Minha mãe age como se eu fosse psicóloga dela. Não sei mais o que fazer

Feita por >Talita · 30 mai 2016 Psicologia clínica

Tenho 24 anos e moro com a minha mãe que tem quase 50. Ela tem vários problemas de saúde, problemas com a família, problemas com o trabalho. O tempo todo fica me falando das dores que tá sentindo, das coisas que ela quer fazer, dos anseios, dos medos, do quanto ela não aguenta mais essa vida, do quanto a família dela não liga pra ela, do quanto ela sofre... Enfim, é uma mártir. O complicado é que ela age desta forma o tempo todo e me sinto sufocada.

Se falo que ela não pode fazer determinadas coisas pela saúde dela, porque ela vai sentir dor depois, ela fala que não pode contar comigo. Ou seja, além de achar que eu tenha obrigação de ouvir suas lamúrias e reclamações e memórias de infância 24h por dia, ela me culpa em tentar colocar limites. Já tentei várias vezes, inclusive quando eu fazia acompanhamento com a psicanalista, mas sem sucesso.

Ela já me mandou embora de casa uma vez e eu só voltei por que meu pai me pediu dizendo que ela é doente e que não posso abandoná-la. Honestamente, não sei mais o que fazer. Não adianta conversar, racionalizar...

A melhor resposta 1 JUN 2016

Olá Talita!
Pelo seu relato imagino como deve ser desgastante sua rotina. Parece que sua mãe centraliza todos os problemas dela em você e cada vez mais isso está fazendo com que você se sinta sobrecarregada.
É muito difícil quando alguém se nega a procurar ajuda e permanece na posição de doente ou de vítima, prendendo a atenção das pessoas ao seu redor com jogos emocionais.
É evidente que a Psicoterapia trará benefícios para sua mãe, para ela ter um espaço para lidar com tantos conflitos e memórias, mas não podemos depender da escolha do outro para nos cuidarmos.
Não deixe de procurar ajuda de um Psicólogo para dividir toda essa carga que vem carregando, é muito importante você ter suporte emocional para lidar com tantas questões.

Fico a disposição.

Atenciosamente,

Maitê Hammoud

Maitê Hammoud Psicólogo em São Paulo

1705 respostas

2 FEV 2017

Concordo plenamente com a Maitê Hammoud... acrescentaria uma pergunta, onde está seu pai? eles são separados? Essa responsabilidade não é sua, é de seu pai (caso sejam casados) porém pela questão de amá-la, acredito querer ajudar. Daí onde concordo com Maitê Hammoud, cuide-se também ou ficará mais doente que ela.

Jonathan Mazetti Lopes da Silva Psicólogo em Uberaba

10 respostas

12 JAN 2017

Parece que sua mãe vem tentando buscar atenção pode ser por vários motivos como por exemplo se sente sozinha , medo de perder etc... e a pessoa mais próxima parece ser voce, Seria interessante voce buscar um psicólogo que irá ajudar a entender esse comportamento da sua mãe com voce , e assim lhe ajudar nesse situação, esclarecendo para que aja modificações nessa relação. Abraços- Ana Lúcia da Silva Ciancio -PSICOLOGA

Ana Lucia da Silva Ciancio Psicólogo em Rio de Janeiro

7 respostas

16 SET 2016

Olá, Talita!
Segundo seu relato você menciona que fazia acompanhamento psicológico, é importante que esteja em processo em terapêutico, já que a sua mãe se recusa se submeter.
Para que possa trabalhar as suas próprias questões e buscar melhores recursos para lidar com a situação e de certa forma, pensar qual os ganhos que se tem mantendo essa relação conflituosa e que você se sujeita a carregar.

Fico a disposição!

Jessica Moreira Carvalho Psicólogo em Londrina