Orientação sexual é construção social?

Feita por >Gabriel · 21 fev 2018 Orientação sexual

Vou tentar explicar de forma resumida, quando eu era criança entre uns 4 ou 8 anos (não lembro muito bem), eu lembro de ter feito "amor" com alguns coleguinhas, acho que a gente mexia no pinto um do outro, chupava, enfim, depois disso eu cresci, fiquei com mulheres, quando a depre começou a me sufocar chegando ao ponto de eu quase se matar, percebi que perdi atração por mulheres, e não tenho atração por homens, mas tenho vontade de tentar, sera que eu sou gay desde mais novo? Se por acaso eu gostar, poderíamos dizer que a depressão pode mudar a orientação sexual de uma pessoa? Orientação Sexual é construção social? Como se explica aquela ocasião, imagina que uma mulher diz que vai fazer sexo anal no seu parceiro, mas com uma condição, ela vai vendar os olhos dele, entra um gay e faz o trabalho e ela questiona se ele gostou. O que vocês tem a dizer sobre isso? Orientação Sexual só funciona com olhos abertos e sã consciência? Tenho 18 anos.

A melhor resposta 24 FEV 2018

Gabriel, infância e adolescência são períodos onde há muitas descobertas em relação ao corpo e a própria sexualidade. Não há uma regra. O que percebo é que há uma confusão em você em relação a sua sexualidade. Uma experiência sexual não determina sexualidade. Sugiro que busque um psicólogo para avaliar melhor esses sentimentos. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

28 JUN 2022

Gabriel,
Não, depressão não muda a orientação sexual. Depressão é quando voce vive numa experiências passada que não aceita ou que te fez mal.
Orientação sexual é natural, mas a cultura, a sociedade tenta colocar uma visão, geralmente disporticida da realidade da vida.
Sexo é vida, é energia, é natural.... Sociedade, cultura, crenças, religiões são construções sistêmicas... são duas coisas diferentes que temos que saber usar e não se deixar levar.
Precisas de orientações da vida, ser autêntico de acordo com as diretrizes da vida, ser fiel a si mesmo, mas com autenticidade e não ser reprogramador de acordo com o sistema.
Te convido a fazer Psicoterapia de autenticação.
Abraços

5817 respostas

22 FEV 2018

Olá Gabriel. Primeiramente vamos por partes.
Esse contato sexual que você teve na infância pode ter sido uma fase de conhecimento dos órgãos sexuais conhecido como Masturbação Infantil, e é muito mais comum do que se imagina, mas isso não influencia no desenvolvimento da condição sexual.
O fato do desinteresse pelo sexo é uma das consequências da Depressão, já que afeta todo o nosso organismo. Se você tem curiosidade de querer "ficar" com outros homens é apenas uma questão de curiosidade, não exatamente de condição. A Depressão afeta a questão da vida sexual da pessoa, mas não exatamente sua condição.
Com relação a condição sexual ser ou não construção social, eu diria que não porque ela é influenciada pela atração sexual e ela não é uma coisa imposta pelo social, ela vem com você. Para quem você se atrai aí é outra história.

Isaac Bruno de Melo Silva Psicólogo em Fortaleza