Me sinto horrivel por achar que sou lesbica

Feita por >Bia · 19 ago 2022 Orientação sexual

Desde pequena sempre fui orientada pela minha mãe a ser hetero, ela gritava comigo e sempre me fazia ficar com algum menino. Com isso eu criei uma aversão a garotos porque e achei que era normal por que sempre via meninas da minha idade falando q achavam meninos chatos. Sempre tentei ser o contrário do que minha mãe queria e quando ouvi falar em lgbt a primeira coisa que eu pensei foi que era mais alguma coisa para eu me afastar do que minha mãe queria, apartir daí comecei a reparar que sempre que minha mãe tentava me forçar a gostar de um garoto eu tentava gostar de uma garota. As vezes penso que minha sexualidade é culpa da minha mãe, já que me sentia extremamente forcada e desconfortavel pensando como ela pensaria e sempre passava a tentar pensar como meu pai pensaria. Lembro de uma época quando criança de olhar para as mulheres e pensar porque os homens gostavam delas e tentei me atrair, não tenho a menor ideia do porque eu fazia isso, acho que também era pra não ser igual minha mãe. Enfim, eu cresci e sempre forcei minha sexualidade pra gostar de ambos os gêneros, mas eu girei uma chavinha na minha mente que eu só iria me soltar e não forçar com mulheres, porque sempre fui amiga de meninas e não tinha porque eu me forçar, também comecei a orientar a mim mesma a gostar só de mulheres porque tinha medo de homens de uma certa forma e de tudo que me contavam, de que homem não prestava e que iam fazer coisas horríveis com voce. Também nunca me achei suficiente pra um homem, me sinto feia e nojenta quando me imagino com um homem, meu olhar se volta todo pras minhas inseguranças. Quando pensei que poderia ser lesbica pareceu que meu mundo caiu, por mais óbvio que fosse o fato de eu gostar de mulheres, mas o pensamento de não gostar de homens e ter q parar de atuar um amor por um homem até começar a sentir ele me proporcionou um aperto horrivel no coração. Toda noite eu penso que ainda vai ter uma fórmula mágica que vai me fazer gostar de algum garoto e que vai me fazer sentir tudo oq eu sinto com uma garota, mas isso me tortura demais. Queria muito parar com isso e só deixar ir, mas eu não consigo e o assunto da minha sexualidade me maltrata muito

A melhor resposta 22 AGO 2022

Oi Bia!
Pergunte-se quais as razões da sua mãe te orientar, desde pequena a ser hetero?
Voce imagina sua mãe sendo lésbica? Ela condenava tanto... talvez para não seres como ela?
Seja como for, precisa sair da dependência afetiva/emocional da sua mãe.
Não sei sua idade, precisa cortar ainfluência dela sobre a sua vida.
Se não fizer, dificilmente vai conseguir ficar em paz com a tua sexualidade, pois, desde pequena, sofreu induções, recebeu uma enorme carga de energia externa (sua mãe).
Sexualidade é energia, fonte de criatividade, alegria e prazer de viver.
Todos nós nascemos ou machos ou fêmeas, mas a espressão da sua sexualidade e de cada um e não há interferência benéfica. Toda a interferência é maléfica.
Precisa se encontrar, precisa de conhecer, recuperar a tua inteligência natural... voce foi forçada a renunciar a tua inteligência natural para se condicionar ao que outros ensinavam (mãe, colégio, religião, cultura, etc.)
Faça Psicoterapia para compreender e empreender na sua autoestima, na sua construção e anular o traçado amnéstico que se implantou como usbstituto do desenho da tua vida.
Abraços.

5817 respostas

22 AGO 2022

Boa tarde, Bia.
Relacionamentos são complexos, apesar disso é imprescindível se sentir bem, mesmo quando há conflitos. Mais do que gostar de um homem ou mulher você se sentir bem é essencial, a partir disso se abrirá para um relacionamento que envolverá inseguranças (todos possuem inseguranças, como lidar com elas faz a diferença) mas também há prazer, responsabilidade, cuidado, afeto.
Nós temos papel único quanto a nossa felicidade, sempre haverá momentos mais tensos, contudo tente observar por quem sente desejo e respeitar isso, com cuidado, carinho, afeto, você acolher seus sentimentos é primordial, a partir disso tudo evolui aos poucos (inclusive os relacionamentos, falar sobre o que incomoda é essencial também).
Pelo que escreve há conflitos familiares difíceis de lidar, pode ser importante trabalhar isso em psicoterapia caso você deseje.
O desejo é algo seu, é preciso se conectar com isso, bem como trabalhar conflitos que te geram sofrimento psíquico.
Um abraço.
Fico à disposição
Karen Borowski

Anônimo-405478 Psicólogo em Rio de Janeiro

41 respostas

20 AGO 2022

Olá Bia

Posso entender o seu sofrimento, mas não existe formula magica para sua mudar sentimentos, você já tem conhecimento sobre como pode ser feliz afetivamente, mas as suas crenças te limitam, não se culpe, ao contrario, busque se auto conhecer, não se limite ao que as pessoas poderão pensar sobre você, a busca pela felicidade dependo somente de você.
Se precisar fico a disposição.

Claudio Benhame Psicólogo em Santo André

30 respostas

20 AGO 2022

Olá Bia! Obrigado por escrever. Muitas vezes as pessoas fecham a mente em algumas categorias de caminho sexual, como se existisse apenas algumas. Por exemplo, grosso modo, dizem que é homem, mulher, gay ou lésbica. Acontece que cada pessoa é única, tem uma sexualidade única. Pelo relatado, você está tentando organizar tua sexualidade resgatando a negação da tua mãe. Isso, em última instância, virará a sexualidade definida por ela. Homens não precisam ser nojentos e causadores de inadequações para as mulheres. Certamente sentir se feia e nojenta, insuficiente, não corresponde com os fatos. Todo ser humano é cheio de vida, energias, componentes potencialmente bom. Certamente você é assim.
Você precisa, com a ajuda científica de um psicólogo, reorganizar tua história, resgatar tua trajetória e potenciais caminhos de forma a delimitar, caracterizar tua identidade com harmonia, espontaneidade, serenidade, realização.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos, a imensa maioria dos
ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro - são falsos, atores, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras, evite aglomerações e elimine os criadouros de mosquitos.

8644 respostas

20 AGO 2022

Olá, Bia
Eu sinto muito que você esteja vivendo esse conflito. Imagino o tamanho da angústia.
Acho importante separar aquilo que é teu ou não: as expectativas da sua mãe não são suas. Atende-las não precisa ser seu papel. Eu entendo que assumir essa postura não está isenta de conflitos, mas pode ser um caminho para que você possa se tornar mais honesta consigo mesmo, acolhendo a si e seus sentimentos.
Te aconselho buscar um processo de terapia para que esse conflito (interno e externo) possa ser facilitado, de forma a criar um diálogo com sua mãe.
Boa sorte no seu caminho
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha