Como superar a desilusão?

Feita por >Sandra · 4 jan 2023 Abordagem psicológica

Boa tarde. Vou resumir um pouco a minha historia, tive algumas relações fracassadas ,tive uma que me marcou muito pois deixei tudo..mudei de país e no final ele me abandonou e tive de voltar sem nada depois de 3 anos de trabalho pra consquistar algo que quando ele teve me abandonou, voltei muito em baixo e superei..passado uns 5 anos conheci uma pessoa..o pai das minhas filhas ,depois de traiçoes e maus tratos psicológicos mandei ele embora e fiquei com as minhas filhas de 2 anos e de 8 meses..foi muito difícil voltar a superar porque pra mim foi mais um fracasso ..as minhas filhas me deram força pra nao cair na depressão pois só eu podia cuidar delas ..o pai voltou pro país dele e nunca ajudou em nada com as meninas..passaram mais 3 anos e conheci uma pessoa muito meiga com uma historia sofrida e a gente começou a se entender e a ter sentimentos un pelo outro..sempre deixei bem claro a minha situaçao e que minhas filhas estariam em 1 lugar..eu engravidei e aos poucos ele começou a vir pra minha casa ,me ajuda muito ..quando fico doente ele cuida das meninas é muito prestavel...a gente estava numa de morar juntos e ele tinha dito que tinha um dinheiro de lado pra isso..eu tenho também e a gente ia juntar esse dinheiro pra uma casa ..enfim era um sonho pra mim e pras meninas ja que a gente mora num espaço bem pequeno ..depois de tratarmos de tudo na ultima da hora ele me disse que afinal emprestou esse dinheiro e ja nao o tem mais..enfim pra mim foi uma facada porque ele ja nao tinha esse dinheiro ha algum tempo e continuou dizendo que tinha ..deixou me na ilusão por algum tempo e perdemos a casa por causa disso pois só o meu dinheiro nao chegava..e pra completar ele ficou sem trabalho, quero deixar bem claro que o facto aqui nao foi o dinheiro mas a desilusão que ele me causou..deixei de confiar nele e nao consigo mais voltar ao que era antes..ja nao sinto a admiraçao que sentia por ele mas vamos ter um filho e nao quero voltar a ficar com uma criança sem o pai..sinto raiva dele por isso porque me pos numa situaçao complicada pois ja nao consigo nem que ele me toque..como superar isso?

A melhor resposta 9 JAN 2023

Sandra,
Voce supera a desilusão, não tendo ilusão. Quem se ilude, vai sentir desilusão.
Sandra, ele não te deixou numa situação complicada... voce se colocou em situações complicadas... em todos os casos, voce se colocou em situações complicadas, inseguras, superficiais. Em cada uma, não aprendeu a lição, não mudou nada na sua vida e os fatos apenas se repetiram e vão se repetir até voce aprender.
A vida não persegue ninguém, mas precisa aprender. Enquanto isso, fica refém de voce mesma.
Faça Psicoterapia para ver as causas e sanear, curar, aprender.

Abraços

5817 respostas

6 JAN 2023

Olá Sandra, espero que esteja tudo bem com você.

Em sua trajetória você vivenciou diversos momentos em que teve episódios de sofrimento e dor oriundos de relacionamentos afetivos. Todo esse histórico deve ser bem elaborado dentro de seu interior para que você tenha sua autoestima fortalecida, sua autonomia sentimental e existencial confirmadas, e para que você possa ter condições de vivenciar um bom relacionamento no presente, e no futuro também. Neste momento, sua busca é justamente que você possa manter suas intenções para com seu atual companheiro, por quem você nutre afeto e respeito, pelo que você relata, mas que por algum motivo acabou tendo uma atitude com você que fez com que suas experiências do passado retornassem com muita força, e você acabasse se colocando em um lugar de questionar de fato o que você sentia por ela, em termos de admiração, carinho e respeito. É justamente neste momento que um profissional de Psicologia se faz necessário para você, pois você precisa, desta vez com mais clareza e com mais certezas, elaborar esse acontecimento dentro de seu íntimo, para que possa tomar suas decisões com maior compreensão sobre o resultado das mesmas em sua vida, e o Psicólogo pode te auxiliar muito nisso, construindo esse processo em conjunto, visando seu fortalecimento e contribuindo para seu autoconhecimento. Por isso, se for possível, busque um profissional de sua escolha, e inicie seu processo. Agindo agora, você pode evitar passar por maiores problemas, e algum tipo de sofrimento que possa ocorrer devido a escolhas que podem te prejudicar no futuro.

Espero ter te ajudado, e desejo que fique bem.

Um abraço!

Clóvis Neto - Psicólogo Clínico CRP 17/1518

Clóvis Leite Psicólogo em Natal

916 respostas

6 JAN 2023

Oi Sandra! Obrigado por escrever. Certamente é preciso entender como você se posiciona para que se repita as situações de afastamento dos pais dos filhos em comum. Entendemos seu desconforto, mas precisaremos que se amadureça entendimento no sentido de verificar o que faz com que as coisas evoluam dessa forma. Esse não conseguir que ele a toque implica o desenvolvimento de uma condição extremamente inadequada e desconfortável. Quando acontece o início que, após muito tempo, desencadeia esse afastamento? O que você precisa modificar em si mesma?
Superar não é esquecer, é aprender com a experiência de forma a fazer diferente e consciente das direções que se quer caminhar.
Essa modificação consciente e amadurecedora consolidará a superação.
Abraços! A Covid, a Dengue, exigem cuidados e atenção. Vacine-se, vacine as crianças. Valorize mais a Ciência. Ela não é perfeita mais permite avanços. É impressionante como falsos políticos e falsos religiosos usam a fé dos mais simples. Cuidemos do atual resgate da civilização e da democracia. Não há meios de comunicação neutro ou perfeito, mas há instituições mais sérias, mais abertas. Verifiquemos as informações com maior critério. Vejamos o que falam as TVs educativas, os canais abertos com maior tradição de cultura. Valores aprimorados por décadas, não podem ser descartados por interesses de pequenos grupos radicais. Perceba que a barbárie do momento, é orquestrada por poucos, para prejudicar trabalhadores. Vacina e máscara precisam ser repensadas.

8644 respostas

6 JAN 2023

Olá, Sandra.
Se pretende manter esta relação e ficar bem com você mesma, busque ajuda psicológica, neste espaço poderá entender o que aconteceu no passado e se fortalecer na relação atual.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

5 JAN 2023

ola! Você precisa de ajuda? então é só agendar comigo que eu lhe responderei e marcarei da forma mais rapida possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém