Não sei bem como dizer então vou descrever

Feita por >Fulana · 9 abr 2023 Abordagem psicológica

Bom, constantemente me sinto sozinha e triste e também não tenho amigos, me sinto totalmente desajeitada socialmente sou muito tímida e as vezes só de imaginar que preciso interagir com outras pessoas me sinto nervosa e ansiosa.
Desde a infância sempre fui assim sempre bastante quieta e os professores frequentemente chamavam meus pais para conversar na escola e sugeriram que eu fosse a um psicólogo, mas meus sempre ignoravam bastante essa questão e quanto mais tempo se passou fiquei mais tímida e me isolando dos outros.
Outro tópico que percebi faz algum tempo foi que eu sou uma pessoa super sensível ao abandono e a rejeição, só de imaginar passar por essas coisas me deixava com um sentimento terrível ainda estou em um relacionamento ruim com alguém por simplesmente não querer ficar sozinha, já teve uma situação que eu achei que essa pessoa específica estava me abandonando simplesmente me senti nervosa, ansiosa , chorei a noite inteira e me sentia completamente sem energia, e esse meu medo me faz ficar presa a relacionamentos horríveis tanto românticos quanto de amizades, e último tópico é que constantemente me sinto com raiva , triste e com um sentimento de vazio, sempre sinto que necessito de alguém para preencher esse vazio mas infelizmente não é isso que acontece.
É isso posso ter escrevido demais e ficado confuso mas essas são as frequentes formas em que me venho me sentindo e queria receber alguma ajuda, obrigada por ter lido até aqui.

A melhor resposta 13 ABR 2023

Olá, Fulana. Obrigada por escrever.
Gostaria de contribuir com algumas maneiras de resolver suas questões. Esse texto vai ser longo, mas acredito que possa te ajudar.

Percebi em sua narrativa o sentimento de solidão atrelado à emoções de tristeza, raiva e ansiedade. Imagino o quão difícil tenha sido para você se sentir "desajeitada socialmente" pelo fato de ser uma pessoa tímida. Gostaria de começar te dizendo que não há problema algum em ser uma pessoa introvertida, quieta ou reservada. Apesar de nossa sociedade estar organizada de uma maneira onde a extroversão é reforçada e desejada socialmente, gostaria que você entendesse que pessoas são únicas, diferentes, e sua personalidade também pode ser interessante, ainda que você seja tímida. Eu não tenho dúvidas que você tem habilidades e valores particulares que poderiam encantar muitas pessoas. Nem sempre iremos agradar todo mundo, basta apenas continuar procurando alguém que possa nos apreciar da maneira que somos. É algo difícil, claro, mas não impossível.

Você consegue pensar em pessoas famosas ou que você admira com personalidades parecidas com a sua? Esse é um exercício que pode te ajudar a se sentir menos sozinha, entendendo que existem pessoas em posição de destaque, pessoas admiráveis, que provavelmente passaram o mesmo que você.

Dito isso, podemos abordar outras observações.

Em sua fala "as vezes só de imaginar que preciso interagir com outras pessoas me sinto nervosa e ansiosa" é um indicativo que você pode estar vivenciando alguns sintomas de Ansiedade Social. É impossível fazer um diagnóstico através de um texto, pois este é um processo complexo, demorado e que deve ser feito em consultório clínico com um profissional especializado. No entanto, podemos dizer que essa fala serve como um sinal para escaneamento de uma possível hipótese diagnóstica. Para isso, você precisa buscar ajuda especializada de um Psicólogo ou um Psiquiatra. Darei a orientação prática sobre isso ao final do texto.

Gostaria de frisar que não há nada de errado em ser tímida, mas a medida em que você desenvolve certo grau de ansiedade nas suas interações sociais e isso te prejudica no seu dia a dia, talvez seja o momento de buscar ajuda.

Existem alguns pontos positivos no seu discurso:

1. Você sabe exatamente expressar o que sente quando diz que tem experimentado emoções de tristeza e raiva. Isso pode parecer algo básico, mas não é. Muitas pessoas não sabem expressar ou entender o que sentem. Você tem essa habilidade.

2. Você identificou que a sensação de abandono e rejeição são gatilhos emocionais que te afetam. Isso demonstra que você tem desenvolvido dentro de você um senso de automonitoramento, o que é imprescindível para tentarmos identificar um problema. Só podemos tentar resolver uma questão quando a compreendemos. Essa é uma outra habilidade sua.

3. Você também identificou um padrão de comportamento desapatativo que você tem feito para tentar evitar essa sensação de abandono ou rejeição
O comportamento desapatativo é o de se envolver ou manter relações, ainda que desestruturadas e prejudiciais, apenas para não ter que experimentar sensações de abandono ou rejeição. Essa é a reação que você tem para tentar evitar desconforto.

Então, preciso te elogiar quanto aos pontos mencionados acima. Normalmente pessoas introvertidas desenvolvem uma ótima habilidade de autoconhecimento. Esse pode ser um dos vários aspectos positivos da sua personalidade.

Agora podemos falar um pouquinho mais sobre seu medo de abandono e rejeição. Gostaria de deixar alguns questionamentos para você pensar sobre:

- Você consegue identificar outras situações no passado em que você se sentiu abandonada ou rejeitada? Como, onde, quando essa situação aconteceu? Quais foram as emoções ou pensamentos que você teve diante dessas situações? O que você faria para tentar ajudar essa sua versão do passado?

- Vamos fazer um exercício de descatastrofização de pensamento:

Isso pode ser um pouco desconfortável, mas peço para que respire fundo e mentalize que você está segura e confortável. Tente pensar nos questionamento abaixo como se você fosse uma terceira pessoa, alguém que estivesse observando de fora da situação.

Sobre a relação que você mantém com essa pessoa:

Qual seria o pior cenário que poderia ocorrer entre vocês dois? Faça uma lista com todas as coisas que você teme que podem acontecer nesta relação. O que você pensaria ou sentiria caso essas coisas ruins acontecessem?

O próximo passo é tentar se esforçar para pensar se existe algum ganho positivo que poderiam acontecer com você caso essa situação temida se realizasse. Liste 3 ou mais pontos positivos que poderiam mudar na sua vida. De que forma essa situação poderia te transformar?

Agora que você tem o pior e o melhor cenário visualizado, o que você acha que aconteceria de forma realista? Quais pontos, entre as opções positivas e negativas, você acha que aconteceriam, de fato, na realidade? Seja sincera e justa, tente não tender para um lado apenas.

Normalmente, a ansiedade nos faz pensar apenas nos piores cenários, na catástrofe. No entanto, isso é um erro de pensamento e interpretação. Muitas vezes os piores cenários na nossa cabeça podem nem ocorrer na realidade. Você vai perceber que é comum exagerar ou ser tendenciosa para um lado negativo quando estamos "no olho do furacão". Na verdade, pode ser que seja difícil pensar em um cenário positivo, pois a ansiedade nos faz pensar no pior, mas tente se esforçar um pouquinho nesta etapa. Por isso, praticar o distanciamento e tentar pensar como uma observadora pode te auxiliar nessas ocasiões.
Apesar de coisas ruins ocorrerem em nossa vida, a realidade não é feita apenas de situações ruins. Assim, você estará treinando a flexibilização dos seus pensamentos.

Ainda sobre sua relação com essa pessoa você pode usar a Análise Vantagens e Desvantagens dessa relação.
Coloque num papel os seus ganhos e suas perdas em manter essa relação. Depois, os seus ganhos e suas perdas em colocar um fim nessa relação.

Quais são os ganhos que te mantém nessa relação?
É possível encontrar esses mesmos ganhos fora da relação? Onde? Como? Você conseguiria receber os mesmos benefícios de outra maneira?

Isso pode te ajudar a ter uma visão mais detalhada do que pode te fazer continuar em uma relação prejudicial e como conseguir as mesmas vantagens em outro cenário.

Sobre sua ansiedade em interagir com as pessoas, vou deixar algumas sugestões de técnicas que podem te beneficiar de alguma forma, caso você se sinta à vontade em pratica-las:

Respiração Diafragmática: Sugiro que você pesquise e treine como fazer respiração Diafragmática. Ela é bastante útil para usarmos antes de situações estressoras ou mesmo para conter algumas crises.

Hierarquia dos medos: Você pode pensar sobre o medo de interagir com as pessoas e fazer uma lista de situações que te dão medo. Depois, você dará uma nota para essas situações de 0 a 10 para classificar quais situações você sente menos ou mais medo. Você pode pensar em 0 como ausência total de medo e 10 como o pior nível de medo que você já sentiu. Depois, tente se desafiar a enfrentar esses medos do menor ao maior. Use a Respiração Diafragmática antes de cada tarefa. Aos poucos, devagarinho, sabendo que você pode falhar em algumas ocasiões, basta apenas tentar novamente. A falha faz parte do nosso processo e devemos acolhê-la. Sempre se auto monitorando, ou seja, atenta ao que você pensa, sente e os comportamentos que você toma após as tentativas.

Dica: Pensamentos são normalmente frases ou imagens que surgem em nossa cabeça. Emoções são tristeza, raiva, medo, nojo, alegria.
Comportamentos: são nossas ações.

Exemplo: Supomos que você sinta vergonha de comprar algo e fazer pedidos nas lojas, no entanto, é um medo que você classificou como nível 1. Você pode marcar um local, dia e horário para você sair e tentar exercitar essa compra e pedido. Você pode escrever a frase que você vai usar antes, o modo como vai abordar os vendedores. Pode sempre pensar/imaginar o pior, melhor e cenário mais realista desta tarefa. Caso o pior cenário aconteça, pense em maneiras de solucionar o seu problema. Assim, você não será pega de surpresa e saberá como agir. Depois escreva o que pensou, sentiu e como se comportou. Volte a esse medo e dê uma nova nota baseado em sua experiência. É bom repetir esse exercício até que o medo chegue a classificação 0.

Normalmente a Ansiedade Social nos faz experienciar o que chamamos de Efeito Holofote. Sentimos como se estivéssemos no centro da atenção de todas as pessoas a nossa volta, nos preocupamos como que as pessoas estão nos visualizando, o que estão pensando sobre nós. É possível sentir vertigem, visão turva, ter a sensação que estão todos nos observando, sensação de estar suja ou com algo de errado com seu corpo/roupa, mãos suando, garganta seca. Passamos a superanalisar cada comportamento nosso, como estamos andando, como estamos falando, como estamos nos comportando. Isso pode ser a Ansiedade Social "no comando". A maioria das pessoas está ocupada prestando atenção nelas mesmas. Em cinco minutos, esquecem do nosso rosto ou fisionomia. Em uma hora, são capazes de esquecer até mesmo da coisa mais constrangedora que já presenciaram alguém fazer. Normalmente não estão nos julgando. A sensação de julgamento, na verdade, vem de nós: Nós estamos nos julgando através do olhar do outro.

Sobre a necessidade em criar novos laços de amizade. Você tem algum interesse que te agrade? É possível que você consiga fazer amizades com mais facilidade baseada em um interesse em comum: música, filmes, séries, atividades físicas, artes, etc. É um caminho mais seguro para tentar abordar alguém para uma conversa e tentar construir uma amizade. Lembre-se: Relações são trabalhosas. Tentar começar e manter uma amizade que lhe beneficie é uma tarefa trabalhosa, mas vale o investimento.

Que tipo de amigo você gostaria de ter? Descreva as características de personalidade dessa pessoa.
Onde você poderia encontrar essa pessoa?
Como você poderia identificar que alguém tem esse perfil para se tornar o seu amigo?

Sobre autoestima, trabalhamos em consultório quatro pilares da autoestima. É um trabalho extenso, mas posso te oferecer breves reflexões sobre cada ponto:

1. Autoconceito - O que você acha de si?
Frases como "Eu sou..." ou "Eu deveria ser" podem te ajudar a encontrar respostas da sua opinião sobre si. Liste 5 frases positivas e negativas sobre você.
Nesse caso, não podemos apenas listar os pontos negativos, devemos trabalhar sobre eles e modificá-los.
Qual a sua opinião sobre os pensamentos negativos sobre você mesma, são realistas ou estão distorcidos? De que forma eles te ajudam a se sentir melhor? Eles são seus ou vieram de outras pessoas? Substitua os pontos negativos em "Eu sou" para "Eu me comporto como..." ou "Eu me vejo como..."
Normalmente nos comportamos de um jeito negativo e acabamos fazendo de um comportamento parte da nossa identidade.
As vezes nossos pontos negativos só são comportamentos que podemos mudar ou desenvolver melhor.
Essas características negativas podem ser mudadas? Se sim, como você acha que faria isso?

2. Autoimagem - Qual é a sua visão sobre suas características físicas? Como você se descreveria para uma pessoa que não enxerga? Quais características físicas você mais gosta em si? Quais características física te trazem mais desconforto e por quê? Tente pensar em como essas características promovem alguma função ou benefício para a manutenção da sua sobrevivência.

3. Autoeficácia - Quais são seus objetivos como pessoa? Você tem algum sonho? O que você já conquistou ou pensa conquistar em sua vida? Pense em algo que você realizou em sua vida, ainda que simples, que te cause orgulho. Pode ser algo simples e corriqueiro. No que você é boa?

4. Autorreforço - De que forma você pode se compensar quando consegue fazer algo que queria? Um doce, um filme, um banho quente, uma compra? Você se sente feliz fazendo o que?

Essas reflexões sobre autoestima podem te fazer ter um autoconhecimento maior sobre a sua pessoa. Lembre-se, por mais que os aspectos negativos sejam automáticos, exija um esforço para tentar exercitar situações, opiniões e pensamentos positivos sobre si. Pratique o distanciamento e pense em terceira pessoa, não apenas observando seus pontos negativos, como pontos positivos sobre si mesma.

Não vai caber aqui, pois o texto ficará muito extenso, no entanto, acho que um treinamento de Habilidades Sociais com toda certeza poderia te beneficiar.
Esse trabalho é feito em consultório com mais detalhes, mas você pode pesquisar e tentar aprender algumas coisas sozinha. Pesquise no Google ou YouTube por:

1. Registro de Pensamentos Disfuncionais
2. O que são Distorções Cognitivas
3. Como flexibilizar pensamentos usando Terapia Cognitivo Comportamental
4. Como desenvolver Comunicação Assertiva
5. Técnicas para Regulação Emocional
6. Práticas de Mindfulness
7. Terapia dos Esquemas > Esquema de Abandono > Técnicas para Esquema de Abandono.

Existe uma infinidade de técnicas e caminhos na Psicologia para cuidar de suas questões. Você pode ir no posto de saúde mais próximo de sua casa e pedir orientações sobre atendimento psicológico gratuito em seu município, assim como consulta com clínico geral ou psiquiatras. Normalmente, faculdades que tenham o curso de Psicologia oferecem terapia gratuita e/ou com um valor acessível.

Só de ter deixado essa mensagem aqui é um indício de que você está tentando buscar ajuda para alguns de seus problemas. E acredite, existe uma forma de resolvê-los.
Temos uma tendência em achar que nascemos com algumas habilidades sociais, quando na verdade muitas delas são aprendidas, desenvolvidas. Existe um treinamento de como se comunicar, de como flexibilizar seus pensamentos, de como gerenciar nossas ansiedades e relacionamentos. Se for da sua vontade, você pode, sim, aprender a se relacionar de uma maneira melhor.
É impossível acabar com o medo ou com a ansiedade, pois são emoções humanas. Mas é possível aprender a conviver de uma maneira mais agradável com elas.

Você vai conseguir! Estarei na torcida!

Darlen Garcia Psicólogo em Rio de Janeiro

8 respostas

2 MAI 2023

Olá!

Em primeiro lugar, eu agradeço por compartilhar sua experiência e sentimentos tão pessoais e profundos. O que você está descrevendo é uma série de sintomas emocionais que estão afetando sua vida social e emocional. Sua timidez e ansiedade social podem estar relacionadas a uma possível fobia ou algum transtorno, que pode ser agravado pelo fato de você ter sido ignorada quando era mais jovem. Isso pode ter levado a uma auto-imagem negativa e a uma falta de autoestima, o que torna mais difícil para você se aproximar de outras pessoas (são apenas hipóteses).
Além disso, você descreve uma sensibilidade extrema ao abandono e rejeição, o que pode ser um sintoma de um problema emocional mais profundo. Você parece ter desenvolvido uma forte necessidade de preencher um vazio emocional que está sentindo, mas essa necessidade pode estar dificultando ainda mais seus relacionamentos. Isso pode estar relacionado a um problema de apego ou outra questão que requer um tratamento psicológico adequado.
Diante disso, recomendo que você busque ajuda de um psicólogo para avaliar essas questões e ajudá-la a trabalhar esses sentimentos e comportamentos de forma saudável e construtiva. O objetivo é que você possa aprender a lidar com a sua timidez, insegurança e outros sintomas emocionais, para que possa se relacionar melhor com as pessoas e, principalmente, consigo mesma. A terapia pode ajudá-la a compreender e transformar padrões de comportamento que estão afetando negativamente sua vida e o seu bem-estar emocional.

Estou à disposição.
Um abraço!

Herson Alex Psicólogo em Blumenau

134 respostas

25 ABR 2023

olá! Você estar precisando de ajuda? Então é só agendar uma sessão comigo que irei lhe responder o mais rapido possível

Rafaela de Arruda Custódio Psicólogo em Belém

2409 respostas

12 ABR 2023

Voce está confusa e perdida.
Não sabe quem é e qual o objetivo da sua vida.
Precisa de Psicoterapia para clarear tufo isso, para se conhecer e promover o nascimento de voce mesma.
Abraços

5830 respostas

12 ABR 2023

Olá, sinto sua angustia e dor no seu relato, realmente você aprendeu a conviver com o afastamento, se isolando e ficando sozinha, o que te gerou uma grande insegurança e timidez, é preciso resolver todos esses seus sentimentos de mágoas com seu passado, medo do abandono, vazio entre todos os que você relatou no seu texto, ficar guardando esses sentimentos não é legal, a psicoterapia pode te ajudar a encontrar soluções para esses seus sentimentos, estou a disposição caso queria conversar. Atenciosamente, Psicóloga Rafaela.

Rafaela Ivalel Psicólogo em Cascavel

8 respostas

11 ABR 2023

Olá!
Creio que um dos passos mais importantes você já deu: reconhecer a si mesma e o que sente! Se você consegue perceber quais pontos te causam essa angústia, o próximo passo seria entender de onde vem esse sentimento de vazio e dependência (como você mesma caracterizou), para que consiga lidar melhor consigo mesma. Há acontecimentos em nossas vidas que por mais que não lembremos deles com nitidez, continuam nos causando sofrimento ao longo do nosso crescimento. Quando tomamos consciência de que há algo incomodando ali já é muito importante e aí a gente busca ajuda, se não conseguirmos sozinhas.
Caso queira iniciar esse percurso, estou por aqui :)

Maria Luiza Rosa Psicólogo em Salvador

4 respostas

11 ABR 2023

Olá! Primeiramente gostaria de ter dar os parabéns por reconhecer que existem questões na sua vida que precisam ser tratadas para serem superadas.
Eu sempre digo para os meus pacientes que o primeiro passo para a cura é admitirmos que precisamos de ajuda.. e isso é super positivo!
Quando você fala sobre a timidez e ansiedade que você tem só de pensar em interagir com alguém, isso pode acontecer por medo do julgamento do outro. Como assim? Se eu falar ou fizer aquilo, o que eles irão pensar de mim? Entende? Esse medo te gera um pensamento disfuncional ( pensamentos negativos) que te isola do outro pelo medo do julgamento.
E quando você diz que aceita viver relacionamentos ruins por medo de ficar só, significa que talvez você não esteja se olhando com carinho.. O que seria esse carinho? Amor próprio! E o que é esse amor próprio? É o amor, o respeito e admiração que eu preciso ter por mim mesma. Esse é o primeiro passo para construir relações saudáveis.. Pensa comigo: Se eu não me amo e nem me respeito, o outro vai me amar e me respeitar? Reflita! Mas a boa notícia é que você não é a única pessoa a passar por isso.. e que existe um caminho que te ajudará no seu processo de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.. Tudo na vida é aprendido, até se amar em primeiro lugar!

E estou aqui a disposição pra te ajudar através da terapia! Se fizer sentido pra você, agende uma consulta comigo que terei o maior prazer em te ajudar a dar paz pra esse coraçãozinho aí e também nesse processo rumo ao reencontro do seu grande amor.. VOCÊ!

Priscila Salgado Gomes Psicólogo em Niterói

7 respostas

11 ABR 2023

Olá Fulana! Obrigado por escrever. O primeiro passo você já deu, ao escrever aqui. Certamente você precisa aprimorar a identidade e auto estima, contatando as riquezas e possibilidades potenciais que estão adormecidas em você, escondidas atrás da sua insegurança, que faz com que você não tente, faz com que você se posicione, nas situações inevitáveis, de forma a vivenciar desfecho desfavorável.
Veja nossos perfis, escolha um de nós, venha com a maior brevidade possível com mente aberta, persistência, disciplina e regularidade, para o trabalho científico com um psicólogo.
Abraços! A Covid e a Dengue estão vigentes: sejamos cuidadosos. A maior parte dos políticos não são confiáveis. Dentre os religiosos, há muitos que se dizem religiosos, mas na verdade, são falsos: querem é dinheiro. Fazem teatro para enganar os descuidados. Os meios de comunicação não são neutros, mas aqueles que apresentam tradição de muitos anos ou recebem o selo educativo/cultural, e não estão a serviço de alguma seita religiosa, são razoáveis. Tenha sabedoria para filtrar. A Ciência não é perfeita, mas como fez o avião, a geladeira, o rádio, o celular, faz as vacinas. Confie na Ciência! Vacine-se, vacina as crianças.

8664 respostas

11 ABR 2023

Oi, tudo que descreveu tem a ver com seus traços de caráter (seu modo de ser mesmo). Desde a gestação até por volta dos 6 anos de idade, todos nós passamos por fases ou situações consideradas por nós traumáticas. Como assim? Cada fase gera em nós dores, e as principais são: rejeição, abandono, manipulação, humilhação e traição ou exclusão, essas dores são como mecanismos de defesa que ficam mielinizados no nosso sistema nervoso, porém, paralelamente a isso, também desenvolvemos recursos para lidar com tais dores. Esse seu "desajeitada socialmente", sensação de vazio, sensibilidade ao extremo, medo de ficar sozinha, tudo isso tem a ver com suas dores ou traumas de infância, e por isso, é importante você ter mais conhecimento ainda de onde vem tudo isso para saber como lidar. O mais bacana é que existem treinos também para você fazer, além de você entrar num profundo conhecimento de si mesma, entendendo como você funciona e assim conseguir vencer essas dependências emocionais aí de relacionamentos. Tudo tem a ver com o que você detectou de traumas na sua infância e como sua mente moldou seu corpo (sim, a mente molda um formato de corpo específico). Entra em contato comigo para eu te explicar melhor sobre isso e você vencer essas dificuldades aí. Te aguardo.
Steffany Alves
CRP22/01308

Steffany Emanuelle Alves Psicólogo em São Luís

453 respostas

10 ABR 2023

Boa tarde, Fulana
Seu pedido de ajuda longo traz diversos aspectos que, realmente necessitam de apoio e orientação psicológica imediata. Destaco os seguintes pontos descritos por você: solidão e tristeza; sentimento de abandono; sentimento de rejeição; dependência em relacionamentos não-saudáveis; raiva e sentimento de vazio. Todos eles precisam ser entendidos e elaborados no processo de Terapia. Sua história, seus mecanismos de defesa, seu autoconhecimento carecem ser trabalhados através dos recursos eficazes que a Psicologia adota.
Estou inteira a seu dispor para esclarecer dúvidas e iniciar seu acompanhamento psicoterapêutico..
P.S. Fulana é seu nome de identidade?

Anamaria Barros de Almeida Psicólogo em Salvador

104 respostas

10 ABR 2023

Olá
As situações que você descreveu me fez pensar que sempre há algum sentido por traz do isolamento que nos colocamos. Ele teve suas razões no passado e, em geral, surgiu como uma forma de nos proteger de algo (podendo até mesmo ser uma proteção do medo de abandono, logo evito me relacionar para não correr o risco de ser abandonada). Não sei se isso faz sentido para ti, mas me vem de uma forma muito forte. Por isso acredito que um processo de terapia possa te ajudar a esclarecer esses sentimentos, te libertando desse isolamento e podendo estar em relacionamentos saudáveis e genuínos.
Boa sorte no seu caminho
Qualquer coisa fico a disposição

Eloisa Goronci Psicólogo em Vila Velha