Como superar a ausência de meu filho?

Feita por >Mãezinha saudosa · 28 fev 2023 Abordagem psicológica

Olá!
Meu filho casou e se afastou de mim, sempre tivemos um relacionamento maravilhoso, éramos praticamente melhores amigos, conversávamos de tudo, trabalho, estudos, filmes etc.
Até que um dia ele conheceu uma moça e em menos de seis meses se casaram, sei que isso faz parte da vida, ajudei-o ajeitar tudo que ele precisou para sua nova fase.
Mas aos poucos ele se afastou de mim, as mensagens pararam e começaram ser bem superficiais, resolvi dar um tempo a ele, pois faz parte, estava naquela fase de recém casado, mas comecei a observar, que ele visitava outros familiares e também os convidavam para irem em casa, mas eu e seu pai nunca, comecei a tentar encontrá-lo e sempre me dava alguma justificativa e desmarcava, assim resolvi me afastar "dar um gelo", mas nada até um dia que liguei novamente pra saber se ele tinha algum compromisso e ele mentiu que não iria, mas que não estava se sentindo bem e iria ficar em casa, mas na verdade havia convidado um outro familiar uma ida até a casa dele.
Me ajude, por que ele não quer mais saber de seus pais, é normal um filho ficar meses sem ver sua mãe, lembrando que nossa relação era ótima, estou errada em de vez em quando almoçar com meu filho, uma vez no mês pelo menos, estou com ciúmes e não percebo, é possessão, se o problema sou eu, estou disposta a me melhorar, me tratar, desapegar, sei lá, sei que só em pensar nele choro, não consigo dormir, sinto muita falta dele...desculpem o desabafo.

A melhor resposta 1 MAR 2023

Oi Mãezinha saudosa! Obrigado por escrever. Certamente será importantíssimo você poder conversar cientificamente com um de nós, psicólogos. Seu texto indica que há uma parte que não está esclarecida. Será preciso esclarecer. É muito inadequado um filho que vivencia relacionamento bom com a mãe se afastar e evitar desse jeito. Provavelmente há entendimentos diferentes, falhas humanas não conversadas, questões não percebidas por você. Há incoerências humanas próprias de fases e etapas de vida, que povoam nossas rotinas evolutivas.
Venha para um trabalho técnico com um de nós, psicólogos.
Estarei a disposição.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Não fortaleça terroristas, mentirosos e antidemocráticos.

8617 respostas

3 MAR 2023

Fazer terapia é o mais indicado nesse momento pois poderá trabalhar essa situação, seus sentimentos, analisar com calma os acontecimentos, se fortalecer, enfim te ajudará bastante a entender e resolver da melhor forma. Sem a ajuda psicológica adequada pode demorar muito mais para o entendimento e a resolução e algum sentimento de tristeza pode se instalar ou intensificar.
Procure um psicólogo e inicie a terapia.
Estou à disposição.

Andréia Silva Preto Psicólogo em Praia Grande

3 respostas

2 MAR 2023

Eita... como uma mãe sofre....
Mãezinha saudosa,
Teu filho apenas veio, nasceu através de voce e do pai dele, mas ele não é de voces.
Pode ser grata por ele ter escolhido voce para ser a mãe dele - claro que ele também pode ser grato por ter tido uma mãe dedicada e carinhosa, mas ele precisava romper com voces para construir a sua família.
Voces o educaram bem, ele está conseguindo...
Para voce se realizar, voce tem seu marido e seu trabalho; as suas carências precisa realizar por voce mesma; não é ele que vai poder preencher aquele vazio que voce sente. Dialogue com o seu marido ou faça Psicoterapia.
Inúmeras são as mães que ficam frustradas com a "ingratidão" dos filhos.
Tão logo voce entenda isso, a pressão interna sessa e ele pode começar a visitá-la mais.
Não cobre ele, não deixe ele perceber que tem saudade dele. Deixe ele no esquecimento, tire ele dos seus ombros.
Vai ver que as coisas melhorarão.

Abraços

5817 respostas

1 MAR 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só agendar uma consulta comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

1 MAR 2023

Mãezinha saudosa:
Primeiro quero te dizer que não precisa se desculpar, estamos aqui pra você e que bom que conseguiu escrever. Outro ponto importante que é urgente que você saiba é que a ausência dos filhos pode sim desencadear nos pais uma tristeza excessiva, desânimo e sentimento de desvalia decorrente da perda da função de cuidador(a). Diante das transformações pelas quais passamos na vida, cada indivíduo reage de modo singular. Uns conseguem passar por esses momentos com mais suavidade, já outros precisam de ajuda para encontrar um novo ponto de equilíbrio. E no seu relato você menciona que não está sendo incluída e que fica muito tempo sem ver seu filho isso vai sim aumentar tudo que citei anteriormente. Mãezinha...Quando as questões emocionais começam a nos afetar e comprometer a nossa qualidade de vida, a melhor saída é procurar auxílio profissional. No caso que você menciona, essa é uma atitude necessária para que o quadro não se agrave. O acompanhamento terapêutico vai te ajudar a compreender o que está sentindo e encontrar formas de lidar com suas emoções e com as atitudes do seu filho de forma mais positiva.
Estamos esperando por você!
Sinta-se abraçada e acolhida em sua dor.

Aurilene Recco Silva Psicólogo em Dourados