Viver assim e espera meus filhos crescerem ou se separa logo?

Feita por >Marta · 1 ago 2023 Terapia de casal

Olá me chamo marta tenho 27 anos ,sou mae de três filhos tenho um de 7 outro de 5 e a menina tem 1 ano 4 meses,vivo com pai dos meus filhos a 8 anos, nossa relação sempre foi conturbada cheia de desconfiança e ciúmes. Ele era muito agressivo ja chegamos até se separa varias vezes so que por conta das crianças nos sempre se te reconcilia ele passa um tempo bom depois muda totalmente hoje ele está mais mudado nao me agride mais e mais carinhoso so que como eu nao confio mais nele as briga voltaram e muitas vezes ele me xinga eu falo que vou embora e de uma hora pra outra ele me abraça e diz que me ama que quer vive e criar nossos filhos isso me deixa triste e acabo ardendo. Já tentei conversa com ele mais e invao, o pior de tudo e que a mae ajuda por que ela nunca aceitou nossa relação. O que eu faço so estou com ele por conta que não tenho como sustenta meus filhos. O que Faço?

A melhor resposta 3 AGO 2023

Oi Marta, imagino como deve estar sendo difícil para você passar por isso. Primeiro quero que você avalie como é o ciclo de repetição da situação em que você está. Brigas, desentendimentos, você ameaça sair de casa, ele muda temporariamente com você e depois tudo se repete. É preciso avaliar com cautela o que pode estar acontecendo nessa dinâmica, somente um profissional poderá fazer isso, então a orientação é que busque um psicólogo, para você, para que possa avaliar a situação sobre uma outra perspectiva. Além disso tem os filhos envolvidos no meio, então suas decisões precisam levam em consideração seus filhos. Ninguém aqui pode ou deve lhe dizer o que fazer, você que precisa buscar ponderar sobre a situação e caso se sinta incapaz disso, reforço o que eu falei antes, buscar ajuda profissional, pois você é a única que pode decidir em relação a sua vida.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

3 AGO 2023

Marta,
Duas coisas:
1 - A mãe não tem que se meter na relação de vocês, não é ela que está convivendo com ele; ela tem o marido dela.
2 - Há uma realidade que é você, tua vida, teus sonhos, tua realização.
Há a realidade do teu marido, a vida dele, os sonhos dele, a realização dele.
Há a realidade de vocês dois juntos... como vocês dois podem dialogar para construir a família de vocês, conviverem juntos sem nenhum se frustrar assim como, não frustrar os filhos de vocês.
Tudo pode ser construído e dialogado.
Sim... Terapia de Casal para ver o que está impedindo de vocês serem felizes, de vocês se acertarem, tudo é possível.
Proponha isso para ele e se ele não quer, faça pra você. Depois se inclui ele.
Abraços

5817 respostas

2 AGO 2023

Oi Marta! Obrigado por escrever. Você apresentou duas alternativas opostos e radicais. Além dessas há milhares de outras direções para se construir. É evidente que você tem mais coisas para falar. Porque a certeza dessas duas únicas opções? Será preciso amadurecer, refletir, ponderar, contar com apoio de pessoas sábias, éticas, sensatas, maduras, confiáveis.
Quando se pensa crianças dessas idades citadas, é preciso muita reflexão e ponderação.
Sempre há muitos caminhos melhores a construir.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.
Ary Donizete Machado – Psicólogo clínico e orientador ocupacional.

8607 respostas

2 AGO 2023

Olá, Marta.
Procure ajuda profissional, uma psicóloga que se identifique e comece o processo terapêutico, pois posso te dar várias soluções momentaneamente porém não vai ser suficiente, pois é preciso mudar todo um pensamento e procurar entender a sua história ao todo.
At Islaine Matias

Islaine Matias Psicólogo em Primavera do Leste

15 respostas

2 AGO 2023

Olá Marta,
Sinto muito por seu sofrimento.

Antes de avaliar a situação do casal, precisamos avaliar a de quem busca por ajuda.

Como você tem se sentido neste relacionamento?
O que você espera do relacionamento?
Você se vê, no futuro confiando em seu marido?

Claro que quando filhos são envolvidos na equação, a conta muda de resultado. Mas, minha recomendação é: se as respostas anteriores foram positivas, sugiro uma terapia de casal para tratar as questões pendentes entre vocês, mas, se as respostas foram negativas, sugiro que avalie por você qual é a melhor saída, pensando um pouco em você mesma e sendo "egoísta", pois viver em angústia constante não é viver!

PS: Nenhum tipo de agressão é aceitável.

Sinceros desejos de boa sorte,
Rafael Silva | CRP: 06/190178

Rafael Santos Silva Psicólogo em São Paulo