A partir de qual idade consigo saber se minha filha tem superdotação?

Feita por >Tatiana Valéria Da Silva Araújo · 23 jan 2020 Superdotados

Minha bebe tem 2 anos e 8 meses e esta muito adiantada pra idade em questão de aprendizagem, tenho muito medo dela perder o interesse em aprender, pois ela ficou retida na serie por causa do corte etário.

A melhor resposta 24 JAN 2020

Oi Tatiana Valério da Silva Araujo,
De nada adianta a idade pra ver da superdotação e é até bom não pensar nisso para não criar expectativas para ti mesma e para a filha.
O que precisa é acompanhar o desenvolvimento dela, na medida e no ritmo dela.
Bom saber que não pode esperar nada do sistema de ensino oficial, este sempre emburrece a criança, molda ela em vez de desenvolver. Não é à toa que depois de dois ou tres meses do início, elas não querem mais ir e choram.
Então tem que dar este apoio em casa.
Todas as crianças que estão aí, nos últimos dois anos especialmente e as que vão nascer, são muito mais inteligentes do que nós. Mas tudo depende de como nós adultos as condicionamos aos nossos modos e costumes.
Lembre-se de que a criança em relação aos pais é como a flexa (filho) e o arco (Pais): uma vez lançada, a flexa está sempre à frente dos pais.