Como terminar e superar um relacionamento tendo filha pequena?

Feita por >Rbtxs · 3 jan 2021 Separação

Tenho uma filha de 8 meses, e meu relacionamento com o pai dela só continua por causa dela. Ele não me valoriza, nao se preocupa comigo, muitas vezes fala coisas que me machucam... E quando ele erra dificilmente pede desculpas. De um tempo pra cá ele tem mudado bem pouco. Mas eu nao quero seguir esse relacionamento mais. Nao me sinto amada devidamente, mas eu sou muito apegada a ele, o amo, nao sei se vou superar Das vezes que tentamos separar, sempre voltamos... Tenho medo de viver assim pra sempre. Quero tomar iniciativa de separar, mas com filha nova nao sei como vai ser... To cansada de sofrer nesse relacionamento e empurrar por causa de filho. Apesar de eu amar muito ele, sei que nao é o melhor pra mim. Se eu colocar na balança, os momentos ruins são maiores que os bons. Não sei como e o que fazer

A melhor resposta 5 JAN 2021

Olá!
Importante saber se você já conversou com ele sobre os seus sentimentos por causa do pouco valor que ele lhe dá.
Não há casamento que não haja dificuldades e na maioria das vezes envolve questões parecidas com as suas.
Você o ama ou está apegado emocionalmente a ele? Se você o ama, esse amor é recíproco?
Relação precisa ter reciprocidade e cumplicidade, com o objetivo de viver bem, sem dramas e com disposição sempre para enfrentar os problemas que sempre surgirão.
Sugiro que você me responda as perguntas que eu lhe fiz e entre em contato comigo.

Psicólogo José Almiro Machado

Psicólogo José Almiro Machado Psicólogo em Taubaté

42 respostas

4 JAN 2021

Para melhor te ajudar, preciso de mais dados a respeito dos dois, as razões de porque não está dando certo.
Na vida e a partir da Vida, não tem nada certo ou errado... tudo é aprendizagem.
Caso a aprendizagem não se realize, as escolhas costumam ser piores do que as que estão sendo vivenciadas.
Estamos aqui para evoluir e nada é por acaso e se o relacionamento do casal está sendo difícil é porque a aprendizagem não está se efetuando, não estão conscientizando a razão dos conflitos.
Os conflitos não são ruins, nos conduzem para a superação desde que conscientizados das causas e significados.
Em primeiro lugar, você precisa fazer Psicoterapia para conhecer-se o mais profundamente possível e a partir daí, fazer as mudanças necessárias na sua vida. Ter uma filha pequena não impede desde que saiba e compreenda suas emoções, se conheça para poder tomar decisão certa.
Pode escolher fazer de forma presencial ou Online.

5817 respostas

4 JAN 2021

Olá Rbtxs
Tudo que relatou me parece que sua auto estima não está muito boa, e permanecer com auto estima baixa pode afetar a educação de sua filha.
Quando a auto estima está baixa, qualquer coisa que o outro diz parece que machuca profundamente, mas quando a auto estima está elevada, o que a outra pessoa comenta, não faz muito sentido, não atinge quem recebeu a ofensa.
Saber o que quer também é importante até para que sua filha cresça uma criança saudável, deixar que um filho determine sua vida também não costuma ser uma decisão muito assertiva.
Espero ter ajudado.
Jane Assunção.

Jane Assunção Psicólogo em São Paulo

1476 respostas

4 JAN 2021

Olá Rbtxs! Grato por escrever. Precisaremos contextualizar melhor a tua história para emitirmos posição fundamentada Alguns dados, no entanto, sugerem que será preciso você passar por caminhada científica com psicólogo. Filha de oito meses implica sugere tempos recentes de boa convivência ou falta de adequada prevenção; relacionamento somente continua por causa da filha, mas você diz: "apesar de eu amar muito ele; frase que indica energia boa. O que será o melhor para você? Certamente não será algo pronto, mas uma construção que você precisa aprender a direcionar. Será muito importante amadurecer as coisas, construir formas de lidar com a situação, separando ou não, mas adquirindo consistência para viver uma direção, por período prolongada, com a melhor administração emocional possível da alternativa escolhida.
Estaremos à disposição para esclarecimentos e aprofundamentos.
Abraços virtuais (em tempos de aumento da pandemia, sejamos firmes: máscara, higiene, distanciamento físico, senso de grupo, respeito à vida, Ciência!)

Ary Donizete Machado - psicólogo clínico.

8602 respostas

4 JAN 2021

Prezada, em qualquer decisão que você tomar, a solução depende de sua resiliência em manter ou não a sua união. Nestes tempos de pandemia eu tenho visto casais exemplares em situações de constrangimento por causa do excesso de convivência, porém, no seu caso, creio que precise de umas sessões de terapia para ajudarmos nas orientações e possíveis decisões. Fique bem e reflita no que pode ser melhor pra você! Abraços e boa sorte!

Psicologia Bem Viver Psicólogo em São Mateus

1 resposta

4 JAN 2021

Boa noite!
A psicoterapia pode te auxiliar muito nesse momento da tua vida. Ela vai te ajudar a compreender o que é dependência emocional e como desenvolver as estratégias necessárias para a aquisição da autonomia e da autoestima. Abraços!

Psicóloga Andrea da Silveira Estima Psicólogo em Rio Grande

1 resposta