Vício em comprar

Feita por >Daniela · 18 mai 2017 Problemas psicológicos

Boa tarde preciso de ajuda. Tive uma depressão e agorofobia ja estou medicada cerca de um ano. Mas a uns tempos comecei a sentir uma forte necessidade de andar sempre a comprar coisas, por vezes ate coisas que nao preciso. Por exemplo se comprar coisas num dia no dia seguinte sinto necessidade de ir comprar outravez. E se por algum motivo nao poder comprar fico com ansiadade e mau humor, por vezes dou por mim a gastar o dinheiro todo que tenho e outras veZes peço dinheiro a outras pessoas para poder ir comprar e sentir me melhor. Eu não sei o que se passa comigo nunca me aconteceu nada assim. Tenho medo que isto piore e perca o controlo.

Se alguém me puder ajudar agradeço.

A melhor resposta 19 MAI 2017

Boa noite
Daniela

Pelas informações passadas vc parece estar transferindo suas emoções e angústia para um comportamento compulsivo. Necessidades internas não preenchidas. Os remédios da uma ajuda e pode até ser que tenha que tomar outro tipo de medicamento. Mas sem apoio psicológico o tratamento não se completa , Deve fazer um trabalho de conscientização e transformação que pode ser feito com ajuda de um psicoterapeuta. Procure ajuda psicologica. também concordo com a colega , a linha de terapia com a cognitiva têm obtido ótimos resultados. Boa sorte

Arlete Maria dos Santos Psicólogo em São Paulo

110 respostas

19 MAI 2017

Bom dia, Daniela,
Toda compulsão vem da dificuldade de lidar com a frustração que sente por algum aspecto da sua vida. Há quem coma, há quem fume, há quem compre... Enfim, o que você tem que fazer é ensinar ao seu cérebro que há outros meios de descarregar esta ansiedade e mal estar que não comprando.
O que você sente é um vício. Vamos cuidar dele juntos.
Estou à sua disposição.

Felipe Moreira Psicólogo em São José dos Campos

448 respostas

19 MAI 2017

Olá Daniela!
Antes de mais nada é importante que você divida esta compulsão com o médico psiquiatra que a acompanha. A oneomania (compras compulsivas) pode precisar de apoio medicamentoso e como ele já conhece sua história poderá avaliar a medicação que está tomando.
É fundamental que procure ajuda de um psicólogo para que entenda a natureza desdes impulsos, assim como motivou a depressão e agorafobia no passado.
O corpo e a mente funcionam juntos, por isso, o tratamento para ser eficaz deve ser associado acompanhamento psiquiátrico e psicológico.

Fico a disposição

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

19 MAI 2017

Olá Daniela,

O que você descreve parece ser um caso de onimania, ou seja, compulsão por compras. É importante o tratamento até para não vir a ter maiores problemas financeiros, sendo que o importante vai ser aprender a controlar os impulsos e entender quando ocorrem. Há possibilidade de tratamento gratuito em São Paulo, porém não creio que se possa linkar para sites externos a partir daqui.
Se quiser, me mande mensagem privada que lhe passo as informações.

Att.

Bruno Aquino

Anônimo-300912 Psicólogo em São Paulo

50 respostas

19 MAI 2017

Boa noite Daniela
A medicação é importante, mas seria interessante procurar também atendimento psicológico para compreender o que está por trás dessa necessidade de comprar para se sentir melhor, e a partir disso trabalhar essa questão.
Espero ter ajudado, fico a disposição.

Psicóloga Karina Remisio de Oliveira Psicólogo em Joinville

260 respostas

19 MAI 2017

Olá Daniela
A medicação é importante mas tem que ter acampamento psicológico.
Procure um psicólogo, de preferência da linha Cognitivo comportamental (TCC).
Boa sorte.
Maria da Conceição V.Gioia
Psicóloga

Florescer Psi Psicólogo em Rio de Janeiro