Vazio constante

Feita por >Bia · 26 ago 2023 Abordagem psicológica

Constantemente sinto um vazio imenso em meu peito, junto dele vem um desânimo enorme e uma grande falta de esperança.
Sempre quando me sinto bem, acho que vai durar, mas não dura porque logo depois sei que vai começar tudo de novo. As vezes tenho pequenos picos de energia, mas a maior parte do tempo estou perdida e vazia.
os pensamentos ruins vem a tona e eu fico sem saber o que fazer, parece não ter uma saída pra isso
Minha vida é tão monótona e eu não consigo mudar ela, e por mais que eu tente ela fica exaustiva da mesma forma. A maior parte do meu tempo estou deitada em minha cama apenas existindo e isso me mata.
Tudo isso piora quando eu me olho no espelho e vejo no que me tornei, uma pessoa vazia, sem ninguém, sem esperança e que só machuca as pessoas ao seu redor. eu me enojo.
As pessoas me veem como alguém fria e que não fala como se sente, mas eu me vejo como alguém que tenta falar e ninguém escuta.
Eu sinceramente não sei o que tenho. Só busco procurar ajuda quando estou no fundo do poço

A melhor resposta 29 AGO 2023

Olá Bia, para que um trabalho de qualidade fosse realizado seriam necessários maiores detalhes a respeito desses sentimentos citados, como por exemplo em que situações este vazio ocorre, como ele acontece, o que te faz pensar que os momentos em que você está bem não serão duradouros, como são esses picos de energia, o que torna sua vida monótona, o que você faz para que seja diferente, etc. Essas são algumas reflexões que você encontraria em um processo de psicoterapia que iriam te ajudar, com um maior autoconhecimento você cria mais facilidade para lidar com as adversidades da vida, pelo seu relato acredito que você esteja se sentindo assim há algum tempo, é importante ter o auxílio de um profissional para que estes sintomas não se agravem, espero ter ajudado, um grande abraço!

Gabriel Guimarães Hass Psicólogo em Brasília

23 respostas

28 AGO 2023

Oi Bia
Sinto e entendo o que esteja passando!
Este é o resultado por ter sido enganada o tempo todo, desde o primeiro dia da tua gestação pelo meio ambiente, pelo sistema de valores que te impuseram um modo de vida e de comportamento que se adequasse ao que os outros queriam.
Por isso, agora que voce percebe os resultados e não está satisfeita, precisa fazer novas e melhores escolhas, resgatando a tua inteligência de vida e ousar ser dona da tua vida e não marionete nas mãos dos outros.
Tudo o que sente é a mensagem da vida que está te dizendo para mudar, para começar do zero, começar a ser verdadeira consigo mesma, se priorizar na vida, aprender a amar a si mesma; os outros podes também amar, mas antes, precisa amar a si mesma.
A dor e a frustração só começam a diminuir quando entender e começar a mudar.
Enquanto se esforça para compreender e viver a tua vida e a profissão permanecendo baseada em valores impostos por terceiros, só vai ter processo de autodestruição e perda progressiva.
Quem é voce? Qual o objetivo da sua vida?
Este é o ponto inicial em cima do qual se desenvolve tudo o mais...
Faça Psicoterapia para conhecer a si mesma e mudar os resultados da tua existência.
A vida não quer o sofrimento, a frustração, a dor; esta, só existe para despertar a consciência e fazer novas e melhores escolhas.
A vida te deu a liberdade.
Abraços

5824 respostas

27 AGO 2023

Olá Bia, a melhor forma de te ajudar é buscar atendimento psicológico. Assim você pode se autoconhecer, entender o que acontece com que você nesses momentos de tristeza. É um caminho longo a ser percorrido e não desista, por mais difícil e doloroso que esteja.
Espero ter ajudado.
Abraços,
Mariana

Mariana Coury Nassar Ferreira Godoi Psicólogo em Goiânia

154 respostas

27 AGO 2023

Olá Bia! Obrigado por escrever. Sempre é prudente conhecer profundamente, detalhadamente a história das pessoas, antes de sugerir encaminhamentos. Em termos gerais colhemos o que plantamos. É muito difícil colher sem plantar. Por comparação, certamente vida sem sair da cama, sem iniciativas, acabam por não ser percebidas, não não visualizadas e envolvidas por outras vidas em que ambos veem o sol, as nuvens, as árvores, os objetivos comuns.
Escrever aqui é um gesto ativo. Precisa mais, precisa gestos ativos de diversas naturezas como estudos sérios e consistentes, trabalho comprometido, turmas de colegas e conhecidos que sejam éticos e saudáveis., grupo de esporte coletivo de contato, grupo de teatro. Sabemos que o começo é difícil, mas é preciso começar. De certa forma, o que você chamou de "vazio constante" é preenchimento de desconforto que faz querer modificar as coisas.
Os primeiros passos são mais difíceis, mas são necessários e valem muito a pena!
Vamos: movimente-se! Se possível conte com a assessoria científica de um de nós, psicólogos.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8654 respostas

27 AGO 2023

Olá, essa sensação de vazio é um aviso que algo não está bem e que precisa buscar ajudar. O primeiro passo você está fazendo. Durante a nossa vida encontramos muitos desafios e mudanças que em dado momento podem ser desafiadores, e podem causar uma apatia, desesperança, dentre outros sentimentos. O segundo passo é buscar fazer terapia, assim poderá ser ajudada pelo psicólogo que vai trabalhar em conjunto com você a fim de avaliar os pensamentos que alimentam todo esse quadro apresentado, com isso, poderá haver uma mudança no seu humor, no seu comportamento e nos relacionamentos. Desta forma, poderá ter uma vida mais ativa e prazerosa. `Busque ajuda profissional.

Me coloco à disposição.

Suely Barros Psicólogo em Rio de Janeiro