imaginar que ele poderia ser real me fazia pensar que eu estava acreditando nele, criando um ciclo. Isso aconteceu de noite, e confuso demais por conta da ansiedade, decidi dormir. Quando acordei no outro dia, esse pensamento já era bem fraco, e a medida em que eu me distrai conversando com meus parentes, assistindo tv e me entretendo, ele desapareceu. Nesse momento em que estou escrevendo, ele já não me perturba mais, pois foi algo muito passageiro. Mas isso acontece com outros pensamentos, outros delírios. Outra vez, também vendo vídeo, tive o pensamento Obsessivo de ter Chips dentro do meu corpo. Eu também não acreditei no pensamento, mas ele tava lá, me causando dúvida. Ele só foi embora quando o confrontei. Eu o confrontei pensando que seria impossível ter um chip e eu não saber, além de que haveria cicatrizes. Quando pensei nisso, pude relaxar e esse pensamento foi embora. Mas a partir disso fiquei ansioso com delírios persecutórios, no mesmo esquema dos outros.
No mês passado, em um churrasco de família, eu tive outro pensamento desse tipo. Nesse dia eu estava totalmente alegre, rindo, me divertindo. Certo momento em que fui pra cozinha da casa, me deparei com minha tia, minha prima e o namorado dela. Quando estava me aproximando deles, ouvi a frase "... Depois a gente enterra ele". Nesse momento eu pensei que poderia ser algo relacionado a mim, como em um delírio persecutório. Mas acontece que obviamente não era. O namorado da minha prima é obeso e eles estavam fazendo uma brincadeira, como é de costume... Nessa brincadeira, eles falavam que se ele continuasse comendo muito no churrasco, iria morrer entalado ou algo do tipo, não sei exatamente qual era a brincadeira, mas sei que era brincadeira, pois meus parentes não tem motivo pra fazer nada de mal contra mim. Nesse momento, eu consegui mentalizar um pouco o que estou contando agora, de que era só uma brincadeira entre eles. Consegui confrontar esse pensamento, mas ele ficou obsessivo igual aos outros anteriores. Eu não agi em função do pensamento, como é comum em um delírio... Na verdade eu nem sei se foi ou não um delírio. Continuei no churrasco, comendo e rindo de piadas, e quando cheguei em casa, o pensamento Obsessivo já tinha ido embora.
O mais recente caso desse tipo aconteceu ontem, já pelo período da noite. Eu estava tendo uma obsessão sobre ser envenenado, e isso começou depois de ter visto um vídeo ou lido algo, assim como aconteceu das outras vezes. Eu não estava acreditando que alguém estava me envenenando ou que iria acontecer, apenas tinha um pensamento relacionado a isso, mas fiquei de boa. Não agi em função de nenhum pensamento e fiquei atento quanto a isso. Acontece que em determinado momento, enquanto eu e minha mãe estávamos na sala, meu irmão antes de dormir se aproximou e se queixou de sonolência, coisa que estava sentindo desde cedo. Disse que também estava sentindo seu corpo estranho, algo que também já vinha sentindo há dias, tanto que ele está com suspeita de coronavirus.
Acabou que, quando ele falou isso, pensei um pouco e relacionei sem motivos os sintomas dele com envenenamento. Acabei fazendo isso por estar com o pensamento obsessivo sobre veneno.
Inicialmente eu idealizei do nada "será que eu envenenei ele?". Algo totalmente sem lógica, pois se eu tivesse feito isso, teria lembrado. Eu questionei isso, pois sabia que não tinha feito nada. Acabou que um tempo depois, também idealizando algo sem lógica, pensei "e se foi minha mãe?" E então tudo desandou. Estou achando que tive um delírio, pois tive o pensamento Obsessivo de que minha mãe teria envenenado meu irmão ou algo do tipo. Talvez pensei que poderia acontecer o mesmo comigo, mas eu não fiz nada. Eu não agi em função desse pensamento e até mantive um afeto sincero com minha mãe, a abraçando e dizendo que a amava. Eu não sei se acreditei nesse pensamento ou algo do tipo, mas sei que confrontei ele assim como fiz nos casos anteriores. Mentalizei que se meu irmão tivesse sido envenenado, os sintomas seriam bem mais sérios do que simples cansaço. Pensei também que, por minha mãe ser extremamente preocupada com ele e comigo, seria um indicativo de que ela não seria capaz de fazer algo desse tipo. Aconteceu que ainda de madrugada vi meu irmão muito bem, ouvindo música com fone de ouvido, e o vi hoje de manhã extremamente bem. Esse pensamento foi embora e agora estou me culpando por ter tido ele... Sei que não houve nada com meu irmão e me senti aliviado, mas minha ansiedade piorou. Estou relacionando esse pensamento com os anteriores e estou triste por achar que estou manifestando esquizofrenia ou doença do mesmo espectro.

Eu não posso me consultar com psicólogo ou psiquiatra, pois estou sob suspeita de coronavirus. Por conta disso, venho desesperadamente pedir a opinião de vocês, especialistas.
Eu estou tendo delírios? Estou manifestando alguma doença mental ou pode ser tudo fruto da minha ansiedade?

A melhor resposta 7 AGO 2020

Olá Neto!
Grata por sua pergunta.
Mesmo impossibilitado de ir ao psicólogo ou psiquiatra neste momento da pandemia, você pode se utilizar de atendimentos online.
Procure não se fixar diagnósticos. Procure observar que coisas ou situações melhoram o seu bem estar físico e mental. Evite substâncias como bebidas alcóolicas, café em excesso, entre outras. Faça mais atividades prazeirosas.
De certa forma você tem desenvolvido estratégias para desviar os pensamentos negativos nas horas de crise. Precisaria de mais dados do seu dia a dia para uma análise mais completa. Por exemplo se você desenvolve atividades físicas, de lazer, amizades e hábitos saudáveis como alimentação e sono. Se você trabalha e tem independência financeira, se estuda. Todas essas áreas precisam estar em equilíbrio.
Caso os sintomas que citou estão prejudicando ou venham a prejudicar ou impedir alguma dessas áreas importantes em sua vida social e familiar, não hesite em procurar ajuda profissional.
A ansiedade denota muita preocupação com o futuro. Note que o seu futuro depende do hoje. Então viva um dia de cada vez. Pois você não pode controlar o futuro porque ele não existe. Só existe o hoje. Viva no aqui e agora. Faça o melhor que puder hoje. Procure se aprimorar a cada dia. Um dia melhor que o outro. Escreva os seus objetivos e os leia todos os dias. Mas faça metas diárias e se foque nelas e as execute diariamente. São as metas diárias que farão com que possa se avaliar e se recompensar diariamente a cada conquista. Afinal, você pode traçar um objetivo, mas aproveite o caminho enquanto segue o percurso.
Espero ter ajudo.
Fico à disposição,
Psicóloga Maria Nair de Castilho Ramlow

Maria Nair Psicólogo em Curitiba

884 respostas

7 AGO 2020

Olá Neto!

Muito bom você ter compartilhado a sua dor, porém seria importante você procurar um psicólogo para consulta online e poder te ajudar.
Seria bom para você não se auto diagnosticar e não ficar pensando coisas não legais, para isso você precisará treinar o seu cérebro com pensamentos positivos, não será de imediato que acontecerá, mas é importante começar a focar seus pensamentos em coisas boas e positivas.
A ansiedade é uma preocupação excessiva com o futuro, por isso é importante focar no presente, no agora, para viver o momento atual.
Espero ter ajudado um pouquinho.
Psicóloga Carla Terni

Carla Terni Psicóloga Psicólogo em Osasco

1 resposta

7 AGO 2020

Olá Neto, uma das principais características do delírio é a certeza da construção delirante. Você deixa bem claro no seu discurso que tem "dúvida" em relação a esses "pensamentos obsessivos" (como você os nomeou). Sua crítica em relação a esses pensamentos parece está preservada, pois você está sempre questionando se estão relacionados a elementos da realidade. De qualquer forma, você parece se sentir "culpado", "ansioso" e bastante angustiado com essas experiências, que, pelo seu relato, sempre se repetem de diferentes modos. Dessa forma, sugiro que procure um psicólogo assim que possível. Muitos psicólogos, e também psiquiatras, estão atendendo na modalidade on-line durante a pandemia. Então, não deixe de procurar ajuda, mesmo neste momento.

Allana Dias Psicóloga Psicólogo em Mariana

1 resposta

7 AGO 2020

Olá, Neto.
Obrigada pela sua participação e pela riqueza de seu relato.
O fato é que esse tipo de resposta só pode ser dada mediante avaliação profissional da área de saúde mental, seria irresponsável confirmar algum tipo de quadro psiquiátrico sem atendimento, investigando outros pontos da sua vida e sua história.
De qualquer maneira, saiba que há possibilidade de atendimento médico psiquiátrico e também psicológico na modalidade online, ambas especialidades possuem esta forma de atendimento regulamentada em seus conselhos de classe.
Não deixe de procurar auxílio, me parece que você tem muitos pontos para serem cuidados e ouvidos, é de extrema importância que você se trate de maneira generosa, dando-se a oportunidade de ser acolhido em seus pensamentos e sentimentos, em um ambiente seguro e sem julgamentos.
Espero ter contribuído e coloco me à disposição.
Abraço.
Beatriz Mazzoco

Beatriz Mazzoco Psicólogo em São Paulo

125 respostas

7 AGO 2020

Olá Neto! Grato por participar. Pelo seu relato, embora grande, não é possível ter clareza da tua rotina de vida. Você consegue organizar argumentações e fundamentos razoáveis, mas questão é: por que esses pensamentos voltam? Talvez tua rotina esteja sendo direcionada para essas buscas, busca por esses temas. Talvez com rotina organizada envolvendo a mais abrangente e variada lista de atividades, você consiga manter a mente direcionada para a busca da tua completude, da tua harmonia. Será prudente você poder passar por diagnóstico científico conduzido por psicólogo, para que se forme uma explicação com consistência e convincente para você, de forma a reorganizar os pensamentos que plantará e cultivará em tua mente. A ansiedade apresenta uma boa probabilidade de estar desequilibrada, mas quanto ao delírio, é preciso ver com mais precaução. Pondere: do que será que você está alimentando a tua mente?
Espero ter ajudado. Estarei à disposição para possíveis esclarecimentos e eventuais aprofundamentos.
Abraços virtuais (em tempos de pandemia, sejamos razoáveis: Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.