Vejo minha filha sofrer desde pequena com ausência do pai, no dia dos pais mais!

Feita por >MãeAflita · 10 ago 2022 Adolescência

Nunca fui casada e desde pequena minha filha sempre foi mais minha, da nossa família, do que do pai e sua família. Busquei inúmeras vezes colaborar com a interação deles, a levei para visita-los, sugeri maior participação. Mas embora tenha havido alguns momentos em que isso aconteceu, ficou bem claro que não tinham grandes intenções ou iniciativas próprias quanto a isso. Hoje, após 13 anos de vida, o contato é totalmente inexistente há mais de 4anos. Eu também parei de forçar qualquer coisa. O problema é que a criança está no meio e sofre. Já adoeceu muitas vezes, já saiu dizendo que não tem pai ou que o pai morreu, embora eu demonstre a ela a existência. Acredito que a dor do abandono seja tão forte que a faça criar histórias. Hoje, adolescendo, vejo que isso impacta em muita coisa. Ela se fechou e não quer falar sobre isso com ninguém. Alguma sugestão?

A melhor resposta 11 AGO 2022

Olá Maeaflita!
Que bom que chegou até aqui!
Sinta-se confirmada em toda sua sobrecarga e exaustão! A maternidade é realmente um período da vida da mulher de muitas transformações e que exige de nós amadurecimento, ajustes, mudanças, doação, crescimento. O problema é que a vida da mulher não pára a fim de que seja mãe, outras demandas continuam também ativas. E isso cansa, chega a adoecer caso não busque para si também autocuidado e autoconhecimento. Para uma realidade de abandono parental ainda, há muito mais envolvido: conflitos de relacionamento, limites, expectativas, frustrações, brigas judiciais, exaustão, um sistema familiar que pode te solicitar ajustes.

Já pensou em buscar apoio psicológico? Há muitos trabalhos, rede de apoio feminina materna, a própria psicoterapia pode te ajudar a se sentir mais fortalecida, organizada, fortalecer sua autoestima e assim facilitar a tomada de decisões e encontrar o melhor caminho para cuidar de sua filha com segurança.

Espero ter ajudado!
Conte comigo

Christiane Teixeira dos Santos Psicólogo em São Carlos

144 respostas

12 AGO 2022

Olá mãezinha,

Leve ela para fazer psicoterapia. Sei que não deve ser fácil para ela e muito menos para você ve-la sofrendo. Nem sempre temos o que gostaríamos (o ideal), por isso que é tão importante nos construir através do real, naquilo que temos de fato. Na psicoterapia ela vai se conhecer melhor, trabalhar sentimentos e emoções e se fortalecer podendo se superar, apesar das faltas que sempre existirão.

Patrícia Dragone Psicóloga Clínica TCC e Neuropsicóloga

Patrícia Dragone Psicólogo em Salvador

29 respostas

11 AGO 2022

Sim...
Ela precisa ser orientada de que, na verdade este foi o desafio que ela se propôs viver: passar por esta experiência de existem com um pai ausente, para aprender a se sustentar pela convicção dela. Ela vai aprender, aos poucos ser pai e mãe de si mesma; pode se sentir culpada pela separação de voces; pode se sentir estorvo, inútil ou outras posições...
Ela está na adolescência e pode passar por um período conturbado, pode sair mais fortalecida ou mais revoltada.
Pode incentivar ela a fazer Psicoterapia para compreender esta fase que ela está passando, porque aconteceu isso com ela e como pode se beneficiar desta situação e dar graças a Deus que aconteceu assim.
Precisa se conhecer, saber do seu objetivo de vida, como se enxerga e como usar os recursos do sistema sem se tornar do sistema.
Abraços e se puder ajudar de outra forma, retorne

5826 respostas

11 AGO 2022

Boa tarde. A sugestão sempre é buscar ajuda profissional.
Abs
Monica psicóloga

Monica Mesquita Psicólogo em Rio de Janeiro

3150 respostas

11 AGO 2022

Olá Mãe aflita! Que bom que você escreveu! É fato que sua filha sofre com a ausência de pais, também é verdade que alguns filhos sofrem com a presença inadequado do pai, da mãe, da avó, do avô, dentre outros. Quais serão os tipos de adoecimentos que sua filha experimentou? A princípio ofereça harmonia, companhia, diversidade de experiências, em esportes, artes, colegas, conhecidos, estudos, e outras boas, saudáveis e éticas atividades que a cultura valorize. Além disso, sugiro que você escolha um de nós, psicólogos, e faça consultas, no sentido de esclarecer mais detalhadamente a especificidade, profundidade e detalhamento da história da vida da tua filha em vinculação com você e outros próximos de tal forma que se possa construir aprimoramentos. Em partes, é comum adolescentes viverem fechamento de elaboração da própria idade, por algum tempo. É preciso observar, acolher. Não pode durar muito.
Conte conosco.
Abraços virtuais (A Covid e a Dengue são reais. A maior parte dos políticos são falsos; a grande maioria dos ditos, "líderes religiosos" querem é dinheiro - são atores, falsos, comerciantes da fé, opositores do conhecimento - preste atenção! Há até alguns falsos cientistas. Diante disso, sigamos recomendações de instituições como: Anvisa, TVs Educativas, Universidades Públicas, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Organização Mundial da Saúde!)
Vacine-se! Vacine as crianças! Retome as máscaras, evite aglomerações e elimine criadouros de mosquitos.