Quero ir a um psicólogo, mas não sei o que dizer

Feita por >Daniela · 4 fev 2018 Psicologia clínica

Há +/- uma semana atrás apercebi-me que se passava algo de errado comigo. Não vou explicar porque, é uma longa história, mas apercebi-me que estava extremamente triste e infelizmente com a minha vida. Então comecei a esmiuçar os meus problemas. E quanto mais pensava neles, mais problemas apareciam. Apercebi-me que sofro de ansiedade à anos (sentir-me nervosa por ir pedir um café e pensar 5x na melhor maneira de o fazer, por exemplo) e é possível que esteja deprimida... Então marquei uma consulta no psicólogo. Que depois acabei por desmarcar. Isto porque não sei o que lhe dizer. O que é suposto fazer? Chegar lá e dizer 'ola, acho que estou u deprimida e tenho ansiedade'? Ou é suposto fingir que não sei o que se passa comigo? 'ah doutor, não sei, ando um pouco infeliz...'?

A melhor resposta 4 FEV 2018

Daniela, você pode dizer o que quiser, o ambiente da terapia é livre e seguro para o paciente se expressar da maneira que desejar. Em geral as pessoas falam, na primeira consulta, dos problemas e de coisas que estão incomodando ou atrapalhando a execução das tarefas da vida cotidiana. Mas algumas pessoas são mais resistentes e levam mais tempo para se abrir e falar do que realmente importa. Então você pode escolher alguma coisa que lhe incomode mais ou que incomode menos como ponto de partida. Quanto mais tempo você demorar para fazer isso, mais você vai continuar sentindo essas sensações desagradáveis e tendo as mesmas dificuldades, o psicólogo está lá para te ouvir e propor estratégias para a mudança. Boa sorte.

Leonardo Viana de Vasconcelos Martins Psicólogo em Fortaleza

1347 respostas

6 FEV 2018

Olá, Daniela! Boa tarde! Você não precisa saber o que vai dizer antes de ir para a sessão. Você pode ir sem saber o que dizer e lá você pode falar o que sentir vontade, sobre qualquer assunto que quiser. Procure um psicólogo com quem se sinta à vontade, não desista no primeiro que procurar. Boa sorte! Qualquer coisa, pode entrar em contato comigo. Abraços!

Psicóloga Milena Puga Araujo Psicólogo em Rio de Janeiro

62 respostas

5 FEV 2018

Daniela, é importante você perceber isso que parece para você nesse momento uma limitação. Aconselho que você busque o psicólogo dizendo isso que você relatou no seu comentário, é através desse discurso inicial que ele saberá conduzir a sessão e você poderá se colocar a medida que for se sentindo confortável. Você não precisa dizer tudo num primeiro encontro, mas é importante que você se sinta a vontade e confortável no ambiente e aos poucos, no seu tempo, você pode ir se colocando e colocando suas angústias. O profissional estará lá para lhe auxiliar de acordo com seus passos, não busque dar um passo que você não ache que está preparada.
Se é algo que você quer, se permita experimentar.

Espero ter ajudado e me coloco a disposição para qualquer esclarecimento.

Att, Núbia Barbosa

Núbia Cristina Farias Barbosa Psicólogo em Fortaleza

49 respostas

5 FEV 2018

daniela, saudaçoes!!!!! nao se preocupe no que dizer ao psicologo....deixe que seu propio inconsciente sabera o que dizer na hora, ok? alias vc nao precisa e nem deve ter um texto previamente formulado para falar....deixe as coisas fluirem....va á um psicologo...o resto rola normalmente....blz?

Sandra Elena Carosio Psicólogo em São José do Rio Preto

479 respostas

4 FEV 2018

Daniela, boa tarde! Penso que o primeiro passo e o mais importante talvez seja simplesmente comparecer a consulta. Chegando lá o profissional irá te acolher e possibilitará uma espaço de confiança para você falar das suas questões. Você se colocou de forma clara aqui, contando o que sente e o que tem passado, essa pode ser uma forma. Recomendo que remarque sua consulta e experimente para ver como se sente na consulta. Boa sorte!

Psicóloga Renata Brito Psicólogo em Rio de Janeiro

364 respostas

4 FEV 2018

Olá Daniela, a primeira sessão é destinada para conhecer a demanda do paciente, ou seja, ouvir o que lhe causando sofrimento, suas hipóteses, dúvidas e expectativas para o tratamento. O terapeuta irá apresentar sua abordagem, metodologia, acertar valores, horários para as consultas, explicar sobre atrasos e faltas, entre outros. Enfim, a primeira sessão é utilizada para obter um quadro geral das necessidades do paciente e para que este conheça a forma de atendimento do psicólogo.

JaDeh Psicologia Psicólogo em Barueri