A ansiedade atrapalga minha vida!

Feita por >Kelly · 16 mai 2023 Ansiedade

Sofro de ansiedade porem mesmo fazendo tratamento com psiquiatra ainda sinto muita angustia, taquicardia e nervosismo, estou em periodo de estagio na faculdade porem nao consigo comparecer, o que me deixa mais triste, nervosa, contubarda, o que posso fazer para reverter a situacao ?

A melhor resposta 8 JUN 2023

Olá, o ideal é fazer o tratamento em paralelo com o psicólogo para obter um melhor resultado. Na terapia, você poderá entender a causa da angústia e dos demais sintomas, pois, é um espaço reservado com um profissional para expressar às suas angústias e juntos, paciente e psicólogo entenderão os gatilhos que provocam a ansiedade e poderá também te auxiliar com técnicas, desta forma, poderá lidar com esse quadro e obter sucesso.

Fico à disposição.

Suely Barros Psicólogo em Rio de Janeiro

44 respostas

13 JUN 2023

Olá Kelly! Busque terapia, junto com a medicação vai ter melhores resultados.
Esses sintomas estão presentes na ansiedade. A ansiedade é uma emoção comum a todas as pessoas, que nos alerta para um possível perigo. Mas ela se torna prejudicial quando interfere na sua vida e quando causa mais estresse do que a situação se justifica, que parece que é o que está acontecendo com você. Você está deixando de fazer o estágio por conta da ansiedade, busque terapia. A terapia Cognitivo Comportamental tem boa evidências no tratamento da ansiedade.
Cléa Andrade

Cléa Andrade Psicólogo em Rio de Janeiro

460 respostas

12 JUN 2023

Oi Kelly, ansiedade é muito ruim mesmo, tanto os sintomas físicos quanto os sintomas psicológicos. Mas ansiedade tem tratamento e não é apenas com medicação. A medicação ajuda a diminuir os sintomas físicos, mas é preciso fazer terapia para aprender a entender melhor o mecanismo da sua ansiedade, para entender os estímulos, os pensamentos que são gatilhos e como lidar com eles. Essas estratégias a gente ensina para o paciente no tratamento psicoterápico. Então se não está ainda na psicoterapia, procure um psicólogo. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

5 JUN 2023

olá Kelly, tudo bem? Sugiro procurar por terapia cognitivo comportamental. A terapia vai te ajudar a entender o seu funcionamento e modificar o que está te causando sofrimento

Imagine que você esteja afundando no mar, a medicação é como se fosse a boia para você se estabilizar, mas a terapia que será a corda para você sair de lá

Na terapia você vai entender o seu sistema de crenças, formadas ao longo da sua história e enfraquecer essas crenças nucleares com neuroplasticidade ativa (esforço)
Você precisa treinar o seu cérebro a funcionar de uma forma mais saudável, provavelmente seu cérebro ficou bom em ser ansioso
Na terapia você vai entender a função da ansiedade, entender quais comportamentos te mantém refém desse sofrimento e quais pensamentos estão distorcidos
E assim o terapeuta junto a você, vai estruturar as melhores estratégias! Espero ter ajudado, um grande abraço

Maria Theresa Nogueira Araújo Miranda Psicólogo em Belo Horizonte

12 respostas

31 MAI 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só entrar em contato comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

25 MAI 2023

Boa tarde Kelly
Além do tratamento com psiquiatra, é de extrema importância fazer acompanhamento com um psicólogo(a), para que num processo de terapia, você consiga identificar o que está causando tanta ansiedade, em quais circunstâncias ela aparece e adquirir um repertório de enfrentamento nesses momentos de crise e paralisação. Abraços

Mariana Oliveira Reis Psicólogo em São Paulo

11 respostas

22 MAI 2023

Marcar sessão e entender de onde vem isso, que medos você tem, se é de seguir pra vida , quem ou o que vai deixar pra trás. Medicações por si só são só paliativos, precisa combinar com a terapia, precisa ver pra dentro de si e falar , te entender, colocar pra fora tuas questões, medos, dificuldades, entender teu traço de caráter, teu funcionamento mental, teus gatilhos, medos em relação a faculdade, a enfrentamentos das coisas...
Steffany E. Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

22 MAI 2023

Olá Kelly a Psiquiatria é importante, mas ela não trata as cousas, ela te ajuda no auto controle, no controle da angústia, e muitos outros sentimentos. Para evoluir no tratamento é necessário o trabalho da psicoterapia e a psiquiatria juntos para trazer qualidade de você pra você.

Adriana Gonçalves Psicólogo em Belo Horizonte

217 respostas

18 MAI 2023

Olá Kelly, obrigada por escrever
Sinto muito que tenha passado por momentos difíceis, a ansiedade realmente atrapalha muito... Eu acredito que a medicação é mais pra alivio imediato dos sintomas e não vai resolver por si só a situação.. Busque terapia, ela te ajudará a encontrar a causa do problema e buscar a resolução dele, você terá uma qualidade de vida melhor... Estou a sua disposição caso queira iniciar a terapia.

Sinta se acolhida
Fique bem
Um abraço

Karim Silvestro
Psicóloga

Karim Cristina Silvestro Psicólogo em São José do Ouro

33 respostas

18 MAI 2023

Olá Kelly, que bom que você escreveu!!!
Sinto muito por toda essa situação desagradável que você está passando. Muitas vezes só a medicação não alivia a sua ansiedade, costumo falar que a medicação é pra alivio imediato das sensações, porém somente ela não resolverá seu problema, junte a ela a psicoterapia pra poder trabalhar a causa da sua ansiedade e seu resultado será melhor...
Caso sinta necessidade estou a disposição pra te atender...

Sinta se acolhida
Fique bem
Um abraço

Karim Silvestro
Psicóloga

Karim Cristina Silvestro Psicólogo em São José do Ouro

33 respostas

18 MAI 2023

Kelly,
Está procurando solução de forma inadequada.
Medicamento nenhum restabelece e resolve angustia, ansiedade, taquicardia...
Faça Psicoterapia, teu problema é emocional.
Abraços

5817 respostas

17 MAI 2023

Olá Kelly,
O que você precisa fazer para reverter essa ansiedade que chega a atrapalhar sua vida, é aliar seu acompanhamento psiquiátrico, para o controle e ajuste medicamentoso, ao atendimento psicoterapêutico. A Medicina e a Psicologia são Ciências que agregam valor nos cuidados e manejos emocionais junto à pessoas que sofrem de ansiedade, ao ponto de comprometê-las na qualidade de vida. Você declara que se sente triste, nervosa e conturbada. E isto é sim razão para a busca imediata de apoio psicoterapêutico, com o intuito de lhe auxiliar a reverter esse quadro de angústia associado a taquicardia e nervosismo. Nem sempre o resultado é tão simples e imediato porém, "É" viável. Creia e aposte nesse investimento para seu bem estar físico- emocional, o mais breve possível.
Estou inteira a seu dispor para iniciarmos sua jornada psicoterapêutica. Agende um horário comigo. Abraço, Anamaria

Anamaria Barros de Almeida Psicólogo em Salvador

104 respostas

17 MAI 2023

Kelly, obrigado por compartilhar sua angústia conosco, vou tentar ajudar na medida em que uma resposta num site permite. O primeiro passo você já deu, o tratamento farmacológico ajuda a aliviar e reduzir os sintomas. Mas a ansiedade tem muito a ver com a forma como você interpreta o mundo e as relações e os eventos ao seu redor. Por isso é importante também fazer terapia, pois é na terapia que você vai aprender a lidar com os estímulos que podem estar gerando ansiedade em você. O que posso te dizer aqui é muito raso, mas pode ajudar. Fique mais consciente dos pensamentos quando a ansiedade vier. Avalie o peso e a importância que você dá para esses pensamentos. Evite ficar fixada em pensamentos negativos. Pratique atividade física, tenha um sono regular, evite excesso de cafeína, evite drogas e excesso de álcool, saiba balancear suas responsabilidades para não ter sobrecargas. Tudo isso ajuda um pouco no manejo da ansiedade. Espero que você possa se beneficiar dessas informações. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

17 MAI 2023

Olá Kelly que bom que já iniciou o acompanhamento psiquiátrico.

Porém, seria importante um acompanhamento psicólogico em conjunto para investigar melhor esses sentimentos. Cada ser humano é único e não existe uma única forma de lidar com nossas questões. Como humanos é natural termos sentimentos desconfortáveis que podem estar associados a alguma questão pessoal vivenciada atualmente ou ser reflexo de uma história de vida, essas questões poderão ser trabalhadas num processo terapêutico.

Fico a disposição

Raquel Carvalho Vicente Psicólogo em Diadema

10 respostas

17 MAI 2023

Oi Kelly! Obrigado por escrever. Vivermos certo grau de ansiedade é normal, especialmente na adolescência, situações de faculdade e estágio. Antes que você pondere sobre o termo adolescência, é importante assinalar que é um processo cultural que se alonga muito mais em culturas complexas como a nossa.
Ansiedade é tratada com amadurecimento, autoconhecimento, com psicoterapia, muito mais do que com medicamentos.
Estou a disposição para conversarmos mais profundamente.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8607 respostas

17 MAI 2023

Olá, tudo bem?
A medicação psiquiátrica não substitui um processo de terapia. Juntos eles são aliados, pois entendemos que nem sempre a medicação vai ser necessária no futuro, desde que a gente consiga alcançar uma mudança.
Te sugiro agendar uma consulta com um psicólogo que te explique melhor essa situação, pois a mediação psiquiátrica trata um sintoma (sono desregulado, baixa disposição, etc), mas não existe remédio para angústia. Nossos sentimentos precisam ser elaborados e compreendidos para que as coisas possam mudar em nossa vida. Por isso acredito que você se beneficiária muito de um processo de terapia.
Boa sorte no seu caminho
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha