43 anos e minha vida foi um fracasso.

Feita por >João · 23 mai 2024 Abordagem psicológica

Olá, me chamo João e tenho 43 anos, minha vida é um fracasso em todos os sentidos, não tenho filhos, comecei 4 faculdades diferentes e não consegui terminar nenhuma delas, não tenho trabalho e nem experiência em carteira, sempre trabalhei por conta e não arranjo trabalho em canto nenhum devido a idade e a falta de experiência.
Já vivi em situação de rua devido ao vício em drogas e bebidas mas já me liberei a mais de 12 anos deles.
Vivo ao lado de uma mulher mais velha, ela tem 54 anos e me ajuda financeiramente mas me sinto mal com isso, não a amo e já tentei me separar mas acabo ficando com pena dela pois ela também não tem filhos e diz que ela não tem condição de viver sozinha na idade dela, amo outra mulher que está em outro país, fomos namorados a muito tempo atrás e sempre a amei mas segui minha vida, hoje mantemos contato e ela está solteira mas não me acho a altura de tentar algo com ela pois desde de que nos separamos devido aos meus vícios ela evoluiu, se formou, tem uma vida econômica estável, uma filha e sempre buscar melhorar enquanto eu parei no tempo, não tenho casa e nem dinheiro e vivo com a mulher que não amo de favor na casa de minha mãe. Estou cheio de dividas devido aos negócios que tentei começar e todos quebraram em pouco tempo e não tenho como arcar isso me deixou totalmente desmotivado e sem ânimo para nada, me sinto condado, inútil e sem um propósito para tentar recomeçar mais uma vez na vida.

A melhor resposta 27 MAI 2024

Bom dia!

Realmente pode ser uma situação muito confusa, embora não esgote suas possibilidades. Gostaria de poder ajudá-lo.

Atenciosamente,
Brenda Neri

Brenda Neri Psicólogo em Conselheiro Lafaiete

30 respostas

24 MAI 2024

Boa tarde João!

Vida de sucesso, vida de fracasso, não se deixe enganar por esses conceitos imposto pela sociedade, isso não passa de cenários fantasiosos, muito comum de se ver em redes sociais.

Só o que existe é vida e ao que parece você não está insatisfeito com a sua. Esse reconhecimento é algo positivo, pois uma vez que identificamos o que está errado em nossas vidas, temos a oportunidade de mudar.

A superação dos seus vícios mostra que você é sim capaz de mudar, melhorar, evoluir.

Acredito que só esteja precisando de ajuda para conseguir enxergar a vida através de outras perspectivas. Nesse caso eu acredito que a terapia seria de grande ajuda pra você.

Caso queira entrar em contato através da plataforma, fico a disposição.

Tenha uma ótima tarde.

Almir Silva da Rocha Psicólogo em São Paulo

7 respostas

24 MAI 2024

Bom dia, João! Obrigado por escrever. Que bom que você escreveu. Pelo relatado, embora cada pessoa seja única, embora os relatos falem apenas de uma parte da história, podemos perceber claramente que você ainda não conseguir colocar os pés na realidade. Certamente oscilou entre a fantasia grandiosa, sem bases, e o desânimo total. As televisões, rádios e demais mídias sociais, focam muito nisso. A vida normal é comum, não apresente nada sensacional, nem para o lado extremamente positivo, nem para o lado extremamente negativo. Você, pelo relatado, sintetiza aquele ditado: "quem tudo quer nada tem". Quatro faculdades, nenhuma concluída, negócios iniciados que geraram fracasso e dívida. Certamente isso aconteceu por planejamento ilusório e falta de persistência.
Estas disposto a colocar os pés na realidade e ser persistente, muito persistente?
Parabéns por ter deixado álcool e demais drogas. Jamais se permita voltar a isso.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.