A orientação sexual pode mudar com a idade ou pode ser fluída?

Feita por >HELP · 29 ago 2023 Orientação sexual

Eu tive uma criação repressora, o relacionamento e a figura paterna me causavam repulsa, medo, sentimentos bem conturbados. Com terapia por anos, consegui perdoar meu pai, que inclusive faleceu há 1 ano.
Como a maioria das pessoas, cresci acreditando ser heterossexual. Ainda que minhas paixões, quase sempre platônicas, não correspondidas. Também sofri assédio moral no trabalho e importunação. Tive poucas experiências de ter beijado rapazes, mas sou virgem.
Às vezes eu me masturbo, tenho orgasmos incríveis. Mas não me imagino e me causa repulsa a ideia de ter alguém com suas genitais "dentro" de mim, acho extremamente nojento sexo oral e me irrita que a sociedade seja tão hipersexualizada. Gosto de abraçar, beijar quem gosto. E quando "fico" com alguém, curto muito beijo na boca. Mas fico extremamente irritada ao constatar que: a esmagadora maioria dos homens acham que beijo é sinal que "vem sexo depois". E não quero! Uma única vez, até poderia ter rolado, mas como ele não queria namorar, não rolou. Sinto prazer em ficar de mãos dadas, trocar carinho, seja com homem ou com mulher se for alguém com quem eu tenho vínculo forte. Já senti e às vezes sinto forte atração emocional, tanto por homem, quanto por mulher. Mas nunca "fiquei" com mulher.
Então, eu não sei mais qual é minha orientação sexual! Fico questionando se sou ou se fui levada a acreditar que seja hétero, mas na verdade, não sou. Mas também, não sinto atração sexual nem por homem nem por mulher. Sinto só atração emocional/afetiva e física sem conotação sexual. Acredito que, talvez eu seja assexual da área cinza e biromântica.

A melhor resposta 31 AGO 2023

Boa noite! Existem várias pontuações que podemos fazer. A primeira é você pode ser, como disse, assexual e birromântica. Mas como afirmou que se masturba e tem orgasmos, gosta de beijar na boca e de trocas físicas, uma das possibilidades é que tenha algum trauma relacionado a área sexual, no caso, a penetração em si. Não gostar de sexo oral e achar nojento é somente mais uma preferência, muitas pessoas que não são assexuais também não gostam, e está tudo bem. Quanto a descoberta da sexualidade, por termos uma sociedade repressora quanto ao assunto, é comum que haja uma confusão na orientação sexual, levando as pessoas a se conhecerem sexualmente de forma tardia. O importante é que você está buscando o autoconhecimento.

Dan Psicólogo em Crateús

7 respostas

31 AGO 2023

Olá Help, pelo seu relato você diz ter dúvidas a respeito de sua orientação sexual, não há problema algum nisto, a melhor forma de sanar estas dúvidas é se autoconhecendo, você já se perguntou o que te gera estas repulsas e nojo? Em uma relação, independente do gênero de seu parceiro, como você gostaria que ela (relação) fosse? Como você se sente ao ficar com outras pessoas? Um processo psicoterapêutico pode lhe ajudar a se autoconhecer e consequentemente delimitar quais são as suas necessidades/desejos em uma relação, não pense em se enquadrar em um grupo específico, mas sim no que lhe importa, espero ter ajudado, um grande abraço!

Gabriel Guimarães Hass Psicólogo em Brasília

23 respostas

30 AGO 2023

Olá HELP! (Ajuda) Obrigado por escrever. Sempre é preciso ter em mente que a segurança, o conforto, carinho afeto, são extremamente mais primários do que o gênero de onde eles vem. Pelo relatado, você é uma pessoa heterossexual que viveu muitas repressões e inseguranças, que está precisando amadurecer. A questão central está no ato de delimitar tua identidade, personalidade, colocando e exigindo parâmetros de respeito e negociações de convivência com o sexo complementar.
Cabe observar que todas as pessoas, quando harmônicas e maduras, gostam de abraçar, beijar, receber e oferecer afagos, ficar de mãos dadas. Os que pulam ou evitam essas etapas, estão imaturos.
Você precisa amadurecer resgate de tua essência, metas.
Estaremos a disposição para contribuir.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.